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sexta-feira, 8 de junho de 2012

Notícias de Mercado - Clipping 02 a 08/06

________________________________________ Dore vai fabricar produtos da Mormaii no RN Com um faturamento estimado em R$ 400 milhões por ano, a Mormaii tem planos ousados para o Nordeste, em especial para o Rio Grande do Norte. Com produção em cinco países, a empresa catarinense fechou parceria com a indústria de bebidas potiguar Dore para fabricação e distribuição da linha de produtos funcionais, como barra de cereais, água mineral e o energético Infinity Energy Drink, para a região a partir do Estado. A estimativa é que os itens entrem em processo de produção em meados de agosto e representem um acréscimo de 30% nas vendas desses artigos. Além disso, a multinacional brasileira planeja implantar uma fábrica de bicicletas da marca em São Gonçalo do Amarante, na região Metropolitana de Natal. Os detalhes foram repassados pelo presidente da Mormaii, Marco Aurélio Raymundo, mais conhecido como Morongo, durante entrevista coletiva. Ele veio a Natal para ratificar a parceria com a Dore. "Não tivemos um business plan [plano de negócio]. As coisas aconteceram naturalmente. Tanto a água quanto o energético já existem no Sul do país, mas queremos a Dore como licenciada para atender à região Nordeste", enfatizou Morongo. Para a companhia, o Nordeste representa um mercado promissor em função do crescimento consistente do consumo. Segundo dados da Nielsen sobre a região Nordeste, 130 categorias de produtos registraram crescimento de 40% na região enquanto a média de crescimento no Brasil foi de apenas 26%. A água mineral está entre os três principais produtos consumidos no Nordeste. "Estava na hora de o Brasil despertar para essa região". A parceria amplia para 33 o número de empresas licenciadas da Mormaii. A água e o energético entram na linha de produção nas duas fábricas da Dore, situadas em João Pessoa (PB) e Parnamirim (RN). Inicialmente, a fabricação dos produtos irá abastecer os mercados do RN, Paraíba e Pernambuco. Pelas regras da operação, somente após um ano de atuação da licenciada é que se estabelecerá a meta de produção dos dois itens. ____________________________________ Shoppings focam nas classes altas O mercado de luxo quer se democratizar. “A nova etapa do projeto de expansão do Shopping Recife reúne grifes de mercado, mas também contempla lojas de departamento com preços equivalentes no mercado não tão top”, defende o superintendente do Shopping Recife, Alexandre Luercio. “O mercado de luxo não precisa ser exclusivo e de difícil acesso. Hoje, 72% dos clientes do Shopping Recife são de classes A e B, mas há diversos produtos para aquele consumidor que quer ter acesso a marcas. Ele não precisa comprar uma peça de R$ 4 mil, mas compra, na mesma loja, uma de R$ 300”, avalia. Além disso, no Brasil as lojas oferecem a vantagem do parcelamento. As marcas estão diversificando a linha de produtos exatamente pata chegar a mais consumidores. O Shopping RioMar terá marcas como Cavendish e Spa Loccitane entre as 476 lojas e 14 salas de cinema, além de teatro. O empresário João Carlos Paes Mendonça, do grupo JCPM, responsável pelo empreendimento, diz que “o RioMar é a realização de um grande sonho de dotar Recife de um dos maiores e mais modernos centros de compras do País”. “Com o crescimento do Estado, todos os mercados estão crescendo. O Shopping Boa Vista ampliou, o Guararapes também. Nosso shopping é democrático e teremos produtos para todos os públicos, mas temos várias lojas voltadas para a classe A”, garante o empresário. O investimento na implantação do shopping é de R$ 600 milhões. No Shopping Recife, a gestão do empreendimento também defende a quinta etapa como de luxo acessível. “Há lojas de peças exclusivas, de alto design, mas que tem volume de movimentação. A MAC, marca de maquiagem internacional, foi uma grande surpresa de vendas. Outros perfis não tem tanto fluxo em loja, mas são artigos de valores altos. É o caso da Constanza Pascolato”, compara. _______________________________________ Novas rotas para exportadores Pernambuco está exportando cada vez mais produtos manufaturados para novos mercados como México, Angola, Cuba e China. Se antes estes destinos eram consumidores apenas do açúcar pernambucano, agora eles representam um mercado potencial e já estão comprando roupas, calçados, móveis, refrigeradores, sucos, cachaças e até softwares do nosso estado. Para comprovar o crescimento das exportações basta comparar os quatro primeiros meses de 2011, quando Pernambuco recebeu destes quatro países cerca de US$ 5,83 milhões, ao mesmo período deste ano, cujas vendas atingiram um total de US$ 7,34 milhões. O aumento do volume exportado foi de 25% e esse valor deve subir ainda mais. “A gente tem que olhar para estes países