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Nissan deve investir US$ 1,5 bi em fábrica no Brasil
A montadora japonesa Nissan pretende investir US$ 1,5 bilhão para construir uma fábrica no Brasil, informa a agência de notícias Reuters com base em informação de fontes. "Eles estão falando em produzir 220.000 unidades por ano, carros populares, carros elétricos, três ou quatro modelos", disse uma fonte à Reuters
O local da fábrica ainda não foi definido, mas o mais provável é que ela seja construída no Estado do Rio de Janeiro, prosseguiu a fonte. Um representante da Nissan no Brasil confirmou a existência de planos de construção de uma fábrica no Brasil com capacidade anual de produção de 200.000 unidades, mas recusou-se a fornecer detalhes. De acordo com a fonte citada pela Reuters, um anúncio oficial deverá ser feito no início de outubro. As informações são da Dow Jones.
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Nordeste é principal foco de crescimento
A Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) realizaram nesta terça-feira, 27, o II Fórum de Mercados Regionais, em São Paulo.
Na pauta do encontro está a importância dos mercados regionais para a economia brasileira. O evento conta com as presenças de palestrantes como o do consultor Stephen Kanitz e o secretário de comunicação integrada da Secom, Roberto Messias.
A primeira parte do encontro abordou o potencial econômico e o aumento do consumo nos mercados regionais, com apresentações de Antonio Carlos Ruótolo, diretor geral de geo negócios do Ibope Inteligência, e Mario Ruggiero, diretor comercial da Nielsen Brasil. É consenso entre os dois palestrantes que há um movimento de interiorização e diminuição da quantidade de cidades no País.
De acordo com Ruótolo, atualmente o Brasil tem pouco mais de 5 mil cidades, mas algumas são tão pequenas que as pessoas estão migrando para as chamadas capitais do interior. “Cerca de 50 cidades do futuro devem aglomerar habitantes dos municípios vizinhos”, explica o diretor da Ibope Inteligência.
A Nielsen, que divide o País em sete regiões, aponta o Nordeste, a região Leste (formada por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) e a Região Sul como tendo o maior impacto de crescimento econômico, com média de 25% nos últimos seis anos. O executivo faz uma aposta: “O Nordeste está para o Brasil, assim como o Brasil está para o mundo”.
A constatação faz coro com o discurso de Kanitz. Ele acredita que a região é a que mais vai crescer. O consultor também aposta na interiorização do país, porém acredita que o Brasil não fez o dever de casa neste caso: “A Alemanha, por exemplo, têm 16 mil cidades, a Itália tem nove mil municípios. O Brasil, apenas cinco mil”.
O consultor conta que há espaço para novos produtos e campanhas pensados em mercados específicos, diferentes do que os grandes centros estão acostumados.
Para ele, o Brasil, apesar de ter apenas um idioma, o que facilitaria a comunicação, precisa ser pensado regionalmente. “Indico os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e o interior de São Paulo, como os melhores locais para se abrir uma agência de propaganda ou jornais de bairro”, sugere.
Ele acrescenta que mesmo o movimento de grandes grupos internacionais que estão comprando e formando parceria com agências brasileiras não deve preocupar as agências menores de porte regional. “Eles precisam de pessoas daqui. Nenhum gringo consegue entender nosso mercado”.
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Nordeste lidera venda de consórcios para veículos leves
Os consumidores do Nordeste, proporcionalmente ao tamanho do seu mercado, lideram as vendas de veículos leves (automóveis, utilitários e caminhonetes) pelo sistema de consórcio no Brasil. Entre janeiro e julho deste ano, as vendas desses veículos no varejo chegaram a 1.043.148 unidades.
Um total de 162.807 automóveis foram comercializados na região, sendo que 12,9% foram por consórcio. Trata-se da maior participação desta modalidade de compra no segmento de veículos em todo o país.
“Isso ocorre devido a vários fatores, como as dificuldades de se obter crédito na região e de comprovação de renda, devido à informalidade. Além disso, houve um crescimento de renda e de emprego maior no Nordeste do que nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste”, explica Laércio Geronasso, diretor do Consórcio Tradição, de São Paulo. A marca está presente em cerca de 200 concessionárias de automóveis e motocicletas no país, sendo 140 delas em solo nordestino.
“Num plano de quatro anos, adquirir um carro pelo consórcio pode custar quase 30% a menos para o bolso do consumidor”, estima o executivo.
