Cepêra muda identidade visual de produtos e planeja fábrica no Nordeste
Logomarca e produtos da Cepêra Alimentos estão de cara nova. Do portfólio de quase 120 SKUs, 35 já chegarão ao varejo repaginados nas próximas semanas – a expectativa é de que até novembro toda a linha já apareça nas gôndolas com novo visual. O objetivo principal é tornar mais fácil aos consumidores a associação dos diversos produtos à marca, que, segundo a empresa, é avaliada como fabricante de produtos de tradição e com sabor caseiro. “O visual de nossas embalagens era mais associado ao padrão de cada categoria de produto, agora criamos uma identidade visual comum”, afirma Décio Augusto da Costa Filho, diretor comercial da Cepêra.
Entre as mudanças, as embalagens ganharam tons mais claros e agora contam com imagens de fundo que remetem ao ambiente rural, recurso que associa os produtos aos alimentos frescos. O trabalho é fruto de R$ 1,2 milhão em investimentos, o que inclui, além da reformulação visual, a criação de um novo site e investimentos para elevar a distribuição. Atualmente, a empresa atende diretamente cerca de três mil empresas varejistas. A ideia é que esse número suba para quatro mil até o final deste ano. Para ajudar nesse trabalho, a Cepêra já contratou dois profissionais para atuar na prospecção de novos clientes em São Paulo. Outras seis contratações devem ser definidas ainda neste ano. Lojas com quatro a seis checkouts estão entre as prioridades da empresa.
Neste ano, os esforços serão concentrados principalmente na consolidação da presença dos produtos nos pontos de venda. Para 2012, o objetivo é aproveitar as comemorações dos 65 anos da Cepêra para realizar divulgação em mídia, sobretudo em rádio, internet e emissoras regionais de TV.
Com os investimentos, a empresa espera fechar o ano com um aumento de 20% no faturamento. A empresa está concluindo a transferência de toda sua produção para a unidade produtiva da cidade paulista de Monte Alto, já responsável pela fabricação de 90% dos produtos. Em Itaquaquecetuba, ficarão a sede administrativa e parte da distribuição, sobretudo para a Grande São Paulo.
Confiante na manutenção do crescimento econômico, a empresa estuda a possibilidade de iniciar no ano que vem a construção de uma fábrica no Nordeste – Pernambuco, Bahia e Ceará são os Estados candidatos a receber a unidade produtiva. “Vamos buscar o apoio de alguma consultoria local para que no segundo semestre de 2012 a localização da nova fábrica já esteja definida. Queremos ter a unidade em operação em 2013”, afirma Décio. O Nordeste responde atualmente por uma fatia entre 25% e 30% das vendas da empresa.
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Com nova marca, Batavo voltará aos supermercados
Frísia Alimentos, essa será a nova marca da Batavo Cooperativa Industrial, que perdeu o direito de uso da tão conhecida marca Batavo de perecíveis lácteos. Hoje, pertence à Perdigão, que, no final de 2007, assumiu o controle da Alimentos Batávia S.A., empresa criada quando a cooperativa vendeu 51% de suas ações à Parmalat.
Nessa volta ao mercado, a Batavo quer alcançar clientes que procuram produtos diferenciados, segundo Renato Greidanus, presidente da cooperativa. A nova indústria, localizada em Ponta Grossa (PR), começará a operar em junho. A entrada no varejo não tem data prevista.
O primeiro passo da cooperativa será fazer homogeneização, concentração (tirar a água) e pasteurização do leite. O objetivo é buscar novos clientes para esse produto com maior valor agregado.
Localizada em uma das melhores bacias leiteiras do País, a cooperativa quer industrializar o próprio leite, hoje vendido como commodity.
No final do ano, e após investimento total de R$ 60 milhões, a cooperativa colocará em operação a segunda fase da indústria, quando passará a produzir leite longa vida. A produção inicial será voltada para terceiros, mantendo a marca dos produtos deles. Uma das parcerias será com a catarinense Tirol, para a qual a Batavo industrializará leite condensado.
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Cadeia Produtiva da Química e do Plástico na Brasilplast
13º edição da Feira Internacional da Indústria do Plástico reunirá cerca de 1.300 expositores vindos de 30 países
Polo Industrial de Marechal Deodoro iniciou em 2007 consolidação da cadeia produtiva de Alagoas. Foto: Divulgação.
A 13º edição da Brasilplast, Feira Internacional da Indústria do Plástico, vai acontecer entre os dias 9 e 13 deste mês em São Paulo. E a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) de Alagoas vai estar em destaque na maior feira da América Latina do setor plástico.
O evento bienal reunirá cerca de 1.300 expositores vindos de 30 países, com expectativa de receber um público de 65 mil visitantes. A feira é considerada um marco para o setor, pois possibilita uma maior aproximação com novidades da área de todas as partes do mundo.
Na ocasião, o potencial do setor plástico de Alagoas será divulgado em um grande estande montado na feira, onde gestores da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) receberão empresários do setor.
O estande de Alagoas montado na última edição da feira, em 2009, possibilitou a exposição dos atrativos de Alagoas e resultou na efetivação de atração de empreendimentos para o Estado.
A parceria entre o Governo de Alagoas e outras instituições ligadas às indústrias do plástico possibilitou a criação do fórum da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico, no ano de 2007.
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Bic lança cola instantânea
A empresa amplia ainda mais seu portfólio e apresenta um lançamento para a categoria de colas instantâneas, o Bic Bond, que está disponível nos pontos de venda desde abril e possui embalagem com sistema da antientupimento em sua embalagem. Para melhorar ainda mais a visibilidade nos 480 mil onde a marca está presente, a empresa disponibiliza ao varejo materiais de merchandising e expositores como display de dois ganchos, caixa-expositor balcão e tiras de gôndola (clip estrip).
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Alimentos e artigos de limpeza devem movimentar R$ 205 bi neste ano
Ao longo deste ano, a população do País deverá gastar R$ 205,27 bilhões com alimentos e produtos de limpeza nos supermercados, segundo dados do Pyxis Consumo, ferramenta do IBOPE Inteligência que avalia o potencial destes segmentos. A região Sudeste é a que apresenta maior consumo per capita para alimentos (R$ 1.313,18). Já com relação aos produtos de limpeza, a campeã em gastos deverá ser a região Sul (R$ 92,72 per capita).
Anualmente, o Pyxis Consumo gera estimativas de potencial de consumo para o varejo em 50 diferentes grupos de produtos. A estimativa para os gastos com alimentos e material de limpeza incluem número de domicílios em área urbana e potencial de consumo per capita, por cidade, por região e por classe social. De acordo com Antonio Carlos Ruótolo, diretor de atendimento e planejamento do IBOPE Inteligência, “os produtos relacionados à alimentação no domicílio representam o maior consumo per capita entre todos os produtos monitorados pelo Pyxis Consumo”. As carnes, aves e derivados são os que apresentam maior consumo per capita: R$ 384,75. “carnes, aves e derivados são os produtos com maior valor de consumo, representando 1/3 dos gastos com alimentação no domicílio”, diz Ruótolo.
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Potencial de consumo da classe DE cresce 16% em 2010
Pesquisa da APAS verificou que o aumento da renda do segmento impulsionou venda de perecíveis em supermercados
A classe DE apresentou um aumento no poder de compra de 16% em 2010, segundo a Pesquisa Tendências do Consumidor, da Associação Paulista de Supermercados (APAS). O levantamento realizado em parceria com a Nielsen e a Kantar Worldpanel também verificou que estes consumidores contribuíram para a expansão do segmento de perecíveis. Em 2010, o crescimento da categoria foi de 9,3%, comparado a 4,6% em 2009, e representou 30,9% das vendas nos supermercados.
Outra tendência apontada pelo estudo é que o gasto médio dos consumidores da classe DE superou a renda média. No ano passado, 53% das famílias gastavam acima do orçamento. Este resultado é reflexo da estabilidade econômica do país e da maior oferta de crédito para o segmento, com formas mais diversificadas de pagamento e maior prazo. A pesquisa também indicou que os consumidores desta camada social são multicanais e 80% destas famílias compram em mais de três pontos de venda para se abastecerem. A frequência das idas ao supermercado também aumentou de 106 visitas, entre 2008 e 2009, para 123 vezes apenas em 2010.
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Ypê Destaca Oportunidade Em Sabonetes Bactericidas
Segundo o vice-presidente da companhia, Waldir Beira Junior, “a categoria é uma oportunidade a ser melhor aproveitada para o varejo, no que diz respeito a comunicação no ponto de venda e exposição”, revelou o executivo ao Portal Giro News durante o primeiro dia da Feira Apas, em SP. A Ypê entrou no mercado há um ano, com a marca Ypê Action, e, de acordo com Junior, “o processo ainda é de introdução da marca, já que o ritmo de lançamentos em 2010 atrapalhou a análise do desempenho em relação ao que se previa”, finalizou.
Este segmento não deixa de ser uma novidade para o varejo, já que a indústria passou a investir pesado apenas em 2010, o que explica esta falta de amadurecimento na exposição dos produtos. O mercado no início do ano passado atuava praticamente com um player, a Protex, da Colgate-Palmolive, com uma participação de 97% no segmento, de acordo com a Nielsen Retail. Porém, no decorrer dos meses foram lançadas as linhas Dettol (da Reckitt Benckiser), Ypê Action (da Ypê), Lifebuoy (da Unilever) e Francis Protection (da Bertin Higiene e Beleza).
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Bunge ingressa no segmento de atomatados
A Bunge marca sua presença na APAS 2011 com lançamentos. Destaque para a linha de molhos de tomate, com a qual a Bunge ingressa em um mercado em ampla expansão, o de atomatados. O molho pode ser encontrado nas opções sachê tradicional (140g e 340g), manjericão (340g), e pizza, com azeite de oliva (340g). Já o extrato é encontrado nas versões lata (340g) e vidro (190g).
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Elegê fortificado chega ao Nordeste
A Elegê lança com exclusividade no Nordeste o Elegê Fortificado, disponível nas gôndolas a partir deste mês nas versões sachê de 120g e 200g, complementando a linha Elegê de leite em pó integral e desnatado. O lançamento ativará 100 PDVs durante os meses de maio, junho e julho em todos os estados da região, com forte material promocional, entre os quais faixa e régua de gôndola, bobina de forração, cartaz, stopper, wobbler e displays giratórios.
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Grupo expande sua atuação no Nordeste
Expansão: Além da chegada das novas lojas, as antigas também foram repaginadas e ampliadas, com o objetivo de oferecer mais conforto aos clientes em espaços mais amplos
Com a compra da rede varejista Armazém Nordeste, a Rabelo passa a marcar presença em sete estados da Região
Até o fim de 2011, a Rabelo deverá alcançar a marca de 100 lojas em todo o Nordeste. Com a compra da rede varejista Armazém Nordeste, com mais de 40 estabelecimentos, a Rabelo passa a trabalhar em sete estados da região, sendo o Maranhão o mais novo a receber os investimentos da rede de lojas.
A expansão para o Estado ocorre ainda este mês, com a inauguração de um estabelecimento em Timon. Em seguida, também será inaugurada uma loja na capital, São Luis.
Além do Maranhão, outros estados ganham lojas da rede também este mês. O Piauí ganhará dois estabelecimentos em Teresina, enquanto o Ceará receberá um no município de Campos Sales e uma megaloja no bairro Centro, em Fortaleza.
Com uma forte presença na mídia e campanhas criativas e agressivas, a Rabelo tem conquistado seu espaço dentro e fora do Ceará. Com o tradicional jargão "Quando a Rabelo inaugura, ninguém segura", a rede anuncia a sua expansão e os novos endereços.
Manter-se viva e atuante no mercado e na memória do público consumidor é hoje um dos maiores desafios para marcas dos mais diferentes segmentos. Cada vez mais exigentes e atentos, potenciais clientes realizam a tarefa de selecionar aquelas empresas que se destacam nesse concorrido cenário.
As estratégias de divulgação, aliadas à qualidade no atendimento e ao justo preço dos produtos ofertados têm ajudado a Rabelo a manter-se há 18 anos no mercado e a ser líder em recall no Ceará.
A empresa é ainda vencedora do prêmio "Marcas que eu gosto", desde que este foi criado, há três anos. A Rabelo também é, há sete anos consecutivos, a vencedora da categoria eletrodoméstico na premiação do Top Of Mind.
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Pesquisa revela produtos que são preferência de consumidores
Pesquisa realizada pelo Simerj (Sindicato que representa o Comércio Varejista de Materiais Elétricos, Eletrônicos e Eletrodomésticos no Município do Rio de Janeiro), em parceria com a Fecomércio, revela as preferências de compras de consumidores. Foram ouvidas 2900 pessoas, entre os dias 11 e 17 de março de 2011, em cinco locais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (Centro da Cidade, Copacabana, Duque de Caxias, Madureira e Niterói), que avaliou a pretensão de compra de dez produtos eletroeletrônicos. Entre os itens pesquisados estão: ventilador, televisão, telefone celular, computador e máquina de lavar. A pesquisa apontou que os consumidores que têm a intenção de adquirir um ventilador, uma máquina de lavar e um celular, comprarão os produtos ainda este ano. O ventilador tradicionalmente apresenta intenção de compra no curto prazo. Isto se dá devido às altas temperaturas e o preço médio relativamente menor. No entanto, no caso do telefone celular, o forte apelo à troca é motivado pela constante evolução tecnológica. Em relação ao mercado de computador, o portátil do tipo notebook que, desde a pesquisa de dezembro de 2009 vem sendo apontado como o mais desejado, está subindo cada vez mais na preferência dos consumidores. Cerca de 70% dos entrevistados manifestaram a intenção de adquirir este produto. Ainda de acordo com a pesquisa, o consumidor pretende gastar em média R$ 1.624,89 na compra do computador ideal. Já no que diz respeito aos televisores, quando questionados sobre o valor, a maioria dos entrevistados manifestou o interesse de gastar R$ 1.749,61 para adquirir a televisão certa.
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Semp Toshiba entra na briga dos tablets
A Semp Toshiba anunciou ontem o lançamento de seu tablet, chamado myPad. O nome é muito parecido com o do concorrente? "A palavra "pad" não é de propriedade de ninguém", disse Caio Ortiz, vice-presidente de marketing e vendas da Semp Toshiba. "Temos o registro do nome. Esse é o myPad, meu e seu. O dos outros é dos outros." O aparelho da Semp Toshiba vem para disputar mercado com o iPad, da Apple. Essa semelhança do nome aconteceu em outros equipamentos, oferecidos em outros países. O myPad está sendo lançado em duas versões, sem conexão de celular de terceira geração (3G), a R$ 1,4 mil, e com 3G, a R$ 1,7 mil. Os tablets da Semp Toshiba, que usa a marca STI, são produzidos em Salvador. Essa categoria de produto ainda não recebe os benefícios tributários da Lei de Informática. O tablet não pode ser classificado como notebook, pelas regras do setor, porque não tem teclado. O governo vem falando que vai oferecer incentivos para os produtos fabricados localmente, mas até agora não tomou nenhuma medida. Se o tablet recebesse os benefícios iguais aos do notebook, quanto cairia o preço? "Poderia ser 30% mais barato", disse Nelson Scarpin, diretor de vendas da Semp Toshiba. O governo tem falado em tablet de R$ 500. Na visão do executivo, seria possível alcançar esse preço dependendo da configuração mínima exigida.
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Bombril adquire linha de cosméticos
Após um ano de negociações, a Bombril anunciou seu ingresso na área de cosméticos ao comunicar, nesta segunda-feira, 9, a aquisição da marca Ecologie. A transação, no valor de R$ 15 milhões, transfere 75% da empresa de produtos de higiene pessoal para a Bombril. A ideia, segundo o diretor de marketing da companhia, Marcos Scaldelai, é transformar a Bombril na maior empresa de higiene e limpeza do Brasil.
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EAS recebe prêmio TOP de RH 2011 da ADVB-PE
O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) recebe mais um destaque por seu Programa de Qualificação Profissional. O EAS venceu o Prêmio TOP de RH 2011 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing no Brasil (ADBV-PE). “A premiação mostra o compromisso do EAS com a Responsabilidade Social tornando-se uma referência no Estado. Espero que, com o nosso destaque, outras empresas assumam esta postura e que a sociedade pernambucana seja contemplada com novos programas”, comenta a coordenadora de Responsabilidade Social, Denilde Viana, que participará do evento de premiação. A entrega será realizada no dia 20 de junho.
No evento, o EAS será representado pelo Diretor Administrativo e de Relações Institucionais, Richard Robspierre, e pela coordenadora.
O Programa de Qualificação Profissional do EAS, que representou investimentos de R$ 16 milhões, beneficiou 3.500 moradores de cinco municípios do entorno do Complexo de Suape. Esses operário trabalham, hoje, na operação da planta naval, ocupando funções como soldadores, montadores, eletricistas, pintores e encanadores, entre outras. Alguns foram promovidos ao nível de liderança ou supervisão.
Esses e outros programas sociais ou de RH do EAS proporcionaram vários prêmios ao Estaleiro. Por dois anos consecutivos, a organização foi vencedora do Prêmio Ser Humano/Paulo Freire, concedido pela Regional Pernambuco da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PE). A empresa também recebeu do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) o Prêmio Melhor Programa de Estágio de 2009 em Pernambuco. Em 2008, o EAS ganhou a Menção Honrosa, na área Qualidade do Trabalho, do Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI-PE).
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Kimberly-Clark aposta em fralda tecnológica e sustentável
Além de indicador de urina, localizado na parte frontal, que avisa o momento exato de fazer a troca, a nova fralda Huggies Naturali, da Kimberly-Clark, possui óleo de jojoba na cobertura interna, bolso dorsal que evita vazamento pelas costas, tripla barreira, camada externa respirável que ajuda a evitar assaduras e a camada interna é feita de matéria-prima renovável, o ácido poliláctico (PLA), derivado do amido de milho, substituindo em 10% todo o plástico utilizado na confecção de fraldas. "Huggies Naturali proporcionará uma nova experiência de conforto e segurança para bebês e mães. O desempenho dessa fralda descartável não tem similar no mercado brasileiro", desafia Eduardo Aron, diretor de cuidados pessoais da Kimberly-Clark.
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Gerdau pode ter duas novas usinas no Brasil e uma nos EUA
Empresa estuda a construção de uma usina na região Norte-Nordeste do Brasil e outra no Centro-Oeste
A Gerdau informou hoje (05/05), ao divulgar os resultados do primeiro trimestre, que estuda a construção de mais duas usinas no Brasil, uma na região Norte-Nordeste e outra no Centro-Oeste, além de uma terceira nos Estados Unidos. Estas três unidades não constam dos planos de investimentos já anunciados.
No Brasil, as usinas em questão devem ter capacidade entre 500 e 700 mil toneladas cada e estarão voltadas para atender à construção civil e à indústria. Os planos para uma nova usina nos Estados Unidos, com capacidade instalada entre 700 e 800 mil toneladas, buscam atender o segmento de aços especiais. A siderúrgica avalia também a instalação de um novo laminador na região Sul do país, com capacidade de 600 mil toneladas.
Hoje, o diretor-presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, anunciou também novos investimentos de R$ 718 milhões até 2013 no estado de São Paulo, para atender à indústria automotiva e a construção civil. Os aportes irão para as unidades de Pindamonhangaba e Araçariguama. Na fábrica de Araçariguama, haverá melhorias. Em Pindamonhangaba, a Gerdau terá nova fábrica de produtos prontos para uso e um novo laminador. A siderúrgica investirá também R$ 560 milhões nas unidades de aços especiais nos Estados Unidos para atender ao crescimento dos setores automotivo e industrial da América do Norte.
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Bombril anuncia entrada no segmento de cosméticos
A Bombril anunciou que irá ingressar no segmento de cosméticos. Segundo a empresa, o anúncio oficial e a apresentação da sua linha inicial de produtos será feito na segunda-feira (9/4), durante a Feira Apas 2011, que será realizada em São Paulo.
A empresa informou apenas que a entrada no segmento se dará através da aquisição de uma empresa que já atua no mercado brasileiro, “mas que a intenção é desenvolver uma nova marca com um conceito diferenciado para o público jovem”.
Em comunicado, a Bombril confirmou a aquisição de um empresa brasileira de pequeno a médio porte, concentrada nos canais perfumaria, farmácias e drogarias.
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