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quinta-feira, 19 de maio de 2011

Notícias do Mercado - Clipping 19/05/2011



A C2 Consultoria, embasada no conhecimento que tem sobre as expectativas do mercado de trabalho e dos gaps entre as expectativas dos jovens em início de carreira e o perfil desejado pelas empresas, lançou o POP – Programa de Orientação Profissional.
O Programa tem como objetivo fornecer uma orientação de carreira ao jovem baseada na ponderação de três premissas: Perfil pessoal e competências apresentadas, Perfil das profissões e Análise do Mercado
O jovem recebe uma fotografia de seu perfil e de que áreas serão tendências para o perfil apresentado, bem como uma apresentação do cenário mercadológico. O programa inclui ainda uma elaboração ou avaliação de currículo.

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A C2 Consultoria, pelo segundo ano consecutivo, está conduzindo o processo de seleção do Programa de Estágio da Coca-Cola Guararapes, o Geração III, destinado aos estudantes com graduação prevista para 2012.1 ou 2012.2, matriculados nos cursos de graduação em Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Relações Públicas), Direito, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Marketing, Psicologia, Publicidade e Química.
Se você conhece estudantes com estas características e que tem vontade de crescer, convide-os a participarem do Geração Coca-Cola III enviando o currículo para geracaococacola@c2consultoria.com.br
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Josapar oferece versão + vita para o Tio João 100% grãos nobres
A Josapar apresenta o arrozTio João + Vita. Com 100% grãos nobres, os grãos premium não precisam ser escolhidos, nem lavados e, segundo fabricante, o resultado é uma opção cheia de sabor e saúde para o consumidor. O Tio João + Vita é enriquecido com vitaminas A, B1, B9, PP, B12, além dos minerais ferro e zinco. Os grãos são do tipo 1, da classe longo fino e subgrupo polido e podem ser encontrados em pacotes de 1kg e 5kg.

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Empresários de PE de olho em Angola
Empresários pernambucanos podem aproveitar mais uma opção de exportar ou ampliar seus negócios no exterior. E o potencial econômico da Angola já se mostrou solícito a recebê-los. O país anda se reconstruindo e marca uma economia que cresce em média 11,1% por ano, além de demandar, cada vez mais, produtos manufaturados importados. No seminário Mercado Foco: Angola, realizado esta semana pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), foi possível conhecer melhor esse mercado de oportunidades, considerado um dos mais dinâmicos da África.
Segundo a coordenadora do CIN, Patrícia Canuto, o mercado angolano é bastante favorável nos setores de alimentos, casa e construção, e máquinas e equipamentos. “Produtos dessas áreas possuem grande valor agregado, o que torna a exportação muito vantajosa”, analisa. “O forte da exportação brasileira para Angola é em açúcar, calçados e material para construção. Mas empresários de todos os setores podem nos procurar, inclusive, não precisam ter um projeto elaborado. Aqui, é possível conhecer o poder do País e buscarmos uma possível parceria entre as instituições dos países”, completa. A consultoria é gratuita.
A pauta do seminário contemplou três pontos: empresas que já exportam, mas não para o mercado angolano; empresas que já exportam para o país e desejam ampliar os negócios por lá; e empresas que têm interesse em investir no país, seja em produtos ou serviços, e que ainda não conhecem as possibilidades. Consultores do CIN e da Apex, unidade de negócios que possui ponto estratégico em Luanda e que produz pesquisas com a situação do local, estarão disponíveis para atendimentos individuais com empresários interessados. O contato do CIN é o (81) 3412.8363.
Os empresários brasileiros estão cada vez mais aproveitando o cenário favorável da economia angolana. Segundo o Ministério do Desenvolvimento (MDIC), em 2009, as exportações para o país atingiram US$ 1,33 bilhão, dez vezes mais do que o valor verificado em 2000.

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Suvinil dá curso para pintores em São Paulo
Profissionais cadastrados no programa Clube Amigo participam de aulas com especialistas da marca
A Suvinil promove amanhã, dia 19, em São Paulo, a Megaoficina de Pintura. A ação faz parte do programa Clube Amigo Suvinil, voltado para pintores, vendedores e gerentes de lojas que comercializam produtos da marca. A iniciativa foi criada há um ano e é realizada em diferentes cidades do país com o objetivo de disseminar técnicas de pintura. Cerca de 150 pintores da região estarão presentes no treinamento, que dura quatro horas e é feito por especialistas da Suvinil. As ações também contam com vídeoaula, quiz e treinamentos . Para participar é preciso se cadastrar pelo site.