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IPI atrapalhou instalação de fábrica na BA
Aumento do imposto atrapalhou a negociação do governo da Bahia com uma montadora para a instalação de uma fábrica no Estado
De acordo com o governador baiano, o objetivo da proposta, de proteger a indústria nacional, está correto, mas ela não deixa abertura para "boas iniciativas"O aumento de 30 pontos porcentuais na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis importados atrapalhou a negociação do governo da Bahia com uma montadora para a instalação de uma fábrica no Estado. A informação foi divulgada hoje pelo governador Jaques Wagner (PT) em palestra a empresários na capital paulista. Ele, no entanto, se negou a revelar o nome da empresa em questão. O governador ainda reclamou da forma "abrupta" como a medida foi implantada e disse que o aumento do IPI não dá condições competitivas para que as montadoras venham a instalar novas fábricas no País.
De acordo com o governador baiano, o objetivo da proposta, de proteger a indústria nacional, está correto, mas ela não deixa abertura para "boas iniciativas". "A empresa coreana, japonesa ou chinesa que quiser instalar fábrica no Brasil deve ter vantagem competitiva em relação àquela que está só importando. Isso o decreto não prevê", disse. "Tem empresa que está negociando a instalação de fábrica não apenas na Bahia, mas também em outros Estados", contou.
O governo anunciou no último dia 15 o aumento de 30 pontos porcentuais no IPI aplicado a veículos com mais de 35% de componentes importados. Wagner disse que a discussão do reajuste não foi aberta e que sua implementação foi "abrupta". "Foi muito abrupta e não abraçou empresas que querem se instalar no País", afirmou. "Agora que ela foi lançada, cabe fazermos uma ponderação para chegar a uma equação para que ela possa atingir seus objetivos, não apenas proteger, mas convidar outras empresas a investir na indústria brasileira", concluiu.
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Minerva inaugura centro de distribuição no Nordeste em outubro
Minerva diversifica produtos mirando pequenos varejistas 29/08/11
O frigorífico Minerva comunicou que vai inaugurar no mês que vem o seu 11º centro de distribuição em Fortaleza, no estado do Ceará.
De acordo com a nota divulgada, a abertura do primeiro CD na região Nordeste faz parte da estratégia de eleva a distribuição de produtos inserida no conceito de One-Stop-Shop, comum em redes de varejo. A ideia é mirar, principalmente, o pequeno e médio varejo.
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Pernambuco sobe em ranking de investimentos do mercado brasileiro
Tendo a área de logística como uma das mais representativas dos mais de US$ 40 bilhões que têm sido investidos em Pernambuco desde 2004, referentes a 144 projetos nos mais diversos setores, o estado está na sexta posição do ranking nacional, atrás somente dos estados do sudeste (RJ, MG e SP), o Amazonas e o Pará, e na primeira colocação se considerarem apenas os estados do nordeste. O balanço é da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Em 2011, ainda que os números sejam preliminares, já há US$ 1,96 bilhão em 15 anúncios até agosto. -
Em 2011 o ritmo de anúncios permanece forte em Pernambuco, e é possível que o ano feche com números próximos aos de 2010. Entre os maiores projetos anunciados, estão: o da Libra Terminais, em Salgueiro (US$ 372 milhões); o da Ecosolar (US$ 350 milhões); Hemobrás, em Goiana (US$ 323 milhões); Promovalor, no Cabo de Santo Agostinho (US$ 284 milhões); Votorantim Cimentos, em Paulista (US$ 234,177); e Gestamp, no Cabo de Santo Agostinho (US$ 107 milhões). Em 2010 foram US$ 7,26 bilhões, em 37 anúncios. Em 2010, entre os maiores anúncios registrados pela Renai em Pernambuco estão o da encomenda de sete navios-sonda feita pela Petrobras ao Estaleiro Atlântico Sul (US$ 2,16 bilhões); a construção do complexo da Fiat (US$ 1,74 bilhão); a Siderúrgica Suape (US$ 877 milhões); e o Estaleiro Promar (US$ 536 milhões).
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Indicador de desempenho da indústria local mostra resultado superior ao nacional
O nível de atividade da indústria de transformação e extrativa mineral de Pernambuco alcançou resultado satisfatório na Sondagem Industrial do mês de julho. O indicador registrou 51,8 pontos, ficando acima do índice registrado nacionalmente, que foi de 50,4 pontos. O levantamento, divulgado esta semana pela Unidade de Pesquisas Técnicas da FIEPE, aponta também expectativas positivas do empresariado para os próximos seis meses.
