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A beleza que o autosserviço não conquistou.
Estudo revela o comportamento de compras das mulheres e mostra que o varejo alimentar peca no mix e no atendimento. Quem leva vantagem são as perfumarias. Entenda o porquê e veja o que fazer.
Duas décadas separam Jaqueline, 19 anos, e Marinalva, 39. Apesar da diferença de idade, elas têm muito em comum. São ávidas consumidoras de produtos de beleza – de um simples shampoo a cremes e cosméticos sofisticados –, gastam por mês em torno de R$ 100 com esses itens e têm muita dificuldade em encontrar o que precisam nos super e hipermercados. Elas fazem parte de um público que o autosserviço ainda não conseguiu cativar. E têm um comportamento de compra que aparece ao longo da pesquisa Beleza, hábitos da consumidora, feita pela consultoria Around Research, a pedido de Supermercado Moderno. O estudo, realizado com 250 mulheres de todo o País por meio da internet, revela grandes oportunidades, mas também alguns obstáculos para o varejo alimentar.
Os resultados apontam a necessidade de desenvolver segmentos, melhorar o desempenho de itens de alto giro, oferecer mais promoções e serviços sob medida para as mulheres. Há um trabalho árduo a ser realizado, mas vale a pena. A seção de beleza oferece boa lucratividade e vendas que não param de crescer. O mercado triplicou de tamanho de 2006 até o ano passado, de acordo com pesquisa do instituto Euromonitor.
Já a margem bruta de lucro alcança 35% em média, segundo o DEC Minas Multiformatos, distribuidor especializado em higiene e beleza. Esse percentual é o dobro do registrado nos itens de mercearia. Se você quer entender a mulher (e mudar os resultados da seção), comece pelos cabelos. É a parte do corpo à qual a maioria se dedica.
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Piauí tem crescimento de 100% em número de empresas
Números indicam que cenário econômico está bastante satisfatório, e representa também uma descoberta do Piauí como fronteira agrícola
O número de novas empresas abertas e registradas pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) dobrou em apenas um ano. De acordo com o órgão, esse aumento se deve principalmente ao Programa Micro Empreendedor Individual, trazendo para a formalidade pessoas que estavam na informalidade. Os registros dentro do chamado perfil normal, aquele que não inclui o programa, também apresentou crescimento significativo.
Em 2010, foram 11.313 novas empresas, envolvendo todos os tipos societários, aumento de 100% comparado com o ano anterior, quando a Junta Comercial registrou aproximadamente 5,8 mil novas empresas. A Jucepi tem cerca de 120 mil registros em seu acervo, desde 1982. Em torno de 90 mil estão ativas em todo o Piauí. Destas, 40 mil foram registradas somente nos últimos oito anos.
As principais áreas de atuação dessas novas empresas são: alimentação (lanchonete, restaurantes e similares), educação (iniciativas privadas de ensino fundamental, médio e superior, cursos profissionalizantes, de línguas, de informática, de especialização), saúde (com a abertura de muitas clínicas), agronegócio, entretenimento, dentre outros. Os municípios de Teresina, Bom Jesus, Uruçuí, Picos, Floriano, Campo Maior, Parnaíba, Piripiri concentram o maior número de novos empreendimentos.
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FasTracKids inaugura unidade em São Luís
Franquia americana de ensino infantil chegou ao Brasil em 2007, no Recife; Possui 3 unidades em SP, e uma em PE e DF
O FasTracKids, método educacional focado no desenvolvimento de crianças na primeira infância, lança sua primeira franquia em São Luís dia 14 de fevereiro, mas as matrículas já estão abertas.
A rede de franquias de curso extracurricular oferece à criança a oportunidade de desenvolver as habilidades de comunicação, criatividade e pensamento crítico, com professores certificados que ministram aulas com recursos educacionais mais avançadosl.
Através da Estação de Aprendizagem FasTrack as crianças interagem com uma combinação única de tecnologias que facilitam o aprendizado e desenvolvem o prazer em aprender.