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Líquidos já representam 7% do mercado de lava-roupas
Em 2010, as versões líquidas totalizaram R$ 245 milhões em vendas, o que representa 7% do mercado total de detergentes para roupas e 112% mais do que no ano anterior. Praticamente todos os fabricantes já oferecem essa opção. A mais recente aposta é da Hypermarcas, que acaba de lançar o Assim A Força do Líquido, que promete rendimento superior a 1 kg de detergente em pó. “Estamos lançando uma nova opção para o consumidor que busca qualidade e rendimento, em um mercado que não para de crescer”, diz Gabriela Garcia, diretora executiva de marketing da Hypermarcas.
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Tetra Pak cria novo sistema de embalagem
A companhia, especializada na fabricação de embalagens, apresentou a Tetra Evero Aseptic de um litro, a garrafa cartonada asséptica para o leite, que chega sob o conceito da praticidade, sustentabilidade e bom preço. O foco da embalagem é inicialmente o mercado de leite longa vida, porém, em breve, atenderá também outras bebidas, incluindo leites aromatizados, creme de leite e leites sensíveis ao oxigênio.

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Carpina recebe Lojas Americanas
Nesta quinta-feira, dia 19 de maio, a Lojas Americanas vai inaugurar mais uma unidade em Pernambuco, na cidade de Carpina, a vigésima loja no estado. Com área de vendas de 470 m2, a unidade Express ficará na Rua Bernardo Vieira de Melo, 42, no bairro São José. A unidade contou com o investimento de R$ 1 milhão.
A Americanas Express é uma loja compacta, criada no conceito loja de vizinhança. O objetivo é estar mais próximo do consumidor local, oferecendo produtos com o seu perfil. As principais categorias são: bombonière, lingerie, meias, brinquedos, CD e DVD, perfumaria, além dos itens mais procurados de outras seções, lançamentos e itens exclusivos.
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Sucessor do Uno Mille será montado em Pernambuco
Ainda em fase testes , o Mini Fiat é a grande aposta da montadora italiana para substituir o Mille, a partir de 2014.
O modelo, que será fabricado em Suape (PE), foi baseado no Fiat Seicento, cuja produção iniciou em 1998, na Polônia, e permaneceu por 12 anos. A escolha do inspirador polonês não foi por acaso, já que o Seicento atende os requisitos principais para assumir a posição do Mille: baixo custo de produção e aderência às normas de segurança. Por isso, decidiu-se aproveitar a base de um veículo já existente, sendo até mesmo possível que parte da fábrica polonesa seja trazida ao Brasil e instalada na unidade de Suape, em Pernambuco.
O Seicento vai servir apenas como inspiração para o Mini Fiat, pois a montadora deve adequar o carro para deixá-lo mais próximo do estilo de automóvel brasileiro.
O novo carro será menor que o seu antecessor, e em termos de motor, é esperado que venha com um bicilíndrico Multiair, capaz de emitir menos poluentes.
O popular Mille terá sua fabricação encerrada, provavelmente no final de 2013, devido a questões de segurança.
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Coca-Cola comemora 125 anos iluminando sua sede em Atlanta
Como parte das comemorações de seus 125 anos, a Coca-Cola transformou seu edifício em Atlanta em uma grande torre iluminada.
A projeção cobre praticamente toda a área do prédio, em seus quatro lados, através de 45 projetores em funcionamento simultâneo e 7 mil pixels de resolução.
Criada pela Obscura Digital, a ação vai exibir no edifício – durante os fins de semana do mês de maio – imagens criadas para os 125 anos, os principais anúncios da história da Coca-Cola e fotos compartilhadas pelos fãs na página da marca no Facebook.

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Selmi expande linha de wafer Renata
O Grupo anunciou o lançamento do Wafer Renata Brigadeiro, que estará disponível no mercado em pacotes de 115 gramas. “A expansão da linha Wafer Renata é resultado do excelente resultado que tivemos com o lançamento dos outros sabores, no primeiro semestre de 2010. Além disso, os wafers são um nicho estratégico para a Selmi, já que a categoria representa 8% do faturamento total do mercado de biscoitos, que movimenta mais de R$ 7 bilhões por ano no País.”, afirma Ricardo Selmi, presidente da empresa.