Os indicadores estaduais relativos à expectativa de compras de matérias-primas e demandas de produtos alcançaram a marca de 71,3 e 70,4 pontos, respectivamente.
As perspectivas também estão favoráveis aos trabalhadores, segundo a Sondagem Industrial: o indicador referente ao número de empregados de Pernambuco registrou 63,5 pontos, estando acima dos índices do Nordeste (57,5 pontos) e do Brasil (53,2 pontos).
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VLT entra nos trilhos em março
Metrô mais rápido e moderno começou a ser testado no Grande Recife para substituir antigas locomotivas da Linha Diesel
Um metrô novo, rápido e moderno está mais perto de virar realidade na Região Metropolitana do Recife. Desde a semana passada a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/Metrorec) começou a testar o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um eficiente metrô que irá substituir as antigas, lentas e desconfortáveis locomotivas da Linha Diesel. Os testes, entretanto, ainda são técnicos não levam passageiros e a data para início da operação comercial do novo sistema continua sendo o início do próximo ano, provavelmente em março.O VLT vai operar nos 18 quilômetros entre a Estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e o Centro do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, atualmente atendidos pela Linha Diesel. Quando entrar em operação, representará um salto de qualidade para os passageiros que hoje dependem do ramal. Além de novo, o VLT é mais rápido desenvolverá 80 km/h, confortável e tem maior capacidade de transporte de passageiros.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) testado pela CBTU/Metrorec não chegará, por enquanto, ao Complexo Industrial Portuário de Suape. Mas, atento à necessidade de viabilizar um transporte público de qualidade para Suape, o governo do Estado estuda reativar um ramal ferroviário até o complexo.Em junho passado, o governador Eduardo Campos autorizou a contratação de um projeto executivo para recuperar o trecho da linha férrea. O ramal também sairia da Estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e a partir do bairro de Santo Inácio, no Cabo de Santo Agostinho, bifurcaria na direção de Suape.
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Desenvolvimento industrial eleva preço dos imóveis no Cabo
Valorização é tão grande que bairros que eram considerados residenciais estão na mira de investidores e de novas empresas
A cidade do Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul pernambucano, é uma das principais áreas de influência do polo de investimentos de Suape e vem sofrendo transformações com o desenvolvimento industrial. Uma das coisas que os moradores vêm percebendo com mais intensidade é que a chegada de muitas empresas fez explodir o preço dos imóveis.
Essa valorização dos imóveis comerciais no Cabo é tão recente que ainda não existe uma estatística a respeito, ninguém sabe dizer o quanto esses imóveis valorizaram. O que se sabe é que os preços sobem porque a procura está cada vez maior - e isso vale para casas, salas e galpões.
Os galpões mais procurados são os que têm entre 300m² e 500m². O corretor Carlos Derouineau diz que, há um ano, o metro quadrado de um galpão custava, em média, R$ 10,00, mas hoje esse valor chega a R$ 30,00. A valorização é tão grande que bairros que eram considerados residenciais estão se transformando: investidores aproveitam os terrenos vazios para construir espaços que possam receber as novas empresas.
"Os galpões estão sendo muito procurados, desde a refinaria. Também existe uma procura muito grande de pequenos negociantes e isso vai continuar. Muitos investidores compraram seus terrenos já visando esses negócios que estão surgindo e vão construir galpões para quem está com essa necessidade", aponta Derouineau.
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Via para ligar a BR-101 ao Paiva
Estrada de 13 quilômetros deve ficar pronta em dois anos e vai aliviar o trânsito nas ruas de Jaboatão dos Guararapes
Mais uma obra no sistema viário de Pernambuco foi anunciada ontem pelo governador Eduardo Campos, com a assinatura do edital de licitação do projeto básico e executivo da Via Metropolitana Sul, que vai criar mais uma ligação entre o Complexo Portuário Industrial de Suape e a BR-101. A nova avenida promete desafogar o tráfego nas principais vias de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), como a Avenida Bernardo Vieira de Melo e a Estrada da Batalha.
O documento foi assinado no mesmo dia em que foram entregues 320 novas casas do Conjunto Habitacional Olho Dágua, no bairro do Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. O secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, também participou do evento.
A via terá 13 quilômetros de extensão e será de mão dupla, dividida em quatro trechos. O primeiro liga a estrada de Curcurana até a comunidade de Novo Horizonte, próximo ao Canal Olho Dágua. O segundo trecho prossegue até o Canal de Setúbal, seguindo até a BR-101. Por último, haverá um contorno de 5,93 quilômetros de extensão pelo lado oeste da Lagoa Olho Dágua.