O FasTracKids Internacional existe há mais de 10 anos e atualmente está sediado no Estado Unidos. Presente em 53 países traduzido para 17 idiomas, proporciona e inspira as crianças a aprenderem por meio de descobertas e experiências. A primeira franquia brasileira foi inaugurada em 2007 em Recife.
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Pizza Hut e Mars dão brinde em parceria
A Pizza Hut de Porto Alegre reabre a loja Goethe com mais infraestrutura e uma parceria com a Mars. Os clientes que comprarem uma pizza grande e uma média de Twix ou M&M’s, ganharão um porta M&M’s. A promoção é válida enquanto durarem os estoques para o serviço “To go”, no qual os consumidores buscam seu pedido na loja, ou para aqueles que utilizarem o novo espaço
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Tendências para as embalagens em 2011
“Não é fácil predizer o futuro nem acertar o que vem por aí, mas tem algumas coisas que nós já sabemos...”
No futuro nós já sabemos que haverá mais embalagens, pois a população está aumentando, as pessoas estão vivendo mais tempo, de forma mais ativa e morando nas cidades com um estilo de vida que exige mais produtos embalados. O modo de vida contemporâneo e suas demandas exigem mais e mais embalagens.
Pesquisas do Laboratório de embalagem ESPM mostraram que nos lançamentos ocorridos no mercado nos últimos cinco anos o tamanho médio das embalagens mais lançadas caiu pela metade. Isso se deve a combinação de vários fatores, entre os quais podemos citar: Redução do tamanho das famílias, aumento da população single e das residências individuais, preocupação crescente com o desperdício e consequente exigência por embalagens mono-porções e ou com quantidades adequadas ao consumo individual.
Como haverá mais embalagens e ela é a parte mais visível e reconhecível do lixo urbano tendo sido transformada em vilã pelo movimento ambientalista, a preocupação com a sustentabilidade estará em alta nos próximos anos até ser substituída por uma outra onda mobilizadora da sociedade.
Neste cenário, uma mudança de atitude do setor de embalagem, que já começa a despontar, vai trazer mais racionalidade e qualidade técnica a discussão sobre este tema, mudando o foco desta questão de “sustentabilidade da embalagem” para “sustentabilidade do produto”. Leia mais...
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Carrefour limpa o pé dos banhistas em praias do Nordeste
Até o fim de semana de 19 e 20 de fevereiro, os banhistas de Fortaleza, Recife e João Pessoa não ficarão mais com os pés sujos ao saírem da praia.
Isto porque a Biruta Mídias Mirabolantes leva para as areias do Nordeste a ação “Lava Pé”, desenvolvida exclusivamente para o Carrefour. Uma equipe de promotores estará nas calçadas munida de mochilas especiais com jatos d’água para retirar a areia dos pés dos clientes.
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Grupo Santo Inácio vai construir hotel
A Santo Inácio Empreendimentos, responsável pelo Shopping Costa Dourada, anunciou mais um investimento: vai construir um hotel voltado para negócios ao lado do centro de compras, na PE-60, na altura do Cabo de Santo Agostinho. Com um investimento em torno de R$ 19 milhões, o objetivo é atender executivos que passam por Suape e passarão pela fábrica da Fiat e pelo Cone Suape, seguindo a tendência mundial de terrenos multiuso – shoppings, empresariais e hotéis num só lugar.
Com 154 apartamentos, distribuídos em prédios de sete andares, o Hotel Costa Dourada pretende ainda atender a demanda da Copa 2014 e turistas que visitam o Litoral Sul do Estado ou viajam pelo Nordeste do País. “Estamos investindo na multifuncionalidade como diferencial. Quem se hospedar no hotel vai poder contar também com os serviços do Shopping Costa Dourada, além de desfrutar das compras e da diversão”, comenta o executivo da Santo Inácio, Eduardo Cardoso, que diz estar investindo alto em tecnologia para satisfazer os empresários mais exigentes.
O projeto, segundo ele, já foi apresentado à Prefeitura do Cabo, e o contrato com a empresa que fará os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) já está fechado. A previsão é que as obras tenham início ainda no primeiro semestre deste ano e que o empreendimento seja entregue dentro de, no máximo, 28 meses.
Os R$ 19,6 milhões previstos para tocar o empreendimento são oriundos de recursos próprios e de financiamento que ainda está em fase de aprovação.
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Consumidor reclama e prova a força das redes sociais
Quem ainda duvida do alto poder hoje depositado nas mãos dos consumidores através da internet e das redes sociais teve mais um prova de seu potencial de mobilização na última semana.
Apoiado pelo YouTube e pelo Twitter, Oswaldo Borrelli divulgou sua insatisfação com relação ao atendimento da Brastemp depois de sua geladeira apresentar problemas técnicos. Depois de procurar uma autorizada, não ter conseguido solucionar seu problema e ficar cerca de três meses sem geladeira em casa, o consumidor optou por radicalizar e postou no YouTube um vídeo contando sua história.
Na sequência, Borrelli pediu ajuda de outros internautas pelo Twitter para divulgar o vídeo e dar voz ao seu imbróglio junto à fabricante. O resultado: a marca apareceu entre as mais comentadas na rede social de microblogs na última sexta-feira, 28, e o vídeo já conta com quase 127,5 mil visualizações em três dias.
Diante da repercussão, a empresa procurou o consumidor com o compromisso de ressarcir seus prejuízos com a geladeira e ainda rever sua política de atendimento. Em comunicado, a Brastemp reconhece suas falhas e afirma ter solucionado o referido caso. A empresa acrescenta ainda que investe constantemente no relacionamento com seus clientes, além de "desenvolver tecnologia para entregar a eles a qualidade esperada e surpreendê-los com inovação".
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Preço é menos importante na compra de cosméticos
Apenas 31% das mulheres se importam com o desembolso que fazem para adquirir produtos de higiene e beleza. É o fator menos importante na hora de definir a compra desses itens, segundo pesquisa da consultoria Around Research, feita com exclusividade para Supermercado Moderno. Participaram do levantamento 250 mulheres de todo o País, que responderam a questionários pela internet. O fator mais importante para que as consumidoras levem um produto de beleza para casa é a qualidade, citado por 81% das respondentes. Na sequência, destaca-se a presença de benefícios diferenciados – como evitar manchas na pele e tratar cabelos secos – apontada por 50%. Outro fator avaliado por 44% das mulheres é a característica do produto, que se traduz na cor, textura ou fragrância daquilo que ela deseja comprar. Para Daniela Casabona, coordenadora de atendimento da Around Research, o supermercado precisa divulgar os atributos dos produtos que vende às consumidoras. É possível, por exemplo, colocar uma funcionária falando da qualidade de um creme, dos benefícios que seu uso traz e das versões mais indicadas para a cliente, de acordo com seu tipo de cabelo ou cor de pele. O estudo também aponta que a maioria das mulheres – 69% – frequenta mais de uma loja para comprar produtos de higiene e beleza. Desse total, 44% vão a dois estabelecimentos, 19% a mais de três e 6% a três. As consumidoras que utilizam apenas uma loja somam 31% das respondentes.
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Cultura Inglesa lança campanha ‘Aqui você vive inglês’ .
A Cultura Inglesa acaba de lançar a campanha “Aqui você vive inglês’’ criada pela agência Script. O objetivo é divulgar o conceito de ensino da Instituição, o Cultura Experience, que propõe expandir as oportunidades de aprendizado da língua inglesa além dos limites da sala de aula, criando ambientes e processos interativos que ampliem a vivência do idioma, tornando o aprendizado numa experiência total e completa.
A mensagem estará espalhada por todas as cidades onde a Cultura Inglesa atua através mobiliário urbano, outdoors, busdoors, frontlights, painéis, portas de shopping e empenas que retratam situações do cotidiano e outras, que podem ser vivenciadas nas filiais da Cultura, como jovens se divertindo em mesa interativa de jogos presente nas unidades, meninas ouvindo música juntas e executivos durante reunião de negócios.
Para a TV, um inédito comercial, produzido pela Kombat Films, também mostrará ao público as diferentes formas de inserção do inglês em atividades do cotidiano. Também estão programadas ações na Internet. (http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29056:cultura-inglesa-lanca-campanha-real-life-real-english&catid=50:cat-demais&Itemid=331
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Miss Shoes leva autosserviço de sapatos para o Nordeste
De olho no crescimento de um grupo de consumidoras que quer itens da moda a um preço médio, a Miss Shoes planeja sua expansão pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. A primeira loja da rede de sapatarias femininas foi aberta em 2007, em Cuiabá (MT), e o franchising teve início em 2010. Atualmente, a marca conta com quatro unidades, estando presente também em Recife (PE), São Caetano do Sul (SP) e São Paulo.
“O crescimento das regiões Norte e Nordeste é de tigre asiático. Por causa da propensão alta de crescimento e do aumento do nível de consumo da classe média, várias empresas estão indo para lá”, diz Daniel de Jesus, sócio da Miss Shoes e fundador da primeira loja. O empresário afirma que, no Nordeste, o setor conta com a sapataria barata, que dá longos prazos de parcelamento, e a boutique de luxo, com produtos topo de linha. “Mas não há o meio-termo, com produtos de preço médio e tendência de moda. A Miss Shoes atuará nesse mercado menos saturado e em pleno crescimento.”
Outra tendência em que a Miss Shoes aposta é a do autosserviço, no qual a consumidora de sapatos escolhe os produtos em lounges, separados pela numeração. “Mundialmente, este layout tende a ter sucesso. É voltado para a mulher moderna, multitarefas, que terá a comodidade e a facilidade de escolher um modelo ao estender das mãos”, diz Jesus.
O plano de expansão da rede, que conta com parceria da consultoria Francap, prevê a inauguração de 12 franquias até o final de 2011 e mais 45 até o final de 2014. Segundo Daniel de Jesus, o franqueado da Miss Shoes receberá todo o know-how para atuar no setor, desde o conhecimento sobre sapatos, saltos, moda e tendência até treinamento em vendas, abordagem do cliente e gestão financeira. Plataforma de TI, marketing institucional e merchandising também são passados pela matriz. “O franqueado pode entrar nesse setor sem saber nada sobre sapatos”, afirma Jesus.
A Miss Shoes possui linha própria de sapatos, com modelos fabricados exclusivamente para a marca. Pensando em produtos voltados para o mercado infantil, a rede conta também com uma linha destinada às meninas, a Miss Shoes Kids.
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Expansão econômica em Pernambuco anima varejo local
Alavancado pela alta na produção industrial em 2010, o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado superou o do País, no ano passado, com uma taxa acumulada de 9,4% (janeiro/novembro 2010). O resultado é um ponto acima do PIB do Brasil, cujo índice foi de 8,4%, além de ser superior ao da Bahia, que cresceu 7%, e ao do Ceará com taxa de 8,7% no período. Os dados são da Ceplan (Consultoria Econômica e Planejamento). O bom desempenho econômico do Nordeste se reflete na indústria de alimentos e bebidas. Em cinco dos nove estados nordestinos, em especial em Pernambuco, as vendas do setor cresceram acima da média do País. O que estimulou o dinamismo da economia de Pernambuco foi a elevação de 11,2% na produção industrial, ultrapassando a média nacional de 11,1% e a do Nordeste de 9,6%. O desempenho positivo refletiu no mercado de trabalho com o recuo da taxa de desemprego, que ficou em 8,4% na Região Metropolitana do Recife (RMR) em novembro e com o aumento da renda. A economista Tânia Bacelar destaca que o consumo concentrado nos estados do Norte e Nordeste, maior que a média do Sudeste, também é puxado pelos programas sociais e da ampla oferta de crédito. Com os novos investimentos em Suape, a economia local apresenta um novo ciclo de expansão e deverá fechar 2011 com taxa de crescimento de 7%, superior à do Brasil, cuja projeção é de 4,5% e de 5,4% do Nordeste.
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3 Corações lança Cappuccino Shake
A linha de Cappuccinos 3 Corações é ampliada com o Cappuccino Shake, bebida que deve ser consumida gelada. O novo produto tem embalagem diferenciada, que lembra o formato de um coração, essência da marca, e pegada anatômica.
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Eukanuba promove ação para ampliar presença no PDV
Estudantes de veterinária explicarão os benefícios do produto
A Procter & Gamble realiza uma ação para aumentar a presença da ração Eukanuba nos pontos de venda. Estudantes de veterinária estarão presentes em lojas explicando a relação custo benefício do produto, tirando dúvidas sobre a nutrição do animal e incentivando a experimentação. Uma equipe também visitará consultórios veterinários para divulgar a linha.
A ação ainda distribuirá brindes aos consumidores como bandanas, frisbees e canecas. Também será realizada uma promoção na qual o cliente que comprar um saco de 12 ou 15 kg, ganhará um balde personalizado. Quem assina é a agência Out Promo.
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Erros na propaganda da Wizard
http://www.youtube.com/watch?v=wuy3cf8rUOE&feature=player_embedded
A escola de idiomas Wizard acaba de lançar uma nova campanha de TV. A história é bonitinha e tem algumas coisas legais, como:
1- Mostra que aprender inglês pode ser mais fácil e rápido do que a gente imagina;
2- Mostra que o pai, que deve ter estudado na Wizard (por isso guarda as apostilas em casa), sabe traduzir super bem um texto.
Mas.... repare bem algumas coisas:
1- O pai conta para o filho que "o caçador se escondeu na caverna e esperou o lobo ir embora". A história que o pai está lendo é a da Chapeuzinho Vermelho (pause no segundo 00:10) e a imagem da capa do livro parece ter sido tirada desse site: http://bit.ly/i0OOFv. Mas, na história original, o caçador não se esconde numa caverna e não deixa o lobo fugir... Será que ele não aprendeu inglês direito e está traduzindo errado?? Além disso, que pai lê 95% de uma história (afinal o caçador só pega o lobo no finalzinho da história do Chapeuzinho vermelho) e larga o filho sem dormir e sem saber o fim da história?
2- O fato do menino conseguir ler em inglês só usando as apostilas não dá a entender que a gente não precisa ir à escola pra aprender outro idioma?
3- O menino lê o texto com uma pronúncia bastante errada. Se por um lado, mostra a facilidade de falar rapidamente outro idioma, por outro lado... é assim que meu filho vai falar inglês se estudar na Wizard?
Vale ainda ressaltar mais três pontos sobre essa escola:
1- Se o público-alvo de uma escola de idiomas são pessoas que ainda não falam em inglês, porque elas têm nomes em línguas estrangeiras? O que a palavra "Wizard" significa para quem só fala em português??
2- O slogan da Wizard é "Você bilíngue", ou seja, "Você falando dois idiomas". Mas a escola ensina sete idiomas. O slogan parece ser menos abrangente que o escopo de atuação da empresa, não?
3- E, para fechar com chave de ouro, deixo aqui uma homenagem ao site da Wizard, um dos mais feios e poluídos que já vi. (Fonte: mundodomarketing)
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GVT anuncia investimentos de R$ 1,73 bilhão
A entrada nas duas principais cidades do País – São Paulo e Rio de Janeiro – e o lançamento da operação de TV por assinatura serão as prioridades da GVT para este ano. Por conta dessas iniciativas, o presidente da operadora, Amos Genish, anunciou nesta quarta-feira, 26, no Rio de Janeiro, investimentos de R$ 1,73 bilhão para este ano. É um valor 23% superior ao realizado no ano passado, de R$ 1,4 bilhão.
E também nesta quarta-feira, 26, a GVT começa a operar comercialmente na cidade do Rio de Janeiro, com investimentos previstos de R$ 400 milhões até 2012. A rede da GVT na capital carioca abrange, inicialmente, 21 bairros com 73 mil acessos para telefones fixos e conexões de banda larga de 5 Mbps a 100 Mbps, o que cobre 15% da área urbana do Rio de Janeiro. Até o final deste ano, a expectativa da GVT é chegar a dez novos bairros, com mais 180 mil acessos e cobertura de 30%. Para 2012, o objetivo é ampliar a rede para 50% da cidade.
O presidente da GVT reafirmou os planos de entrar no mercado de São Paulo, capital, e também de iniciar a oferta de TV por assinatura, com serviços interativos. No ano passado, a GVT começou a operar em dez novas cidades no Brasil, inclusive nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. As projeções para o resultado de 2010, que serão divulgados apenas em 1º. de março, apontam um crescimento de 40% na receita líquida, com R$ 2,4 bilhões, com margem Ebitda de 40%. As linhas em serviço devem chegar a 4 milhões, nas 100 cidades em que opera.
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TV por assinatura cresce 30,7% em 2010
Mais de 9,7 milhões de domicílios brasileiros já dispõem do serviço de TV por assinatura. De acordo com os dados atualizados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o setor cresceu 30,7% em 2010 em comparação com o ano anterior. No ano passado, um total de 2.295.517 de novas assinaturas foram habilitadas.
Apenas no último mês de dezembro, um total de 237.936 novas assinaturas foi contabilizado. Considerando os critérios populacionais do IBGE (que utilizam a média de 3,3 pessoas residentes em cada domicílio) estima-se que os canais por assinatura já sejam assistidos por mais de 32,2 milhões de brasileiros.
Considerando todas as regiões do País, o Norte foi o local que mais recebeu novas assinaturas de TV a cabo, registrando um crescimento de 62,2% em 2010 em comparação com 2009. A região Nordeste teve um aumento de 51,7% em termos de novas assinaturas. Na sequencia vem o Sudeste, com crescimento de 32,7% no ano; o Centro-Oeste, com crescimento de 27,8% e, por fim, o Sul, com aumento de 25,4% no número de domicílios com TV a cabo.
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Redes sociais começam a minar uso do email
Pesquisa da comScore mostra que o uso de mensagens eletrônicas vem diminuindo
Considerado uma das maiores revoluções trazidas pela internet, o email vem sofrendo com a perda de interesse dos novos internautas. Um estudo realizado pela comScore nos Estados Unidos mostra que o número de usuários de sites que oferecem serviços de email, como o Gmail (Google) e Hotmail (Microsoft), vem caindo com o passar do tempo.
De acordo com o levantamento, no período de um ano, esses dois sites em especial perderam cerca de 6% de suas audiências, sendo que também houve uma redução de 10% no tempo gasto pelos internautas nesses endereços.
Enquanto isso, o número de acessos a caixas de mensagens através dos telefones celulares cresceu cerca de 36% o que, de acordo com a pesquisa, configuraria uma ameaça ao contínuo crescimento do webmail e confirmaria uma significativa e complexa mudança de hábitos de consumo digital.
"Hoje os internautas possuem inúmeras formas de se comunicar através da rede, sendo que podem fazê-lo por meio dos computadores, dos telefones celulares, das mensagens instantâneas ou das redes sociais. O declínio no uso do email é só uma prova dessa nova dinâmica, onde impera a comunicação sob demanda e atendida por diversas opções", coloca Mark Donovan, vice-presidente de mobile da comScore.
A pesquisa constatou ainda que, enquanto os usuários mais velhos se mantêm apegados à ferramenta, os adolescentes estão trocando o email pelas redes sociais. Os números mostram que, nesse caso, a queda no uso chega a 24% em doze meses. O declínio, segundo os entrevistados pela consultoria, deve-se principalmente ao sistema de troca de mensagens.
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