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Centro de Convenções de PE terá edifício-garagem
Construção está dentro do projeto de requalificação do local, que hoje está saturado quando recebe grandes eventos. Espaço das feiras também será ampliado
Após anunciar, no segundo semestre do ano passado, que o Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon) iria passar por uma grande requalificação, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-PE) informou ontem algumas mudanças. Entre elas estão a construção de um edifício-garagem e de um heliponto e a ampliação do espaço – que saltará de 20 mil m² para 40 mil m² –, além da reforma dos teatros e de toda a parte elétrica, de drenagem, tubular, de refrigeração e iluminação, bem como construção de novos jardins. A Setur-PE estuda ainda incluir, na área que hoje é o Mirabilândia, um centro de negócios. O termo de referência do projeto com as mudanças foi elaborado e está aguardando análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que deve sair até junho.
O investimento deve ficar em torno de R$ 11 milhões, que serão bancados pelo Governo do Estado. O secretário de Turismo, Alberto Feitosa, garantiu que o dinheiro já está no orçamento da pasta e que está apenas aguardando o parecer do TCE para dar início ao processo licitatório para contratação das empresas que cuidarão do projeto arquitetônico e de engenharia.

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Brasil é líder mundial no mercado de perfumes
Segundo dados da Euromonitor, o Brasil assume a posição de maior mercado para perfumes do mundo, superando os Estados Unidos. O faturamento com a venda de fragrâncias passou de US$ 4,5 bilhões em 2009 para US$ 6 bilhões em 2010, uma alta de 33%. Nos Estados Unidos, as receitas referentes ao segmento ficaram em US$ 5,3 bilhões no ano passado. No ranking mundial, a Alemanha ficou em terceiro lugar (US$ 2,49 bilhões), seguida pela França (US$ 2,44 bilhões) e Rússia (US$ 2,1 bilhões). De acordo com a consultoria, o consumo de perfumes no Brasil está mais concentrado nas marcas populares, que possuem 93% das vendas. Os líderes no mercado nacional, como aponta a Euromonitor, são Natura e O Boticário – juntas, elas somam 60% de participação. Segundo reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo, o Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo (Sipatesp) informa um crescimento de 18,4% em 2010 nas categorias de cosméticos e perfumes. Os números da Euromonitor são, ressalta a reportagem, influenciados pela valorização do real frente ao dólar – o que favorece o Brasil, em relação a outros mercados. Em entrevista ao jornal, fabricantes nacionais destacam o potencial do mercado brasileiro, bem como as estratégias adotadas de acordo com a região do País. Segundo a diretora de marketing e vendas de O Boticário, Andréa Mota, atualmente 61% dos brasileiros usam perfume. No Nordeste, cerca de 90% das pessoas usam algum tipo de perfume, diz a executiva, enquanto no Sul, esse percentual cai para 40%.
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Estrela inaugura sua primeira fábrica de brinquedos no Nordeste em junho
Investimento de R$ 8 milhões prevê geração de 150 empregos diretos; hoje, 40% da produção da empresa vem da China
Com um investimento de R$ 8 milhões, a Estrela vai inaugurar até o final de junho em Ribeirópolis, Sergipe, sua primeira fábrica de brinquedos no Nordeste, segundo o presidente da companhia, Carlos Tilkian. A nova unidade será voltada para atender o crescente mercado consumidor da região em condições de competitividade com os produtos chineses.
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Mais uma marca chinesa a caminho do Brasil
Muita gente entorta o nariz, mas as marcas chinesas estão entrando no mercado brasileiro de veículos e só o tempo dirá se é pra ficar. Desta vez, a Foton Motor Group, líder de vendas na China com mais de 700 mil unidades comercializadas em 2010, escolhe o segmento de transporte para iniciar as atividades no País. A Foton Automark do Brasil prepara o lançamento oficial de três caminhões para outubro deste ano.
A montadora definiu os segmentos de semileve e leve como a porta de entrada no mercado brasileiro, sob a alegação de que existe uma boa fatia do mercado a ser explorada. Como as grandes montadoras não investem neste tipo de produto, a possibilidade existe, basta saber se o produto é realmente confiável. Equipados com motores Cummins 2.8L e 3.8L e caixas ZF 400 com overdrive (reduz a rotação do motor), a linha inicial é formada pelo Automark 311 (3,5 toneladas) único no Brasil com o sistema de tratamento de emissões EGR de conformidade com as normas do P6, e pelos leves Automark 614 (6 toneladas) e Automark 917 (9 toneladas), estes equipados com o sistema SCR (Slective Catalytic Reduction). Os modelos possuem chassi desenvolvido pela Lótus, freios a disco e a tambor, painel de instrumentos com acabamento em madeira e garantia de três anos para o trem de força.
A proposta da montadora no Brasil é garantir um pós-venda de qualidade e para isso afirma já contar com um grande estoque de peças para garantir o suporte dos futuros clientes. “O foco inicial são as frotas, oferecendo também a solução de combustível, por meio da parceria com a Disbradiesel”, afirma Ricardo Mendonça, diretor executivo da Foton Automark do Brasil. As formas de abastecimento do ARLA 32 é uma das preocupações dos executivos da marca para 2012 e por isso prometem oferecer soluções para o problema, caso os postos não se adéquem para oferecer o novo combustível.
Inicialmente, a Foton importará 400 caminhões da China, mas espera alcançar o volume de cinco mil unidades vendidas no primeiro ano de atuação. Até o lançamento oficial dos produtos, marcado para a Fenabrave em outubro, a expectativa é inaugurar duas concessionárias, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Se tudo correr bem, a construção de uma fábrica está prevista para 2015.

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Fábrica almeja mercado do NE
Tosi, que produz aparelhos de refrigeração, abriu gerência no Recife
O crescimento econômico que Pernambuco está vivenciando por conta do Complexo Portuário de Suape, aliado à localização geográfica estratégica, está atraindo empresas como as Indústrias Tosi, líder brasileira na produção de ar-condicionados que fica localizada em Cabreúva, interior de São Paulo. A multinacional acaba de instalar uma gerência regional no Recife com o objetivo de prospectar mais negócios no Nordeste. A capital pernambucana foi escolhida por ser equidistante às demais grandes cidades nordestinas.
A Tosi também não descarta a possibilidade de, nos próximos anos, implantar uma fábrica no Estado, integrando suas quatro linhas de produção, que envolvem equipamentos de ar-condicionado central (na unidade fabril Tosi Coldex), de difusão de ar (na Jelly Fish), aletados (produtos) para indústrias de refrigeração (na Tosi Aletados) e divisão de água quente (na Tropical).
Para o primeiro ano da gerência regional, a Tosi está realizando um investimento da ordem de R$ 1 milhão na área comercial da empresa. “Neste primeiro momento estamos nos instalando no Recife para facilitar os negócios em toda a região. Estamos focando em produtos de eficiência energética como painéis solares, bombas de água de baixo consumo, além do Turbocor, um compressor eletromagnético que não utiliza óleo e tem tecnologia semelhante a do trem bala”, disse o gerente Regional das Indústrias Tosi, Walter Altieri.
Segundo ele, inicialmente a empresa está empregando 25 pessoas para seccional, com cinco funcionários no Recife e 20 espalhados pelo Nordeste. “Estamos buscando profissionais como engenheiro mecânico e técnico mecânico de refrigeração, mas estamos sentindo dificuldade porque este tipo de mão de obra está sendo empregada em Suape”, observou.
Entre os grandes empreendimentos atendidos pelas Indústrias Tosi estão o primeiro prédio com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Diamante, o Edifício Núncio Malzoni, da Construtora Brookfield, em São Paulo.
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Alcoa investe R$ 23 milhões para aumentar produção em Pernambuco
Uma das maiores fabricantes de alumínio do mundo, a Alcoa, está aportando R$ 23 milhões em sua unidade de Pernambuco. O investimento na fábrica, localizada em Itapissuma, será destinado ao aumento de cerca de 40% da produção de perfis anodizados (película protetora contra corrosão), além de chapas e folhas de alumínio.
Nos últimos cinco anos, a empresa aplicou R$ 118 milhões na planta pernambucana, que neste mês comemora 30 anos. A unidade de Itapissuma é um dos mais importantes complexos industriais da Alcoa América Latina e Caribe. Com cerca de mil funcionários, possui operações das divisões de Extrudados e Laminados.
Em todo o país, são sete unidades produtivas e três escritórios distribuídos em Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Em 2010 a Alcoa registrou faturamento de US$ 1,6 bilhão no Brasil.
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90% das classes C, D e E utiliza dinheiro em supermercado
Segundo Pesquisa do Instituto factual, cerca de 90% dos consumidores das classes C, D e E utilizam dinheiro quando vão pagar as compras de supermercado. O estudo, divulgado nesta semana, considera famílias brasileiras que ganham até R$ 800 por mês. De acordo com Celso Grisi, diretor presidente do instituto, essa parcela da população não tem outro recurso. “Quem é 'bancarizado', por exemplo, normalmente possui uma conta-salário, que apresenta muitas restrições. Em função disso, a opção acaba sendo sacar dinheiro para a semana inteira e gastá-lo aos poucos”, analisa.
Dinheiro “vivo” ajuda a controlar gastos - Além disso, com o hábito de usar dinheiro "vivo", a população de baixa renda "sente maior segurança no manuseio do orçamento". Outra forma de pagamento comum a essas famílias são os carnês, geralmente usados na compra de eletroeletrônicos. Outra constatação do estudo é que o gasto médio por mês pode variar de R$ 50 a R$ 200, valor que inclui despesas como aluguel, automóvel, educação, entre outros.