É um projeto que dialoga com a mobilidade de Jaboatão e de toda área sul da Região Metropolitana do Recife. É uma intervenção muito importante para ajudar a mobilidade dos que moram em Pontezinha, em Ponte dos Carvalhos, no Paiva, em Gaibu, Candeias, ressaltou o governador.
A proposta para a implantação da via foi baseada em estudo da Agência de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). O traçado planejado para a Via Metropolitana Sul já existia, mas só agora, com o projeto definido, a construção poderá ser viabilizada.
De acordo com Danilo Cabral, a licitação para contratação da empresa deve levar três meses. Depois da licitação devemos levar mais seis meses para a entrega do projeto para que a obra seja executada. Em meados de 2012 esperamos dar a ordem de serviço. A obra levará, no mínimo dois anos, porque é complexa e vai passar também no entorno da lagoa. O secretário informou que o investimento inicial é R$ 4 milhões para contratação da projeto.
A partir do detalhamento do proposta, poderemos saber exatamente qual vai ser o custo das obras, que diz respeito não só ao trecho da Estrada de Curcurana até a BR-101, como também ao entorno de toda a Lagoa Olho Dágua. A verba para o investimento será estadual. O governo prevê uma série de ações para a revitalização da lagoa e tem a intenção de transformá-la em um ponto turístico, por causa do aumento do tráfego de veículos.
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Caixa reabre linhas de crédito PJ para financiar 13º salário
A Caixa Econômica Federal reabriu as linhas de crédito voltadas aos clientes pessoa jurídica para financiar o pagamento do 13º salário dos funcionários. Desde 6 de setembro estão disponíveis o Crédito Especial Empresa, o GiroCaixa Fácil, o GiroCaixa Recursos Caixa e o GiroCaixa Recursos PIS, com taxas a partir de 0,8333% ao mês + TR.
A CAIXA manterá as linhas abertas até o dia 29 de fevereiro de 2012 para contemplar as empresas que costumam antecipar ao trabalhador uma parte do benefício no início do ano.
Segundo o Vice Presidente de Pessoa Jurídica Geddel Quadros Vieira Lima, “o crédito para financiamento do 13º possibilita que as empresas mantenham o fluxo de caixa organizado em um momento em que é necessário desembolsar recurso para a aquisição de estoque e que há o duplo pagamento de salários”.
O valor mínimo nas operações de linhas de crédito para pessoas jurídicas é R$ 1.000,00 com prazo que varia de 2 a 12 meses. Já a quantia máxima é definida de acordo com a capacidade de pagamento do cliente apurada por meio da Avaliação de Risco de Crédito.
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NE tem alta de 3,5% em 2011
Hábito e rotina variam conforme região e ritmo de vida. A pesquisa “Nordeste: Ações vencedoras diante dos novos cenários de consumo”, realizada pela Nielsen, empresa de informação e pesquisa de mercado, reforça as diferenças de consumo entre o Nordeste e o restante do Brasil. Mostra que a região teve ligeira desaceleração no consumo em 2011, em relação à 2010, mas mantém o ritmo de crescimento econômico acelerado. É causa do aumento na renda da população, que se vê em condições de diversificar as compras. Resultado: o crescimento do consumo em 2011, no Nordeste, de 3,5%. No Brasil, foi de 3,7%.
Os produtos consumidos têm um nível de importância distinto em cada região, fato que apresenta dados curiosos. O suco pronto tem inserção de 62,6% nos lares e a água sanitária sem cloro (removedor de manchas) cresceu 5,1% no último ano. “A diversidade das categorias possibilitou a chegada de produtos de maior valor agregado nas casas que, antes, não tinham costume de consumi-los”, disse o diretor comercial da Nielsen, Mário Ruggiero, fazendo referência às classes C, D e E, as mais consumistas.
“A região Nordeste é foco de investimentos”, afirmou Ruggiero. Para embasar a afirmação, a pesquisa mostra que o Nordeste apresentou evolução no total de fundo orçamentário, chegando a 12,2% em 2011, contra 9,6% em 2005. Ruggiero explicou que o setor privado investe fortemente em Pernambuco e aponta R$ 445 milhões financiados pelo BNDES para projetos no Estado por parte do Grupo Cornélio Brennand e R$ 1 bilhão, também finan¬ciado, pela fábrica da Fiat. Incluindo incentivos estatais e federais, a pesquisa enquadra o Nordeste como receptora de 50% da renda destinada a políticas assistenciais.
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Grupo Votorantim investirá US$ 3,2 bilhões em empresas peruanas
Empresa irá investir na mineradora Milpo e na refinaria Cajamarquilla nos próximos cinco anos, de acordo com o primeiro-ministro peruano, Salomón Lerner
O primeiro-ministro peruano afirmou também que uma outra empresa, não identificada por ele, está interessada na construção de uma hidrelétrica de 750 megawatts no vale dos rios Apurímac e Ene, no valor de US$ 1,700 bilhão. O Grupo Votorantim investirá US$ 3,2 bilhões em duas companhias do Peru, a mineradora Milpo e a refinaria Cajamarquilla nos próximos cinco anos, disse nesta quarta-feira o primeiro-ministro peruano, Salomón Lerner.
Em entrevista coletiva com correspondentes estrangeiros, Lerner explicou que os gerentes da Votorantim para a América Latina e Brasil o comunicaram do interesse, que inclui a construção de uma nova refinaria de chumbo.
Lerner afirmou também que uma outra empresa, não identificada por ele, está interessada na construção de uma hidrelétrica de 750 megawatts no vale dos rios Apurímac e Ene, no valor de US$ 1,700 bilhão.
A região é uma área florestal de intenso cultivo de folha de coca e é considerada perigosa pela presença de remanescentes do grupo armado Sendero Luminoso.
O primeiro-ministro ainda anunciou que o governo vai recuperar o lote 88 da jazida de gás Camisea para o consumo interno, além de investir US$ 1,7 bilhão na modernização da refinaria de petróleo de Decepasse, para aumentar sua produção a 95 mil barris por dia. EFE
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Varejo ainda ignora preferências de compra dos idosos, aponta pesquisa
A consultoria A.T. Kearney entrevistou três mil pessoas, em 23 países, para entender o que as pessoas acima de 60 anos esperam das empresas de varejo e dos fabricantes de bens de consumo. Entre as constatações, o estudo identificou que as necessidades específicas desse grupo de consumidores não estão sendo plenamente atendidas. Bom exemplo é um comportamento identificado como típico dos consumidores com mais de 80 anos, que costuma ser ignorado pelas empresas. “As pessoas com mais de 80 anos são muito mais leais a marcas estabelecidas e menos dispostas a gastar dinheiro em produtos que oferecem benefícios saudáveis ou são considerados ‘verdes’”, comenta Martin Walker, diretor sênior do Conselho de Políticas de Negócios da A.T. Kearney. “Após os 80 anos, os entrevistados são nitidamente mais ansiosos em terem produtos específicos para suas idades e disporem de ambientes de compras sob medida para eles. É quase como se os 80 fosse o novo ponto de autodefinição para se tornar velho”, completa, ressaltando que o comportamento muda a ideia de que a velhice começa na aposentadoria. Há 13 anos, o número de pessoas com mais de 60 anos superou o de pessoas com menos de 15 anos nos sete países mais desenvolvidos do mundo. Esses consumidores maduros gastaram 8 trilhões de dólares no ano passado e deverão responder por gastos de 15 trilhões de dólares por ano até o final desta década. Segundo análise da consultoria A.T. Kearney, essas mudanças demográficas e de cultura devem ser consideradas por varejistas e fabricantes. No caso do varejo, o envelhecimento pode significar mudança no paradigma da concepção de lojas e redes, acredita Esteban Bowles, vice-presidente da A.T. Kearney no Brasil. “Os consumidores maduros querem atenção pessoal de operadoras de caixa, que sejam falantes e amigáveis. Não exigem velocidade. Eles querem lojas menores, que fiquem perto de casa e tenham uma variedade clara e organizada de produtos de alta qualidade e bons preços, não uma escolha ilimitada de produtos baratos de qualidade média ou promoções baseadas em quantidade de produtos. E o crescente número dos conectados à internet deseja poder obter informações e comprar online", garante.
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NIVEA leva barbearia ao alcance dos homens
Ação desenvolvida pela Plano1 visa gerar experimentação e exposição da marca NIVEA FOR MEN.
Com o objetivo de gerar experimentação de sua linha de produtos voltados para o público masculino, a NIVEA, marca que mais entende de pele no mundo, promove a atividade itinerante Barbearia NIVEA FOR MEN. Operacionalizada pela agência de promoções e eventos Plano1, a ação oferece uma experiência de barbear superior, mostrando performance e qualidade exclusiva dos produtos.
Realizada em espaços selecionados, tendo como foco consumidores e formadores de opinião, a Barbearia NIVEA FOR MEN conta com barbeiro profissional e promotoras, responsáveis pelas entregas de um kit com amostras e folhetos explicativos de produtos. No local, o visitante poderá realizar todo o processo de barbear e receberá ainda uma avaliação e recomendação sobre qual produto da linha NIVEA FOR MEN mais adequado para seu tipo de pele e de barba.
A Barbearia NIVEA FOR MEN, que já esteve presente em Campos do Jordão e no jornal O Estado de S.Paulo, passará ainda pelo Salão 2 Rodas, Editora Abril (ambos em outubro) e pelo Salão Internacional de Carros Antigos (em novembro).
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Yoki agora com linha de alimentos prontos
A Yoki lança sua linha de alimentos prontos, a Yoki a Vapor. A novidade tem o objetivo de atingir o consumidor que deseja gastar menos tempo na cozinha para o preparo de refeições, baseado em dados da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), que mostram que, em 1971, a mulher passava duas horas por dia cozinhando, tempo que na última década foi reduzido para 15 minutos.
Com distribuição nacional, a linha terá, inicialmente, 10 produtos, todos já cozidos.
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Scotch-Brite, da 3M, ingressa no segmento de rodos e vassouras
Em outubro, chegam aos supermercados brasileiros os primeiros baldes, rodos e vassouras da marca Scotch-Brite. A marca, conhecida por fabricar esponjas, luvas, panos e escovas, estreia no mercado de limpeza de pisos no país e também na América Latina. Para Urbano Santiago, diretor de consumo da marca, a limpeza de piso é promissora porque, apesar de ter concorrentes estabelecidos, não conta com muitas inovações. Segundo ele, a operação brasileira é estratégica para que a empresa atinja a meta de ser líder global em itens para limpar pisos, assim como é em esponjas sintéticas. O objetivo do novo mercado é ajudar a subsidiária brasileira a atingir a meta de ser a maior em itens de consumo fora dos Estados Unidos até o ano de 2015. Atualmente, suas vendas no segmento, de R$ 408 milhões em 2010, ficam atrás apenas das obtidas no Japão. No total, a 3M faturou R$ 2,4 bilhões no Brasil no ano passado, 18% mais que em 2009. A maior parte dessa receita vem de itens voltados para a indústria. Alguns itens do portfólio serão importados, só a Incavas - fábrica de vassouras de Bom Princípio (RS) comprada pela 3M em janeiro de 2010 - deve fornecer 70% do volume vendido aqui. A produção foi ampliada e modernizada com parte dos US$ 90 milhões que deverão ser investidos no país este ano, mais do que o dobro da média dos últimos cinco anos. A empresa vai continuar a vender a marca Incavas, como é feito desde a aquisição. Entre os novos itens oferecidos no Brasil, apenas o balde e a pá de lixo serão os mesmos comercializados pela 3M em outros países. O restante foi desenvolvido aqui, com base em dois anos de pesquisas. Para divulgar os novos produtos, o segmento de limpeza vai receber o maior investimento em marketing da área de consumo no Brasil. A Scotch-Brite divide, com outras três marcas consideradas estratégicas - Scotch, Nexcare e Command, um investimento previsto em R$ 11 milhões até o fim deste ano
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Riachuelo estuda abrir lojas com marca própria Pool
A varejista Riachuelo estuda a criação de uma rede com a marca própria Pool, especializa em moda jovem masculina. Segundo o presidente da empresa, Flavio Rocha, essas lojas poderiam ocupar uma área de venda a partir de 300 metros quadrados. "Existe o projeto (da Pool), que será desenvolvido após o piloto das lojas femininas. Neste ano estamos aumentando as verbas de marketing para marca própria", disse, após participar de forum de líderes do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar).
Rocha afirmou que, até março de 2012, a rede lançará sua loja focada no mercado feminino, com a bandeira Riachuelo Mulher. Esses pontos de venda podem ser instalados em áreas entre 700 e mil metros quadrados. Ele evitou dar detalhes da localização da primeira loja. "Esses formatos nos possibilitam entrar em shoppings com restrição de espaço", disse o executivo, para em seguida reiterar que o foco da empresa se mantém nos modelos tradicionais. "Vamos investir em modelos compactos, mas ainda não sentimos que esse modelo (tradicional) esteja saturado."
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