como parceiros, tanto na exportação quanto na importação. Eles estão se desenvolvendo, como nós, então temos coisas que lá não tem e vice-versa”, explica Patrícia Canuto, gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiepe. Segundo ela, os maiores obstáculo dos empresários nos acordos com países emergentes são as barreiras técnicas e governamentais e o atraso nos pagamentos. “Em Cuba, por exemplo, existe uma linha de crédito do governo para os importadores, mas o teto não é alto. Então, as pessoas ficam com medo de exportar acima desse valor, pois não vão ter garantias.” Já no caso da Angola, um problema entre algumas empresas que não pagaram a mercadoria pernambucana no prazo certo levou todos os brasileiros a ficarem com receio em aumentar suas vendas por lá. Resultado: as exportações recuaram no início deste ano. “Foi uma confusão pontual que não representa o mercado angolano, mas como o mercado interno no Brasil está muito aquecido, nem todo mundo quer se arriscar lá fora”, ressaltou Canuto. Para Osvaldo Ramos, coordenador de missões da Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE), como muitos destes países têm a economia baseada em serviços, é interessante para Pernambuco realizar conexões não só com o setor industrial, mas também com os comerciantes locais. “Já fizemos três missões para a China porque entendemos que esse mercado não pode ser ignorado e estamos estudando também o comércio da África do Sul, de Cabo Verde e agora, com o voo direto saindo do Recife para o Panamá, vamos analisar as possibilidade de negócios por lá”, afirmou. De acordo com Ramos, dentre os principais produtos que Pernambuco fabrica e interessa às nações em desenvolvimento, o destaque vai para o setor de tecnologia da informação. “O Porto Digital é um centro de produção de softwares em escala internacional e muitos países emergentes ainda não chegaram nesse nível de acúmulo de conhecimento. Isso é um diferencial nosso, que temos que explorar. Além do próprio produto ter muito valor agregado, ele é vendido em conjunto com serviços de assistência e manutenção, o que significa mais lucro para os pernambucanos”, detalhou. Ele disse ainda que a logística da cadeia produtiva de Suape vende bem lá fora. ________________________________________ Angola aumenta investimentos para o desenvolvimento Diversos países, incluídos países do Sul como a Argentina e o Brasil, estão fortalecendo suas relações com Angola, país que depois de uma longa guerra (1975-2002) precisa de fortes investimentos para seu desenvolvimento. Esses vínculos favorecem muito a construção de obras econômicas e sociais, como indústrias, moradias, asfaltamento de centenas de quilômetros de estradas e reabilitação de obras viárias, assim como a retirada de minas explosivas de áreas rurais, em benefício da agricultura. Agora com este país determinado a reconstruir infraestruturas, José Severino, presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), afirmou em entrevista concedida à Prensa Latina que, os investimentos potencializam a diversificação produtiva. Depois de ponderar sobre o importante papel da AIA para impulsionar o processo de desenvolvimento angolano, o diretor afirmou que esse organismo, com incidência em todo o país, está integrado por mais de cinco mil empresários. (leia mais... http://correiodobrasil.com.br/angola-aumenta-investimentos-para-o-desenvolvimento/463727/) ____________________________________ Recife: Rio Ave terá novo hotel na Zona Sul Investimento está estimado em R$ 21,6 milhões e as obras devem ser iniciadas dentro de 90 dias. Nova opção de estadia será três estrelas e tem a Copa como foco inicial A Rio Ave, construtora pernambucana, vai tirar do papel o segundo de três hotéis que ela busca viabilizar para o bairro de Boa Viagem. O novo investimento, no segmento de hotelaria econômica, será de R$ 21,6 milhões e as obras começarão em 90 dias. A futura marca (a operadora) está em negociação e ainda não pode ser revelada. A meta é entregar o hotel a tempo da Copa 2014. O novo hotel da Rio Ave equivale a um três estrelas e a categoria econômica implica dizer um empreendimento focado em diárias mais em conta. Serão 216 quartos distribuídos em 12 andares, com uma área total construída de 6.387,91 metros quadrados. Cada apartamento, em média, terá 18,85 m² e haverá 18 quartos por andar. O diretor comercial da Rio Ave, Alberto Ferreira da Costa, diz que o novo empreendimento será construído na Avenida Domingos Ferreira. “Estamos finalizando as negociações para operadora. Mas já decidimos iniciar as obras”, comenta o empresário. ________________________________________ Receita libera consulta a restituição de R$ 2,5 bilhões do Imposto de Renda Recursos estarão disponíveis para cerca de 1,9 milhão de contribuintes, no primeiro de sete lotes previsto para 2012 A Receita Federal libera às 9h (horário de Brasília) desta sexta-feira, 8 de junho, a consulta ao primeiro lote de restituição Imposto de Renda (IR) de 2012. Cerca de 1,9 milhão de contribuintes receberão um total de R$ 2,5 bilhões, incluindo aqueles que ainda não foram ressarcidos nos exercícios fiscais entre 2008 e 2011. A consulta é disponível no site da Receita Federal e o resgate poderá ser realizado a partir do dia 15 de junho. Proprietários de smartphones e tablets contarão com um aplicativo para sistemas Apple e Android na hora de consultar a restituição do IR. O aplicativo está disponível para download. Também será possível consultar a situação fiscal do CPF pelo aplicativo. _______________________________________ Governo refinanciará dívidas agrárias no Norte e Nordeste O governo finaliza nos próximos dias uma proposta que refinanciará dívidas de agricultores nas regiões Norte e Nordeste que tenham contratado empréstimos de até 100 mil reais até 2006, num volume de recursos de aproximadamente 1,5 bilhão de reais, segundo disse à Reuters uma fonte do Executivo. O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve instituir uma linha de crédito rural com recursos dos Fundos Constitucionais do Nordeste (FNE) e do Norte (FNO) permitindo a liquidação dessas operações e permitindo que o produtor possa renegociá-la em novas condições. O detalhamento dessas condições foi discutido numa reunião nesta terça-feira entre a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, e o relator da medida provisória 565 no Senado, senador Walter Pinheiro (PT-BA). O parlamentar disse que cerca de 230 mil produtores poderão ser beneficiados pela nova linha de crédito que será instituída na medida provisória que ele está relatando. "Isso envolve cerca de 1,5 bilhão de reais", disse Pinheiro à Reuters. Desses 230 mil produtores, cerca de 150 mil enfrentam processos de execução judicial por conta dessas dívidas com as instituições financeiras. Com a proposta do governo, esses processos serão suspensos desde que o produtor procure os bancos e demonstre disposição de utilizar esses novos mecanismos para refinanciar essas dívidas. Os valores devidos serão calculados com o perdão de encargos de inadimplência e multas. _______________________________________ Ceará pode ganhar mais 33 novas empresas Caso se confirmem, os investimentos totais serão de R$ 706 milhões, gerando cerca de 4.879 empregos A Política de Atração de Investimentos do Ceará tem sido fundamental para que empresas nacionais e internacionais identifiquem o potencial do Estado e instalem aqui novas unidades. Somente na primeira reunião do Conselho Estadual do Desenvolvimento Industrial (Cedin), realizada no último dia 31, foram aprovados 33 protocolos de intenções para instalação de empresas no Ceará, que, se forem confirmados, resultarão em investimentos da ordem de R$ 706 milhões e na geração de 4.879 empregos diretos. Indústrias têxtil e de confecção estão entre as instaladas no Ceará nos últimos anos FOTO: KID JÚNIOR O princípio básico da Política de Atração de Investimentos do Ceará é a concessão de incentivos fiscais, com destaque para o diferimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) gerado pela atividade industrial, conforme Decreto nº 29.183, de 08 de fevereiro de 2008. O valor do incentivo tem limite máximo de 75% do ICMS a ser recolhido. Neste ano, a expectativa é que mais 20 empresas, de diversos segmentos, iniciem suas atividades no Ceará, totalizando um investimento privado de R$ 83,7 milhões e gerando 907 empregos diretos. Além dos benefícios ofertados pelo governo do Estado, as empresas têm observado outros aspectos favoráveis no Ceará, como mão de obra disponível, infraestrutura e localização. Esses pontos foram decisivos para que a ABL Indústria Têxtil, formada por duas empresas de Santa Catarina (Lunender e Lunelli), abrisse uma fábrica em Maracanaú, há cerca de três anos e meio. "Visitamos outros Estados do Nordeste, mas viemos para o Ceará em virtude dos incentivos fiscais e da farta mão de obra. Hoje, temos fábrica em Santa Catarina, São Paulo e no Ceará", destaca o diretor da ABL Têxtil, Everton Vegini. ________________________________________ Mão de obra importada por falta de qualificação Mão de obra é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas que desejam se instalar no Cipp As perspectivas de investimentos na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) desenham para o Ceará um horizonte de progresso e desenvolvimento socioeconômico. No entanto, para que as oportunidades geradas aqui sejam bem aproveitadas pelo Estado e beneficiem os cearenses, de um modo geral, ainda é preciso avançar em diversas áreas, como cadeia de suprimentos, infraestrutura, ambiente de negócios e mão de obra, que hoje é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas que desejam se instalar no Cipp. Municípios sob influência do Cipp devem refletir sobre como eles garantirão a maior inclusão de mão de obra cearense nos empreendimentos. Todos esses pontos estão sendo debatidos pelo movimento Pacto Pelo Pecém, que se reuniu ontem, na Assembleia Legislativa, com os prefeitos dos municípios do entorno do Cipp para discutir como serão conduzidos os trabalhos que visam à solução de desafios enfrentados pelo polo, incluindo a escassez de mão de obra qualificada. Para o deputado federal Danilo Forte, que também participou do encontro com os prefeitos, as universidades e as escolas técnicas do Ceará devem estar atentas às necessidades do mercado e elaborar cursos a fim de contribuir para solucionar o problema da falta de mão de obra especializada. "Nossas universidades têm que estar focadas. As escolas técnicas também", enfatizou. Durante o encontro com os prefeitos, conduzido pelo Conselho de Altos Estudos da AL, Eudoro Santana apresentou os próximos passos que serão dados pelo movimento. Na ocasião, foi distribuído um documento com oito perguntas para serem respondidas pelas prefeituras, fazendo com que os municípios reflitam sobre como eles se engajarão nos empreendimentos do Cipp e quais benefícios e malefícios poderão sofrer. Conforme Santana, as respostas deverão ser enviadas ao conselho dentro de 15 dias e uma nova reunião será realizada para que cada município e instituição apresente suas respostas. ________________________________________ BNDES reduz taxas para projetos de geracao de emprego de empresas O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) reduziu os juros cobrados de empresas para o financiamento de projetos que ajudem a gerar emprego e renda, dentro do programa BNDES Progeren. As taxas foram reduzidas de 9,5% para 6% ao ano, para micro e pequenas empresas, e para 6,5%, para companhias de porte médio. No caso das grandes empresas, a taxa passou de 10% para 8% ao ano. A medida foi tomada de forma complementar à iniciativa do governo federal de estimular os investimentos na economia brasileira. De acordo com o banco, o programa vai operar na modalidade indireta e as taxas serão acrescidas da remuneração do agente financeiro, a ser negociada entre o tomador final e o banco repassador. O programa terá vigência até 31 de dezembro de 2012 e tem orçamento de R$ 14 bilhões. As médias empresas de toda a indústria de transformação poderão obter o financiamento. Antes, o crédito só estava disponível para algumas categorias industriais. Para as micro e pequenas, não há limitação. Para as grandes, a restrição continua para alguns segmentos. Do total de recursos, R$ 3 bilhões serão destinados às grandes empresas, e o restante às micro, pequenas e médias empresas. As micro, pequenas e médias empresas com sede em municípios abrangidos pela área de atuação do FNO (Fundo Constitucional do Norte e FNE (Fundo Constitucional do Nordeste) terão R$ 1,1 bilhão, exclusivamente. O prazo total das operações permanece em 36 meses, incluindo o período de carência de até 12 meses. ________________________________________ Vendas em shoppings sobem 7% com Dia dos Namorados, aponta Alshop Vendas em Shoppings terão um aumento um pouco menos expressivo no Dia dos Namorados de 2012, se comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a expectativa é de um crescimento de 7%. Mas a data continua ocupando o ranking das mais aguardadas do setor varejista, sendo a terceira com maior índice de vendas. E os números apresentados não desanimam os lojistas, pois a tendência vista durante 2012 é de um arrefecimento da economia nacional, ante os anos anteriores. E por conta disso, os centros de compras já estão com inúmeras ações promocionais, para que os shoppings recebam um número ainda maior de consumidores e estes sintam-se estimulados em comprar nas lojas destes empreendimentos. Perfumes; roupas, especialmente de inverno, devido à chegada da estação; chocolates finos; calçados; e outros produtos, estão na lista de preferências para a data. Outro destaque especial são os itens tecnológicos, como celulares, smartphones, entre outros. ________________________________________ 70% dos brasileiros podem pagar mais por produto sustentável Pesquisa do Ibope aponta também a disposição das pessoas em mudarem o estilo de vida para beneficiar o meio ambiente, embora menos de um terço nao recicle seus produtos.Pesquisa do Ibope indica que 70% dos brasileiros dizem estar dispostos a pagar mais por um produto saudável para o meio ambiente ou mesmo dispostos a mudar o estilo de vida para beneficiar o planeta (61%). O estudo ouviu 10.368 pessoas entre julho de 2011 e fevereiro de 2012 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília, de ambos os sexos, pertencentes às classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos. O instituto de pesquisa mapeou diversas questões referentes à sustentabilidade e apontou que apenas 26% dos brasileiros reciclam frequentemente, embora 86% concordarem que isso é dever de todos. O Ibope mostra ainda uma concentração maior de “recicladores” entre as pessoas de 35 a 75 anos e a reutilização de materiais mais evidente entre aqueles de 20 a 24 anos. _______________________________________ Artigo: O desenvolvimento econômico de Vitória de Santo Antão devido ao crescimento industrial . A terra onde inicialmente as perspectivas dos moradores seriam ou migrarem para a capital pernambucana ou juntar dinheiro para tentar a vida em outras grandes capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de janeiro, hoje pode se chamar de "Vitória das Oportunidades" devido ao seu efeito reverso à migração e a abertura de novas portas para seu povo. Atualmente com o efeito da interiorização das empresas multinacionais, com parcerias envolvendo os governos estadual e federal, puderam vir a se instalar em Vitória de Santo Antão, empresas como a Kraft Foods, segunda maior empresa de alimentos do mundo, a Sadia, empresa catarinense cuja fábrica em Vitória é a primeira a produzir com zero de emissão de gás carbônico (CO2), juntam-se com a Pitú, empresa 100% Pernambucana, ocupando os postos de uma das maiores indústrias de bebidas destiladas do País e de líder na região Nordeste. No mercado internacional, a marca comercializa mais de 2,5 milhões de litros para mais de 60 países do mundo. Todo esse efeito possibilitou o grande desenvolvimento econômico de Vitória de Santo Antão, atingindo todos os setores, como: Construção civil, imobiliário, financeiro, comercial, alimentício e principalmente o setor de Educação, onde em Vitória de Santo Antão assume a vanguarda dos investimentos em educação. A construção de um campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) anuncia o comprometimento do estado e município com a formação dos profissionais da região. São esses tipos de investimento que verdadeiramente definem a face da nova economia, gerando o aquecimento da economia local, aumentando o nível de empregabilidade, que em recente pesquisa entre Agosto de 2010 a Agosto de 2011, constatou que o crescimento do trabalho formal foi de 13,53%, o que significa que 1.626 trabalhadores de Vitória de Santo Antão foram contratados. Esse acréscimo deve-se, principalmente, ao bom desempenho, basicamente, das indústrias recém instaladas.Todos esse fatores aliados, veem por conseguinte aumentando a expectativa de vida que hoje chega aproximadamente a 70,4 anos ,em média, e melhorando a qualidade de vida do povo vitoriense. Com a indústria chegando ao interior, permite que o talento, a força e a coragem dos nordestinos que ajudaram a construir as grandes metrópoles pelo Brasil a fora, hoje seja utilizada para construir à nossa "casa". Fonte: Administradores _______________________________________ Palestra: a relação da nova classe média e as micro e pequenas empresas Assunto será tratado no dia 5 de julho, às 19h. O evento é gratuito e faz parte do Programa para Empresas Avançadas O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae-PE) vai promover a palestra interessante para o setor das micro e pequenas empresas (MPES). No próximo dia 5 de julho, o órgão debate o tema “A relação da Nova Classe Média com as MPEs”, às 19h, no auditório da sede entidade, na Ilha do Retiro, no Recife, destinado principalmente a empresários de micro e pequenas empresas. De acordo com o Sebrae-PE, a palestra será ministrada por Renato Meirelles, que é sócio-diretor da Data Popular, empresa que produz conhecimento sobre o mercado popular no Brasil. As inscrições para o evento, que irá abordar ainda o Sebrae Mais, programa para empresas avançadas, são gratuitas. Durante o encontro serão abordados temas como consumo, comportamento, valores e comunicação dos diferentes tipos de consumidores brasileiros e a relação da nova classe média com o microempreendedorismo. Os principais temas abordados na palestra são: - As diferenças entre os diversos consumidores brasileiros e o perfil de cada um deles (foco classe C) - Relação – emocional e racional – do consumidor com os produtos e as marcas - Contexto econômico, social e político: o cenário da MPE no Brasil - Estatísticas e estudos sobre pequenos negócios - A relação da classe C com o setor de microempreendedorismo, fundamentos e principais abordagens na prática - Demandas de consumo das classes populares por categoria - A posição da classe C no mercado de trabalho - Cases de sucesso Evento: Palestra “A relação da Nova Classe Média com as MPEs”, com Renato Meirelles - 5 de julho, às 19h - No auditório do Sebrae em Pernambuco (Rua Tabaiares, n.º 360, Ilha do Retiro) _______________________________________

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