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Hypermarcas negocia venda de Etti e Assolan, diz jornal
São Paulo - A Hypermarcas colocou à venda a Etti, marca de molhos e conservas, e a Assolan, marca de produtos de limpeza, segundo reportagem do jornal Valor Econômico nesta sexta-feira (13). De acordo com o texto, Cosan e a Bunge já foram consultadas para a compra da Etti. A Bombril também foi procurada pela Hypermarcas, mas decidiu não aceitar as ofertas. Segundo o Valor, a estratégia da empresa agora é se concentrar no ramo de medicamentos sem prescrição e cuidados pessoais, que correspondem a 93% da receita da companhia. Na última segunda-feira a Hypermarcas já havia decepcionado o mercado ao divulgar seus resultados trimestrais. O lucro apresentado pela empresa, de 32 milhões de reais, ficou abaixo do esperado pelo mercado e fez as ações da empresa caírem até 10% na Bovespa.
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Latapack-Ball
A fabricante de latas de alumínio Latapack-Ball, uma joint venture entre a Latapack e a norte americana Ball Corporation, investirá este ano US$ 150 milhões na implantação da segunda linha de produção em sua fábrica em Três Rios (RJ), que será destinada para latas especiais, e na construção de uma nova fábrica em Alagoinhas (BA).
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Seis Estados disputam fábrica da BMW no país
Seis Estados disputam a fábrica da BMW no Brasil, após a matriz da montadora anunciar em março deste ano, na Alemanha, que considera instalar uma unidade na América do Sul.
São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia discutem com a empresa a possibilidade de conceder incentivos fiscais para sediar o novo empreendimento. O sexto Estado seria da região central do país.
O presidente da companhia no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, confirma o interesse e que há negociações em curso, mas não revela de que regiões do país as propostas começam a chegar.
“Existe interesse dos Estados, mas não há uma proposta fechada. O que está sendo feito é um mapeamento para avaliar o mercado não só no Brasil, mas em outros países. O México é um forte concorrente, apesar de o Brasil ser o maior mercado da América do Sul em termos de relevância”, afirma o executivo.
No ano passado, foram vendidos 8.400 carros da marca no país e pouco menos de 8.000 no México. As vendas no Brasil cresceram 72% no primeiro trimestre ante igual período de 2010.
A BMW atua no mercado de veículos de luxo e já tem no país uma fábrica na Zona Franca de Manaus (AM), onde monta motos desde 2008.
Segundo Dornbusch, serão avaliados fatores como infraestrutura, logística, malha de transporte, além de cadeia de fornecedores, na hora de definir o local de instalação da fábrica. Em uma primeira etapa, a fábrica deve funcionar no sistema de CKD (veículos desmontados) para, com o tempo, poder fabricar os veículos no país.
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Coca-Cola fará campanha em teatros
Pela primeira vez, a Coca-Cola Brasil utilizará o teatro como mídia para divulgar uma campanha. No dia 13 de maio (sexta-feira), a campanha da Semana Otimismo que Transforma estreia em 35 salas do Rio de Janeiro e São Paulo, onde será projetada em telas de aproximadamente 210 polegadas.
No mesmo dia, o comercial criado pela agência começará a ser veiculado nas salas de cinema de todo o Brasil e, no dia 16, será a vez de estrear na televisão. A expectativa da Coca-Cola Brasil nesta edição é superar os R$ 5,8 milhões arrecadados no ano passado.
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Wärtsilä quer ter oficina em Suape
Finlandesa firmou acordo com o Governo de Pernambuco ainda este mês.
A Wärtsilä, líder global em soluções energéticas para mercados marítimos e de geração de energia assinou no dia 10 de maio (terça-feira), uma carta de intenções com o Governo de Pernambuco, para instalação de um workshop próprio no local.
De acordo com a multinacional finlandesa uma grande movimentação de navios é esperada para o Porto de Suape entre 2012 e 2020. “A fim de ganhar essa fatia de mercado e com o grande potencial que o Nordeste brasileiro apresenta por estar próximo a clientes, a Wärtsilä espera que a criação do workshop nessa localidade facilite o pós-venda para as áreas de Power Plants e Ship Power”, observa o presidente da Wärtsilä Brasil, Robson Campos. De acordo com ele hoje a Wärtsilä emprega cerca de 100 colaboradores nas sete usinas termelétricas que opera no Nordeste.
A região recebe hoje investimentos da ordem de US$ 17 bilhões. São mais de 100 empresas instaladas e outras 35 em fase de implantação. Uma refinaria de petróleo, três plantas petroquímicas e o maior estaleiro do hemisfério sul estão em construção no local, consolidando um grande polo de bens e serviços para as indústrias de petróleo, gás, offshore e naval.
Perfil- A Wärtsilä é uma empresa de origem finlandesa líder global em soluções energéticas de ciclo de vida completo para mercados marítimos e de geração de energia. A companhia já instalou mais de 4 mil usinas termelétricas no mundo, na área de Power Plants. Na área marítima (Ship Power), os motores da Wärtsilä equipam 65% dos navios de cruzeiro construídos nos últimos três anos. Criada em 1834, a Wärtsilä tem cerca de 18 mil funcionários em mais de 70 países.
A Wärtsilä no Brasil- A Wärtsilä chegou ao Brasil em 1990, onde emprega mais de 600 funcionários. Opera seu escritório matriz e um centro de serviços no Rio de Janeiro, além de outro centro de serviços em Manaus (AM) e possui presença em outros oito estados brasileiros. A empresa projetou e construiu 22 usinas no país e ultrapassou a marca de 2,0 GW de potência instalada. Na área naval, a companhia tem no Brasil base instalada com capacidade superior a 800 MW em mais de 200 navios e embarcações.
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Dow Química vai exportar embalagem brasileira
Os consumidores mais atentos têm percebido que as latas e embalagens de papelão têm gradualmente dado lugar a um outro tipo de recipiente nas prateleiras dos supermercados. As fabricantes de molho de tomate são um exemplo das que aderiram ao chamado stand up pouch (SUP), aquela embalagem de plástico flexível que fica em pé nas gôndolas e que pode ser utilizada para refil de produtos de limpeza, como sabão para lavar roupas, entre outros. No entanto, este produto, até hoje, era feito de uma mistura de diferentes resinas em sua composição, o que dificultava a reciclagem. Depois de um ano de pesquisa, a equipe brasileira da multinacional Dow Química conseguiu desenvolver um SUP que é 100% reciclável e, agora, faz estudos de mercado para começar a exportar a ideia nacional para países da Ásia e Europa, continente no qual o conceito de "pouch" surgiu. Para se ter uma idéia do potencial do mercado de embalagens do tipo "stand up pouch", o volume total produzido em 2008 no mundo foi de 28 bilhões de unidades, contra 18 bilhões em 2004, segundo pesquisa da Allied Development. De acordo com a Euromonitor, em 2009 o Brasil já ocupava a primeira posição entre os países latinoamericanos na produção de pouches: 412 milhões de "pouches", contra 179 milhões do Chile, seguidos por México (154) e Argentina (148). Vantagens e dificuldades Entre as vantagens deste tipo de embalagem está o fato de ser mais leve, mais barata e ocupar menos espaço em relação aos modelos convencionais de lata ou papelão. "É possível levar o dobro da quantidade no mesmo frete", afirma Carlos Costa, líder de pesquisa e desenvolvimento da Dow para América Latina. "A limitação do produto era não ser 100% reciclável, agora isso não existe", diz. Segundo Dolores Brisola, gerente de marketing da área de plásticos da Dow, a principal dificuldade no projeto da embalagem 100% reciclável foi encontrar a fórmula certa para que o material feito 100% em polímero fosse mais rígido na base e flexível nos outros pontos. "O maior desafio é combinar todas essas características em um único polímero. Além disso, também é preciso ser economicamente competitivo", diz a executiva. Dolores prefere não falar sobre valores pois, segundo ela, os preços destas embalagens variam de acordo com as especificações exigidas por cada conteúdo. Outros projetos Além da embalagem 100% reciclável, a Dow aposta em outras novidades. Uma delas é a solução para a produção de tampas para garrafas feitas de uma só peça e totalmente de polietileno, em substituição às atuais de duas peças. Além de ser reciclável, essa tampa apresenta outra vantagem: seu processo de fabricação tem uma etapa a menos, gerando economia de tempo e energia para o fabricante. Desde o começo do mês, a empresa conta com um centro de desenvolvimento de aplicações de plásticos no Brasil, em Jundiaí, interior de São Paulo. O objetivo é que, daqui para a frente, o espaço seja um polo de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções sustentáveis para o mercado latino-americano. Em 2010, a Dow teve vendas anuais de US$ 53,7 bilhões e empregou aproximadamente 50 mil funcionários em todo o mundo. A empresa tem 188 unidades fábricas em 35 países ao redor do mundo e produz cerca de 5 mil produtos
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Lwart Química investe em expansão no Nordeste
Foco da empresa, que atua há 13 anos com impermeabilização para construção civil, é nos estados do CE, PE e BA
Na cola do bom momento vivido pela construção civil no País, especialmente, no Nordeste, mais uma grande empresa passa a apostar na expansão de seus negócios. O foco da Lwart Química, empresa que atua há 13 anos na área de criação de soluções de impermeabilização para construção civil, é realizar suas operações nos três estados nordestinos de destaque em crescimento econômico (Pernambuco, Bahia e Ceará).
De acordo com o diretor Geral da companhia, Ernesto Monte Neto, já há equipes comerciais espalhadas por esses estados realizando trabalho de captação de informações. "Estamos com uma enorme prospecção. Baseada nela, vamos estabelecer nossas estratégias... leia mais
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Esmaltes alavancam crescimento da Aeger
O faturamento da Aeger Perfumes e Cosméticos teve alta 30% em 2010 e o volume de produção 69%, principalmente em virtude do aumento das vendas de esmaltes, que cresceram 215%. Os carros-chefes da empresa são as marcas Ana Hickmann, que já está entre as cinco mais vendidas em esmaltes no País, e Adidas, que lidera o mercado com a linha de perfumes no segmento tradicional de varejo, como supermercados, drogarias e perfumarias, além estar entre as cinco marcas de desodorantes mais vendidas no Brasil. A empresa participou pela segunda vez da APAS, com objetivo de expandir sua distribuição. "Durante a feira, esperamos conquistar clientes em novas redes de supermercados nacionais e regionais, além de atingir o pequeno varejo, que também é um dos nossos focos", afirma Marisa Fabbri, Diretora Geral da Aeger Perfumes e Cosméticos.

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General Brands deve investir no Nordeste
Depois de fechar 2010 com faturamento de R$ 195 milhões, o Grupo GB quer dobrar de tamanho em dois anos. Para isso, deve fazer duas aquisições ainda em 2011 e investir numa fábrica no nordeste, com investimento de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões, segundo Isael Pinto, presidente da empresa. “Estamos estudando em que cidade ou Estado essa nova fábrica será construída. Mas é certo que teremos de ir para o Nordeste, já que a região é a que mais cresce no país”, diz o presidente.

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