PepsiCo compra a Mabel por R$ 800 mi
A PepsiCo do Brasil fechou acordo para a compra da fabricante de biscoitos Mabel por um valor entre R$ 800 milhões e R$ 900 milhões, segundo fontes próximas às negociações. Com o negócio, a multinacional dá mais um passo para se consolidar no mercado local de biscoitos, que em 2010 movimentou R$ 6,6 bilhões, segundo a Nielsen. Além da PepsiCo, estavam na disputa pela empresa familiar a americana Bunge e a mexicana Bimbo. A Mabel, que tem cinco fábricas (em Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe e Santa Catarina), pertencia à família do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO). A Mabel, conforme dados da própria empresa, está entre os cinco maiores fabricantes de biscoitos do País, com capacidade para produção de 1,5 milhão pacotes de unidades por dia, que são vendidos em mais de 140 mil pontos de venda em todo o Brasil. Hoje, a Mabel produz mais de 150 itens diferentes entre biscoitos, torradas e salgadinhos. A diversificação vem para atender à demanda do mercado, já que o segmento de salgadinhos - que movimenta R$ 3 bilhões por ano - cresceu 10,1% no primeiro semestre de 2011, enquanto o de biscoitos teve retração de 1,9% no mesmo período.
Para a PepsiCo, a compra é estratégica para ampliar a distribuição de sua linha de biscoitos em todo o País, já que a Mabel tem fábricas localizadas em cinco Estados. A aquisição é mais um passo na estratégia da PepsiCo para diversificar seu portfólio e depender menos da linha de refrigerantes. Em 2007, a empresa havia comprado a paulista Lucky, que fabrica o salgadinho Torcida. Em comum, Lucky e Mabel têm a prática de preços competitivos, que atrai o consumidor da classe C. A subsidiária brasileira da PepsiCo tem sido pressionada pela matriz, em Purchase, nos Estados Unidos, depois que episódios recentes atingiram a imagem da companhia (a contaminação do achocolatado Toddynho e a falta de produtos durante a promoção "Pepsi em Dobro"). Por isso, a filial vem concretizando negócios que a matriz havia determinado que fossem fechados há mais de três anos. Um deles foi a venda da linha de pescados Coqueiro, fechada somente no mês passado com a Camil, por valor não revelado. Empresas.
________________________________________
Lucro da Kraft Foods aumenta 22% no 3º trimestre
A Kraft Foods registrou um lucro líquido de US$ 922 milhões, ou US$ 0,52 a ação no terceiro trimestre deste ano, 22% a mais que os US$ 457 milhões ou US$ 0,43 a ação no mesmo período do ano passado. O resultado veio com o fortalecimento das vendas e o aumento de preços para compensar o avanço de 14% nos custos.
A receita aumentou 12%, para US$ 13,2 bilhões. Excluindo-se aquisições e mudanças cambiais, a receita subiu 8,4%. Analistas entrevistados pela Thomson Reuters haviam projetado um lucro de US$ 0,55 por ação e uma receita de US$ 12,81 bilhões.
A CEO da Kraft, Irene Rosenfeld, disse que um aumento expressivo do marketing para apoiar as marcas somado ao lançamento de novos produtos ajudou a tornar os aumentos de preços mais palatáveis para varejistas e consumidores.
Os lucros do terceiro trimestre da Kraft foram melhores que as estimativas de Wall Street. No entanto, as ações da empresa caíram cerca de 0,5%, para US$ 34,48 no final do pregão. A companhia se prepara para uma divisão em duas no fim de 2012. As informações são da Dow Jones.
________________________________________
Brasil sobe no ranking de desenvolvimento humano
O Brasil subiu uma posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O País ocupa agora a 84ª. posição, estando entre os países de Alto Desenvolvimento Humano, com um índice de 0,718. Na América Latina, o País aparece em 20º. lugar entre 40 nações.
Desde 1996, o Brasil cresceu quatro posições no ranking. Nesse avanço, passou de um País de médio para alto IDH. No entanto, a evolução do índice diminuiu na última década. Entre 1980 e 2011, o IDH brasileiro aumentou por ano 0,86. Nos últimos 10 anos, baixou para 0,69 ao ano. A queda da velocidade mostra, principalmente, que o País chegou em um estágio onde os avanços já são mais difíceis, mais demorados e requerem mais investimento para alcançar os mais pobres entre os pobres.
Os dados do IDH 2011 mostram que a renda ainda é o principal ponto fraco brasileiro. Em um ranking que levasse em conta apenas o Produto Interno Bruto (PIB) per Capita, o País cairia sete posições. Desde 1980, a renda brasileira subiu 40%, chegando a US$ 10.162 PPP (paridade por poder de compra, uma medida internacional usada para permitir comparação entre as diferentes moedas). Ainda assim, é inferior a de países com situação semelhante no IDH, como a Turquia e a Rússia.
É a expectativa de vida, de 73,5 anos, o quesito em que o Brasil tem a melhor situação. A educação, medida pelos anos de escolaridade da população, também cresceu na última década, chegando a 7,2 anos. No entanto, é ainda muito inferior ao Chile (9,7 anos) e a Argentina (9,3 anos), únicos países da América do Sul considerados de Muito Alto IDH.
Apesar de também ter reduzido consideravelmente a desigualdade social na última década, os índices brasileiros ainda são diretamente afetados pela disparidade entre a população mais rica e a mais pobre, especialmente a diferença de renda. O País cairia 13 posições no ranking se a desigualdade fosse levada em conta – apenas sete países cairiam mais. O IDH seria de apenas 0,519. Inferior ao índice brasileiro de 1980, que era de 0,549. O índice de renda ajustado pela desigualdade seria de apenas 0,392. Países mais pobres, mas menos desiguais, como Marrocos e Vietnã estariam em uma situação melhor que o Brasil.
________________________________________
Volkswagen vai construir fábrica em Pernambuco
A Volkswagen está preste a anunciar a construção de uma nova fábrica em solo brasileiro. Segundo informações do jornal Valor Econômico, a unidade será instalada dentro do complexo industrial do Porto de Suape, em Pernambuco.
Com investimentos na ordem de 2 bilhões de dólares, financiado pelo governo federal por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES) e outras linhas específicas de crédito, a planta vai produzir o modelo elétrico Up!.
A decisão da montadora de instalar uma fábrica na região Nordeste, especificamente dentro do complexo portuário de Suape, tem relação com as vantagens logísticas e a facilidade de exportação dos veículos para a América Latina. Ainda de acordo com informações do Valor, a unidade terá capacidade para produzir 200.000 veículos. O anúncio oficial da construção da fábrica deve ser feito no início do próximo mês.
________________________________________
No Grande Recife, população vai ter acesso a horário de ônibus no celular
Informações de chegadas e partidas estarão em painéis nos terminais. Painéis de informação de chegadas e partidas, parecidos com os de aeroportos, serão instalados nos terminais de ônibus do Grande Recife até o final do primeiro semestre de 2012, quando a população deve também ter acesso aos horários dos ônibus através do celular.
Para o sistema poder funcionar, todos os ônibus de transporte urbano da Região Metropolitana vão contar com um equipamento de GPS, para monitoramento através do Sistema de Posicionamento Global.
O investimento nas novas tecnologias é de R$ 20 milhões e o Governo espera que, até julho de 2012, tudo esteja funcionando. A nova tecnologia vai permitir que o Grande Recife Consórcio Metropolitano de Transporte fiscalize e acompanhe, em tempo real, a localização dos coletivos, a velocidade com que os veículos trafegam e o tempo de viagem de cada linha. O novo sistema será implantado por um consórcio formado pelas empresas pernambucanas Cittati, Midiavox e Cerpap.
________________________________________
Porto Digital eleito melhor parque tecnológico do país
O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, chegou à capital pernambucana, nesta sexta-feira com um gostinho de vitória. O complexo tecnológico do Recife conquistou, pela segunda vez, o título de melhor parque tecnológico do país, concedido durante um evento realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
“Em um momento tão importante para o estado, esse reconhecimento é essencial para mostrar que estamos desenvolvendo nossas bases tecnológicas em conjunto com o crescimento da economia”, afirma o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.
O título de melhor parque tecnológico já tinha sido conquistado pela primeira vez em 2007. Para o próximo ano, um novo centrado será construído, voltado para a economia criativa. Em paralelo, algumas ações serão intensificadas, como capacitações para reforçar a competitividade do mercado local.
________________________________________
Fiat contratará 7 mil pessoas até junho de 2012
Em visita à fábrica da Fiat de Minas Gerais, Henrique Fenelon, prefeito de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, anunciou que a montadora italiana vai contratar sete mil pessoas entre março e maio de 2012. O contingente de mão de obra será utilizado na construção da fábrica da Fiat na cidade e cerca de 70% deles serão capacitados para trabalhar na linha de produção da empresa, que pretende lançar em março de 2014 o “Carro da Copa”. O veículo terá um projeto especial em homenagem ao evento esportivo e será o primeiro totalmente produzido no estado.
“A pressão está aumentando e não podemos atrasar o calendário das obras. Na próxima semana é a nossa vez de receber uma comitiva da Fiat em Goiana. Assim, poderemos debater quais serão as áreas demandadas nessa obra e, depois, vamos nos articular para fornecer os cursos dentro da cidade”, explicou Fenelon.
Segundo ele, a necessidade inicial da Fiat engloba as profissões de carpinteiro, pedreiro, marceneiro, encanador, eletricista e motorista. “Precisamos de gente capacitada em todos os setores da construção civil. Para reforçar nosso pessoal, vamos firmar parcerias com as prefeituras de Itambé, Condado, Araçoiaba, Itaquitinga, Timbaúba, Macaparana, Aliança, Nazaré da Mata, Tracunhaém e até Carpina. O desenvolvimento será distribuído por toda a região”, completou.
Os cursos serão oferecidos a partir da segunda quinzena de novembro, e deverão ser, em um primeiro momento, ministrados na Escola Técnica Estadual Aderíco Alves de Vasconcelos, no Sesi e na Faculdade de Ciências e Tecnologias Professor Dirson Marciel. Posteriormente, escolas da rede municipal e a escola do Senai, que será construída nos próximos meses na cidade, deverão abrigar novas demandas.
________________________________________
500 milhões para mais um Porto do nordeste
Com o intuito de se tornar mais eficiente e se situar em um cenário mais atrativo para o transporte marítimo, a diretoria do Porto de Cabedelo, na Paraíba, ganhará um reforço financeiro de R$ 500 milhões para obras de reformas que acontecerão nos próximos três anos.
Os trabalhos acontecerão no reforço da parede do cais para se adequar aos navios de grande porte. De acordo com Wilbur homes Jácome, presidente Companhia Docas da Paraíba, trata-se de obras de manutenção que há 40 anos não eram realizadas.
O Porto de Cabedelo tem vocações específicas, como operação com granéis sólidos, fábricas de cimento e movimentação de combustíveis, operação que gera um grande volume de ICMS.
As obras da dragagem do porto serão retomadas. O calado vai passar dos atuais 9,14 metros para 11 metros de profundidade. Cerca de 1.300 metros estão sendo dragados e já foram executados 92% dos trabalhos com investimentos de R$ 47 milhões.
________________________________________
Petrobras vai contratar 15 mil até 2015
A Petrobras vai contratar cerca de 15 mil profissionais nos próximos quatro anos, ampliando o número total para 76 mil funcionários até 2015. O anúncio foi feito nesta sexta feira na 2ª Feira da Carreira Pública, voltada para universitários, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. A empresa tem cargos de níveis Médio e Superior, com os salários iniciais que chegam a R$ 6 mil.
As contratações vão ocorrer devido às descobertas de novos campos de petróleo em grandes profundidades no litoral brasileiro, o chamado Pré-Sal. Por conta disso, a procura da empresa por mão de obra qualificada tem sido intensa e está diretamente ligada à grande expansão da carteira de projetos da instituição. A estatal têm feito uma média de duas seleções a cada 12 meses, e a previsão é de que sejam feitas 7 mil contratações até 2013 e 15 mil até 2015.
“Entrar na Petrobras é um desafio que vale a pena. As possibilidades profissionais são enormes, não são restritas às carreiras ligadas ao petróleo. O nosso desafio é ser referência internacional no segmento de energia e gestão de pessoas, tendo os recursos humanos como maior valor”, afirmou Wilson Lanzarini, consultor e professor da universidade corporativa, que participou da palestra.
Além de salários atraentes, se comparado ao mercado, a petrolífera mantém benefícios para os funcionários, como incentivos educacionais, convênios habitacionais, empréstimo consignado, assistência multidisciplinar de saúde.
________________________________________
Fabricantes têxteis avançam no Nordeste
A fabricante paulista de fios Linhas Bonfio sempre teve nas regiões Sul e Sudeste suas principais fontes de demanda. Esses mercados - tradicionais centros da indústria têxtil brasileira e pujantes áreas consumidoras - representavam mais de 70% das vendas da empresa. Há cerca de dois anos, no entanto, esse cenário começou a mudar. Muitos dos clientes da Bonfio migraram ou abriram filiais na região Nordeste, o que forçou a empresa a se voltar para essa fronteira.
Diante da nova realidade, a Bonfio investiu R$ 15 milhões na construção de sua quarta fábrica em Redenção, no Ceará. "Nosso produto é pronta-entrega. Precisamos estar próximos dos clientes", conta o presidente da empresa Alfredo Emílio Bonduki. A estratégia da Bonfio pontua uma tendência que vem se desenhando em toda a cadeia têxtil brasileira. Empresas do Sul e do Sudeste estão se voltando para outros mercados, como o do Nordeste e do Centro-Oeste.
Em números absolutos, as áreas tradicionais lideram com folga no setor, mas nos últimos anos esse quadro tem sofrido um revés em termos comparativos. Dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) mostram que entre 2005 e 2010, o número das empresas têxteis no Nordeste cresceu 60%, para 460 empresas, enquanto no Centro-Oeste avançou 167%, para 131. Ao mesmo tempo, o número dessas empresas caiu 1,3% no Sudeste, para 2.393 e cresceu 26% no Sul, para 1.686. No que diz respeito aos empregos gerados no setor, a região Nordeste avançou 23% no período, enquanto a Centro-Oeste cresceu 43%. O Sudeste, em contrapartida, apresentou redução de 6% e o Sul cresceu 9%.
________________________________________
Seis multinacionais chegam ao país atraídas por megaprojetos
Atraídas pelos megaprojetos de infraestrutura, seis multinacionais anunciaram nos últimos meses investimentos em fábricas de máquinas pesadas para construção civil no Brasil.
As asiáticas Sany, XCMG, Doosan e Hyundai e as americanas Caterpillar e John Deere deverão investir US$ 1 bilhão até 2013.
A aposta no Brasil está correta, diz a consultoria alemã Roland Berger. Estudo publicado neste mês aponta o país como o mercado mais atraente do mundo para o setor, com nota de 4,4 pontos numa escala até 5. Em segundo lugar está a China, com 4,1.
A Abdib (Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base) estima que serão R$ 922 bilhões até 2015, o que deve manter a demanda em alta.
O Brasil tem sido visto como a porta de entrada para o mercado latino-americano, cujas taxas de crescimento atraem multinacionais.
Para a Roland Berger, a região está entre os mercados “muito atraentes”.
A proximidade com o restante da América Latina, além de estratégica, elimina custos com transporte e logística, que costumam ser onerosos devido à falta de infraestrutura na região.
“Só o Brasil já é um país de dimensões continentais. O custo com transporte é muito significativo”, afirma o vice-presidente-executivo da Abdib, Ralph Lima Terra.
De acordo com a consultoria alemã, que entrevistou 50 executivos em vários países do mundo, a principal dificuldade do mercado brasileiro para o setor são as barreiras tarifárias e financeiras para importação.
Medidas do governo que estabelecem um percentual mínimo de conteúdo nacional em máquinas a serem financiadas pelo BNDES têm estimulado as empresas estrangeiras a se instalar no país, sob pena de não conseguirem fechar contratos com empresas brasileiras.
________________________________________
Nordeste é o destino mais visitado por hóspedes de Resorts
A Resorts Brasil — Associação Brasileira de Resorts divulgou recentemente o resultado da pesquisa inédita “Hábitos e Perfil dos Clientes de Resorts”, encomendada pela entidade para a Guest Associados. O levantamento ouviu 1041 turistas durante a alta e baixa temporada, em 45 resorts espalhados em 11 diferentes Estados. O principal objetivo foi identificar as principais características do perfil do cliente de resort.
Alguns resultados interessantes:
O Nordeste é o destino mais visitado (32%), seguido pelo Sudeste (26%); entre os destinos estrangeiros, a América do Norte (8%) e América do Sul e Europa (5% cada) são os mais visitados.
66% dos entrevistados disseram que já viajaram a lazer para o Exterior e, desses, 16% já viajaram nessas condições mais de 10 vezes; o carioca é, proporcionalmente, com 68%, o que mais viajou para o Exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário