________________________________________
Sara Lee amplia portfólio do café Pilão
A Sara Lee amplia a família de produtos com a marca Pilão. O Pilão Sabor e Leveza foi desenvolvido para consumidores que buscam uma bebida mais leve. Segundo a empresa, o novo café é ideal para ser consumido em dias quentes.
A novidade foi incorporada à linha Pilão após o sucesso da edição limitada Pilão Sabor de Verão, lançada em novembro de 2009.
________________________________________
MegaMatte terá loja no Nordeste
A rede de lanchonetes carioca MegaMatte irá inaugurar sua primeira unidade na Região Nordeste. Localizada no Shopping Salvador, a unidade está prevista para ser inaugurada em novembro deste ano. A nova política de expansão do grupo tem como objetivo aberturas de unidades dentro de shopping centers. Com 69 unidades em funcionamento a franquia está presente em São Paulo no Shopping Iguatemi, Shopping Raposo, Shopping Interlagos, Shopping União Osasco, além de shoppings cariocas.
________________________________________
Hypermarcas quer mais espaço nas gôndolas
Para isso, a empresa anunciou que irá introduzir, diariamente, dois novos produtos no mercado, ao longo deste ano. Em 2010, a companhia, uma das maiores de bens de consumo do País, dobrou seu portfólio e lançou um item por dia, além de ter adquirido vários negócios.
Segundo Mel Girão, diretora-executiva de marketing da Hypermarcas, o desejo por novos produtos transformou o Brasil no lugar certo e na hora certa para a empresa. “Há mais caminhos para percorrermos, mais formas de alavancarmos a exposição nos pontos de venda e fortalecermos os parceiros, a distribuição e a cadeia produtiva como um todo”, explica a executiva.
De acordo com ela, um levantamento realizado pela companhia mapeou um número enorme de oportunidades, que praticamente dobrou em relação ao ano anterior. “O que ocorre é que nós estamos entrando em novas categorias, a exemplo de Bozzano, que tinha uma posição predominante em creme de barbear e, por oportunidade, também lançou lâminas de barbear. Isso nos permite oferecer uma solução mais completa ao consumidor”, exemplifica.
________________________________________
Padarias faturam R$ 56,3 bi em 2010
Resultados mostram que inovação em serviços, melhor administração e ampliação são responsáveis por aumento
O setor da panificação fechou 2010 com um faturamento de R$ 56,3 bilhões, 13,7% a mais do que em 2009, segundo resultados apresentados pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip). São cerca de 60 mil padarias em todo o país, sendo 97% micro e pequenas empresas.
Segundo a entidade, desde 2000 o setor vem participando de um amplo processo de modernização, investindo em tecnologia e inovação. A padaria conceito, onde há um maior mix de produtos e serviços, fez com que muitos estabelecimentos virassem pontos de referência em suas regiões.
De acordo com o Propan (Programa de Apoio ao Panificador), 60% do crescimento do faturamento das padarias devem-se à inovação em serviços, melhor administração e a ampliação de conceitos ligados ao food service.
________________________________________
Primeira licença para a construção do Estaleiro Eisa deve ser liberada em aproximadamente 90 dias
Depois de várias reuniões entre o Governo de Alagoas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o empresário German Efromovich, CEO do Grupo Synergy – responsável pelo Estaleiro Eisa, a licença ambiental necessária para a instalação do estaleiro no litoral alagoano está mais próxima.
O Ibama liberou, na semana passada, um Termo de Referência para que a empresa Eisa, responsável pelo estaleiro que será construído no município de Coruripe, litoral Sul de Alagoas, cumpra os itens propostos pelo Instituto com a finalidade da emissão da licença prévia ao início da construção.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, a primeira licença deve ser liberada em aproximadamente 90 dias. Já a definitiva, possivelmente, será autorizada em pouco mais de um mês após a primeira.
“Depois que obtivermos a licença definitiva será dado início às obras do tão sonhado e esperado estaleiro”, disse Luiz Otavio. Para ele, o governador Teotonio Vilela Filho e o empresário German Efromovich nunca deixaram de acreditar na instalação do estaleiro em Alagoas.
________________________________________
Maxxi Atacado Abre Loja em Teresina (PI)
O grupo Walmart inaugura no dia 17 de fevereiro sua mais nova loja Maxxi Atacado em Teresina (PI). A unidade deverá oferecer cerca de 6 mil itens categorizados como alimentos, perecíveis, produtos de limpeza e de bazar. Com a entrada no mercado piauiense, a bandeira Maxxi Atacado conquista o 13º Estado brasileiro. A empresa garante ofertar preços 15% do varejo tradicional e 5% mais em conta que os atacados no mercado. A loja faça concorrência direta com o grupo atacadista Makro.
________________________________________
Água Crystal tem novos rótulos e embalagens
A Coca-Cola Brasil apresenta a nova identidade visual da água mineral Crystal. O produto ganha novos logotipo, rótulo e embalagem para o verão, estação do ano em que historicamente o consumo de água aumenta.
O logotipo será padrão em todos os países da América Latina, o que facilitará a identificação da linha Crystal pelo consumidor independentemente do local em que esteja. As letras assumem um formato mais arredondado e, agora, estão em caixa baixa.
Os rótulos agora trazem o grafismo de uma gota. Nas garrafas de PET o desenho é apresentado em alto relevo.
Os produtos também passam a ser identificados por cores: garrafas com tampa e rótulo azuis correspondem a água sem gás; a água com gás tem tampa e rótulo verdes.
Os primeiros produtos do portfólio, que conta com nove opções, a ganharem nova identidade visual são as embalagens de 500 mililitros e 1,5 litro.
________________________________________
Máquina de Vendas Firma Parceria com Losango
Depois de cinco meses de negociação com os quatro maiores bancos privados do país, a Máquina de Vendas escolheu a Losango, financeira do HSBC, para firmar parceria. Foi formada uma joint venture entre as duas empresas, com 50% de participação para cada uma, cujo contrato tem duração de 18 anos. A Losango já era a financeira da Ricardo Eletro, Insinuante e City Lar. A Máquina de Vendas é a segunda maior varejista de móveis e eletroeletrônicos do país, depois de Nova Globex (Casas Bahia e Ponto Frio).
________________________________________
Novas indústrias para PE
Mesmo sem revelar investimentos ou dar explicações sobre os empreendimentos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) confirmou que o governador Eduardo Campos assinará nesta sexta protocolos de intenções com as empresas Vita Derm (São Paulo), Companhia Brasileira de Vidros Automotivos, CBVA (Pernambuco), Brasfrut (Bahia) e Galíctio (Espanha). O evento ocorrerá às 16h, no Palácio do Campo das Princesas, e marcará o início do processo de instalação de unidades de produção das quatro empresas no Estado. As duas primeiras ficarão em Goiana, a Brasfrut e a Galíctio em Bonito e Ipojuca, respectivamente.
Ontem, circulou informação de que a Vita Derm, que elabora produtos para tratamento cosmético e franquia profissional de beleza do Brasil, irá implantar sua unidade no Polo Farmacoquímico, onde já está localizada a gigante que atrai investimentos Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia). A área destinada ocuparia um centro de distribuição de cosméticos. A CBVA será implantada pela Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP) para atender a demanda da fábrica da Fiat. A CBVP pertence ao Grupo Cornélio Brennand. Fala-se que o investimento é de R$ 67 milhões na unidade.
A baiana Brasfrut possui uma ampla rede de distribuição de polpas de frutas que atendem ao Brasil e até outros países. O Galíctio é um consórcio de sete empresas que devem se instalar no Porto de Suape para aportar R$ 40 milhões em um centro de reparação de navios. A articulação com as empresas ficou a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), da Companhia Pernambucana de Gás Natural (Copergás) e do Complexo Industrial e Portuário de Suape.
________________________________________
PepsiCo Amplia Presença no Norte e Nordeste do País
A PepsiCo deve inaugurar ainda neste primeiro semestre sua 16ª fábrica no Brasil. Com aporte de R$ 20 milhões, a nova unidade produzirá achocolatados e estará instalada em Feira de Santana, na Bahia. O objetivo da multinacional norte-americana é ampliar a sua presença nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Segundo a companhia, só as regiões Norte e Nordeste representam para o negócio da PepsiCo um faturamento maior que em qualquer outro país da América do Sul.
________________________________________
Chegada da Fiat pode atrair subsidiárias para PE
A Fiat pode trazer algumas de suas subsidiárias para Pernambuco. Os empreendimentos fazem parte do volume de R$ 8 bilhões que a montadora apresentou como projeção ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor ainda contempla o desenvolvimento de novos carros e a chegada das empresas fornecedoras da cadeia automotiva, chamada de sistemistas. Na última quarta-feira, o governador Eduardo Campos surpreendeu ao falar no aporte de recursos, R$ 5 bilhões acima do anunciado anteriormente. Ao longo dos anos existe a chance de a verba total ser até superior à exposta ao BNDES.
Em visita à Folha de Pernambuco, ontem, o diretor de Comunicação da Fiat, Marco Lage, explicou que o valor dos recursos estarão diretamente ligados às taxas aplicadas pelo banco. “Dependendo do custo do financiamento, pode valer a pena não montar motores aqui, pelo menos por um tempo”, exemplificou. Lage esteve no jornal ao lado do assessor de Comunicação da empresa, Roberto Baraldi, e do responsável pela publicidade de varejo no País, Edward Sousa. Todos foram recebidos pelo diretor Executivo da Folha, Paulo Pugliesi.
É verdade que os investimentos oficiais da Fiat na planta do Cabo de Santo Agostinho permanecem em R$ 3 bilhões. Mas é possível estimar mais ou menos o que pode vir dos italianos. Só no desenvolvimento de automóveis são aplicados de R$ 500 milhões a R$ 1 bilhão. A criação de um veículo novo leva três anos. Por isso, a Fiat já trabalha no modelo que será fabricado na planta do Cabo de Santo Agostinho a partir de 2013. Já a instalação da Fiat Powertrain Technologies (FPT), que produz motores e transmissões, em Betim, Minas Gerais, custou em torno de R$ 400 milhões.
Enquanto as empresas não são anunciadas, o foco é na capacitação. “Teremos um estudo social do entorno de Suape para entender as necessidades da comunidade, inclusive no quesito sustentável”, apontou Marco Lage.
________________________________________
Com Franquia, Espetinhos Mimi Amplia PDVs
A Espetinhos Mimi ampliou sua presença em todo o país na virada do ano, chegando agora ao Nordeste e a Minas Gerais por meio de novas franquias. O número de pontos de venda está ultrapassando a meta de 40 idealizada pela empresa: são 49 entre os instalados e os quase prontos, sendo que 18 unidades tiveram o contrato assinado em 2010. O presidente da Mimi, Fausto Martins Borba, atribui esse sucesso ao fato da empresa ter participado de feiras nacionais e regionais de franquias.
________________________________________
Sufresh Soyos chega ao mercado com 9 sabores
O consumidor terá à disposição 9 sabores de Sufresh Soyos: Abacaxi e Limão, Laranja e Cenoura, Maçã, Mamão e Acerola, Manga e Coco, Maracujá, Morango, Pêssego e Uva. Toda a linha Sufresh Soyos é rica em vitamina C, 0% lactose, 0% colesterol e não possui conservadores.
Além da embalagem de 1 litro, Sufresh Soyos também estará disponível em embalagens de 200ml algumas com personagens da Turma da Mônica, ideais para consumo em qualquer lugar e para tornar o lanche das crianças um hábito saudável, nutritivo e divertido.
________________________________________
Cash & carry cresceu 13% em 2010
A aposta de atacadistas e grandes redes de varejo no formato cash & carry já começa a mostrar resultados na adesão dos consumidores ao formato relativamente novo no País. A possibilidade de comprar com preço baixo, direto do atacado, caiu no gosto do consumidor brasileiro, especialmente em regiões mais sensíveis a preço, como o Nordeste, como mostra o estudo da Nielsen sobrea a penetração do formarto nos lares.
Em 2010, o canal atacado de autosserviço cresceu 13% em relação ao ano anterior. Em 2009, foram outros 26% de crescimento de participação, resultando na adesão de 3,1 milhões de novos lares que passaram a comprar no cash & carry nos últimos dois anos.
A classe média e baixa foram as que mais contribuiram com esse resultado com 44% e 36% de participação, respectivamente.
Segundo o estudo, a participação da região Nordeste foi crucial para que o formato atingisse esse desempenho, não apenas com o número de visitas e compradores, mas também com o tiquete médio. Para se ter uma ideia, o valor médio gasto pela região duplicou de importância nos últimos dois anos, subindo de 13% para 26%.
O estudo também identificou as 10 categorias que tem maior penetração no cash & carry: bolacha, papel higiênico, sabonete, sabão em pó, refrigerante, margarina, creme dental, iogurte, café em pó e leite condensado.
________________________________________
Walmart lança sabão em pó sob a marca Bom Preço
O Walmart lança na próxima semana um novo produto na categoria de limpeza da marca Bom Preço - sua marca própria. Além de chegar às gôndolas com preços entre 15% a 25% mais baixos em relação as demais marcas da categoria, o produto agrega um diferencial em sustentabilidade, levando ao consumidor mais uma opção de compra consciente.
O sabão não possui fosfato em sua fórmula, componente prejudicial, especialmente à vida aquática. O produto estará à venda em embalagens de 1kg 9 (R$ 3,48) e 3kg (R$ 9,38) e contém branqueador ótico e formulação exclusiva que ajuda na remoção de manchas difíceis.
Além da marca Bom Preço, o Walmart conta com as linhas Sentir Bem de produtos saudáveis e Equate, marca exclusiva de higiene pessoal, beleza e cuidados para o bebê. Atualmente a rede possui mais de 12 mil itens de marca própria em mais de 180 categorias entre alimentos e não alimentos.
________________________________________
Bombril lança linha de limpadores sob a marca Pratice
Mais uma linha de produtos de limpeza passa a integrar a marca Pratice, da Bombril. A companhia lança a linha de limpadores com brilho nas versões Cerâmica e Porcelanato; Laminados e Todos os Tipos de Pisos Frios Lavanda e Clássico.
Os produtos estão disponíveis já a partir de fevereiro em supermercados de todo o país, em embalagens de 750 ml e em frascos com alça para facilitar o manuseio. Sua fórmula cria uma camada protetora que não deixa o pó grudar, facilitando na hora de varrer e limpar, e não é necessário encerar ou enxugar.
A Bombril está bastante otimista com os lançamentos. Segundo o diretor de marketing da empresa Marcos Scaldelai o objetivo da companhia é quebrar a barreira de experimentação para que Pratice ganhe mais destaque e expressão no mercado de limpadores. Para divulgar a nova linha, a Bombril fará investimentos em ações nos pontos de venda.
Segundo dados da Nielsen, a categoria de Limpador com Brilho representou 8.463 mil toneladas vendidas, em 2009, totalizando 55 milhões de reais em vendas.
________________________________________
Aeroporto do Recife terá R$ 40 milhões para obras
Melhora na infraestrutura inclui a recuperação da pista de pouso e decolagem, além de investimento em uma nova torre de controle. Intervenções devem começar até agosto e visam a Copa de 2014
O Aeroporto do Recife terá R$ 40 milhões em obras iniciadas até agosto. Além da nova torre de controle, anunciada ano passado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a novidade é a recuperação das pistas de taxiamento e pouso/decolagem.
Oficialmente, apenas a torre de controle está no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa 2014. Ela terá 31 metros de altura e 311 metros quadrados de área construída. Está orçada em R$ 19 milhões, fora os R$ 800 mil nos projetos básico e executivo.
Segundo o cronograma informado pela Controladoria Geral da União (CGU), que montou um sistema de acompanhamento específico para a infraestrutura do Mundial, as obras seriam iniciadas até junho. Aparentemente, contudo, já houve um pequeno atraso.
É que a Infraero espera concluir os projetos básico e executivo até o final deste mês, quando a CGU informa que eles deveriam ter ficados prontos no mês passado. A própria estatal já estabelece um prazo um pouco mais elástico para o começo da construção. “A torre será licitada até o fim de março. Até 31 de agosto começaremos as obras. Ela estará concluída e operacional em fevereiro de 2013”, afirma o superintendente Regional Nordeste da Infraero, Fernando Nicácio.
Outro conjunto de obras envolve a recuperação do pavimento das pistas de táxi e pouso/decolagem, avaliado em cerca de R$ 20 milhões. Esse pacote de obras, apesar de não ter um cronograma acompanhado dentro do PAC da Copa pela CGU, já teve algum atraso.
Nicácio conta que a Infraero chegou a licitar as obras das pistas, mas está em processo de rescisão de contrato com a empresa selecionada, que não teve capacidade técnica para tocar a construção. Só a pista principal mede 3,3 quilômetros por 45 metros de largura.
“Até o final do mês lançaremos novo edital. No conjunto de obras, até 2014 teremos ainda a ampliação do pátio do aeroporto”, adianta o superintendente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário