Pesquisar este blog
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Notícias de Mercado - Clipping 11 a 17/05
Programa de Estágio Coca Cola Guararapes
A Coca-Cola Guararapes, engarrafadora dos estados de Pernambuco e da Paraíba, abriu inscrições para o quarto ciclo de seu programa de estágio.
A C2 Consultoria está conduzindo o processo de seleção dos estagiários para o Geração Coca Cola IV.
O Geração é voltado para estudantes que estejam cursando o penúltimo ano da graduação (conclusão 2013.1). Serão destinadas 30 vagas distribuídas nas áreas de administração, economia, ciências contábeis, psicologia, ciência da computação, direito, publicidade e propaganda, marketing, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia química, engenharia mecânica; engenharia civil e comunicação social – jornalismo. É preciso ter inglês avançado.
As inscrições para o Programa de Estágio da Coca Cola Guararapes irão até 31/05/2012
________________________________________
Mercado logístico de Pernambuco deve crescer 60% até 2014
Cerca de 490 mil m² de condomínios industriais/logísticos serão entregues até 2014 no Estado do Pernambuco, um incremento de 59% ao atual estoque existente. Esses novos empreendimentos estão localizados, na maioria (66%), na cidade de Cabo de Santo Agostinho.
As informações constam da mais recente pesquisa MarketBeat Industrial, da consultoria americana Cushman & Wakefield. O preço médio pedido de locação em condomínios fechou em R$ 16,4 m² útil ao mês em 2011 e a taxa de vacância geral (espaços vagos) ficou em 5%.
“O segmento de logística vive um momento de grande potencial e deve se manter aquecido neste ano, atraindo investimentos nacionais e internacionais.
Os novos galpões entregues vão melhorar a qualidade e valorizar os preços no Estado”, afirma Mariana Hanania, gerente de Pesquisa de Mercado para América do Sul da Cushman & Wakefield. Hoje, o mercado de galpões concentra-se principalmente nas cidades de Recife, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes.
________________________________________
Shacman é confirmada em PE
A divisão brasileira da chinesa Shacman, a Metro Shacman, se pronunciou ontem, pela primeira vez, desde o anúncio de que Caruaru terá uma fábrica de caminhões e ônibus, feito há uma semana pelo governador Eduardo Campos. O diretor executivo da Metro Shacman, Rodrigo Teixeira, conversou com o JC sobre a desconfiança quanto ao anúncio, a atual fase embrionária da fábrica e afirmou que, até o projeto ser detalhado, qualquer dado referente ao empreendimento é uma ordem de grandeza, não dado concreto.
Desde o anúncio feito pelo governador, há uma semana, o JC tenta contato direto, sem retorno, com a Qingong International, chinesa dona de 11 companhias, entre elas a Shaanxi Automobile Group (SAG), controladora da Shacman. No último sábado, porém, o jornal Folha de São Paulo publicou matéria segundo a qual a direção da SAG na América Latina nega haver acordo com Pernambuco sobre uma fábrica.
Segundo Rodrigo, contudo, a Shacman estaria confirmada no Estado e faltaria só detalhar o projeto. Uma comitiva de executivos e do pessoal de engenharia vem a Pernambuco na primeira quinzena do mês que vem fazer o anúncio oficial”, sustenta Teixeira.
________________________________________
Porto Digital e Greenpeace lançam desafio de sustentabilidade urbana
Vencedor será contemplado com uma vaga na Incubadora Cais do Porto
O Porto Digital em parceria com o Greenpeace vai promover o Desafio Porto Digital para Sustentabilidade das Cidades. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de maio. A entrega da premiação será realizada no dia 25 de maio, no Rainbow Warrior III, navio do Greenpeace, que estará atracado no Porto do Recife. Poderão participar empresas, instituições públicas e privadas sem fins lucrativos e estudantes.
A proposta que obtiver a melhor pontuação será contemplada com uma vaga na Incubadora Cais do Porto, do Porto Digital, sem a necessidade de concorrer ao edital de seleção vigente. Além disso, o vencedor vai receber o diploma e o troféu do Desafio Porto Digital para Sustentabilidade das Cidades.
Os trabalhos deverão se encaixar em, pelo menos, um dos oitos temas estratégicos definidos no regulamento: Acessibilidade Digital e Física; Fiscalização Eletrônica; Conservação dos Bens Urbanos e Patrimoniais; Gestão Sustentável de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE); Uso Eficiente de Água; Gerenciamento de Serviços Urbanos; Energias Renováveis e Eficientes; e Ocupação e Uso do Solo.
Em caso de dúvidas, o interessado deve entrar em contato com a comissão organizadora do concurso, através do e-mail itgreen@portodigital.org.
________________________________________
Nestlé investe R$ 480 mi em Caruaru (PE)
Segundo o prefeito de Caruaru, José Queiroz, R$ 480 milhões serão investidos em uma fábrica da Nestlé no município. "Uma equipe da Nestlé esteve aqui para avaliar nossa oferta de infraestrutura e de mão de obra.", diz José Queiroz, informando ainda que a unidade será voltada para a fabricação de alimentos. A Nestlé já atua no Agreste do Estado, com a produção de iogurtes, leites fermentados e sobremesas. Em 2009, a multinacional arrendou parte da fábrica da Bom Gosto em Garanhuns. A última fábrica aberta pela Nestlé no Brasil foi a unidade de Três-Rios, no Rio de Janeiro, e consumiu R$ 200 milhões em investimentos. A empresa ainda não se pronunciou oficialmente.
________________________________________
Indústria de telhas em Lagoa do Carro
Grupo Andrade Benevides investe R$ 2 milhões e implanta uma fábrica de telhas de concreto no município de Lagoa do Carro
O grupo Andrade Benevides, distribuidor do Cimento Campeão (produzido pela Lafarge), investiu R$ 2 milhões numa fábrica de telhas de concreto, instalada na PE-90, em Lagoa do Carro. A indústria começou a girar há um mês com uma capacidade inicial de produção de 12 mil telhas por dia, sendo que este volume pode ser dobrado.
“Nossa projeção é de atingir a marca de 3 milhões de telhas produzidas neste primeiro ano, num faturamento médio de R$ 5 milhões”, comentou o diretor da indústria, Nelson Benevides.
Comercialmente, o diferencial do produto é que sua fabricação no Estado deixa o seu valor mais em conta em Pernambuco, devido à economia de frete e também por evitar que haja diferenciação de alíquota de ICMS, que se paga ao comprar o produto nos outros Estados. Há fábricas deste tipo de telha no Ceará e na Bahia.
Além da fábrica de telhas, o Grupo Andrade Benevides também investiu numa fábrica de pisos intertravados, a AB Blocs, no município de Arcoverde, no Sertão.
Fora os dois empreendimentos, a companhia tem a Construtora Andrade Benevides, que também atua em Arcoverde. “Estamos com um projeto de 101 casas no município. Um condomínio que será o primeiro a ter todas as telhas e as calçadas com os pré-fabricados de cimento”, diz Nelson.
________________________________________
Incentivo aos pequenos negócios avança na Paraíba
As micro e pequenas empresas (MPE) paraibanas são responsáveis por quase 60% das compras governamentais dos órgãos federais sediados no estado, de acordo com dados do MPD Data. As informações são referentes ao ano de 2010 e mostram o potencial dos pequenos negócios neste segmento.
Nos municípios, o incentivo às MPE também avança. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada por 106 prefeituras, até março deste ano. Até o mesmo mês do ano passado, a norma estava em vigor em 94 cidades. “O Sebrae na Paraíba realiza um intenso trabalho de divulgação e sensibilização dos prefeitos. Realizamos apresentações, visitas técnicas e diversas outras ações. É importante que o gestor veja a Lei Geral como prioridade para o desenvolvimento local”, disse Bera Wilson, analista de Políticas Públicas da instituição.
Ela explica que a adoção da legislação pelos municípios possibilita facilidades como a desburocratização para abertura e regularização de empresas, renovação de licenças, promoção de acesso a mercados e estímulo à participação dos pequenos negócios nas compras governamentais.
Além de sancionar a lei, o desafio para os gestores públicos é a implementação dos dispositivos da norma. “Temos um percentual de 47,5% de municípios com a legislação aprovada, porém nem todos estão efetivamente aplicando o que consta no texto legal. Não basta apenas regulamentar. É preciso focar na implementação”, destacou a analista.
Em Bananeiras (PB), o incentivo aos pequenos negócios já se reflete na economia local. A prefeitura isentou as MPE do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) por cinco anos. Elas também não precisam paga o Imposto Predial Territorial Urbano por dez anos.
________________________________________
Construção de fábrica de cimento deve gerar 1,2 mil postos de trabalho na Paraíba
Trezentos milhões de reais em investimentos e oportunidades de emprego para 1,2 mil paraibanos. As obras da fábrica de cimento do Grupo Elizabeth, na cidade de Alhandra, devem começar na primeira quinzena de junho. O empreendimento vai ocupar uma área de 50 hectares. A empresa será a segunda no ranking das 33 que mais investem na Paraíba. Juntas, elas devem movimentar mais de R$1 bilhão até o fim do ano.
A injeção de recursos vem de iniciativas de atração de empresas do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).
A capacidade produtiva da empresa será de 950 mil toneladas/ano de cimento. De acordo com o engenheiro químico e coordenador do Projeto Elizabeth Cimentos, Degmar Peixoto Diniz, está prevista a geração de 800 postos de trabalho na construção civil, e uma média de 400 postos de trabalho para a montagem mecânica e elétrica. “Na etapa final, as oportunidades de trabalho podem gerar outras vagas”, adianta. Para a operação da fábrica, a previsão é gerar 400 empregos diretos e 1,2 mil indiretos.
________________________________________
Shopping de Paes Mendonça chega ao Ceará em 2012
O empreendimento terá 445 lojas – com 15 âncoras -, além de doze salas de cinema, espaço para cinquenta operações de fast food e academia de ginástica
Aval para a obra deve sair neste mês; aporte chega a R$ 600 milhões.
O ano está agitado para o Grupo JCPM, controlado pelo empresário João Carlos Paes Mendonça. Se tudo sair como o planejado, dois grandes negócios na área de shoppings centers, em fases distintas de projeto, receberão o pontapé inicial ainda em 2012.
Um deles é o aval para a construção do primeiro centro de compras do grupo na capital do Ceará, esperado para este mês, segundo informou fonte da cúpula da companhia.
Quando a prefeitura der o sinal verde para o projeto, o grupo deverá iniciar as obras, um investimento estimado em R$ 600 milhões.
O empreendimento terá 445 lojas – com 15 âncoras -, além de doze salas de cinema, espaço para cinquenta operações de fast food e academia de ginástica.
O segundo movimento importante para Paes Mendonça em 2012 será a inauguração do RioMar Shopping, em Recife (PE), prevista para o segundo semestre. Este empreendimento levou outros R$ 600 milhões. Os projetos somam R$ 1,2 bilhão, partem do próprio caixa e parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Com todas as novidades em curso, ou seja, o novo shopping no Ceará, a inauguração do RioMar Recife e a expansão do Shopping Recife, onde o empresário detém participação de 33,3%, o grupo somará 197,3 mil metros quadrados à área bruta locável (ABL), que hoje totaliza 389,5 mil metros quadrados.
________________________________________
Estudo apontará oportunidades do setor eólico
O potencial eólico do Rio Grande do Norte tem atraído grandes empresas e proporciona oportuniddes de negócios também para micro e pequenas empresas. O Sebrae no Rio Grande do Norte firmou parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) para viabilizar um levantamento que vai apontar oportunidades para o segmento.
O acordo foi apresentado pelo superintendente do Sebrae no estado, José Ferreira de Melo Neto, durante o II Encontro da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia do Rio Grande do Norte. O evento foi realizado em parceria com a Petrobras, nesta quarta-feira, 9, em Mossoró.
Segundo Melo, o trabalho permitirá a identificação das melhores opções de negócio para que as empresas do segmento forneçam produtos e serviços aos grandes investidores. “A parceria com as instituições de ensino identificará as oportunidades para que possamos inserir os micro e pequenos negócios da região no processo de exploração da energia eólica no estado, que, de acordo com os leilões já realizados, representará a metade da capacidade de produção da hidrelétrica de Belo Monte”, detalha.
________________________________________
Estrela investe R$ 30 milhões em novo parque industrial no Nordeste
A Estrela, empresa atuante no mercado há 43 anos com a produção de fitas elásticas e aviamentos para moda e lingerie, investe de forma agressiva em sua nova unidade que será inaugurada em maio, em Maracanaú, interior do Ceará. A empresa aposta no Nordeste como um dos principais polos têxteis para ampliar sua produção, pois acredita que pode agregar qualidade a este mercado com produtos inovadores e profissionalismo nas operações.
Um ano e meio após o início das obras, a nova fábrica está pronta para iniciar suas atividades. Desde fevereiro deste ano, opera em fase de testes e há dois anos criou programas de qualificação e treinamento para seleção de mão de obra local. Com 25 mil metros quadrados, a nova fábrica inicia a primeira fase de atividades numa área construída de 11.500 metros quadrados. A empresa gera 180 empregos diretos e mais de 700 indiretos desde a construção.
Segundo o diretor geral Solly Goldberg, a produção local atenderá especialmente o mercado têxtil localizado no Norte e Nordeste do país. “Com a fábrica em Maracanaú poderemos competir igualmente com o mercado local, além de oferecer produtos diferenciados e com alta qualidade, que agregam valor à peça final”.
________________________________________
Nordeste lidera avanço de computadores
De acordo com a Intel, região é a que apresenta maiores crescimentos, no País, na venda de computadores
O público nordestino está cada vez mais interessado em adquirir o primeiro computador ou trocar aquele que já possui, segundo o diretor de estratégia e novos negócios da Intel Brasil, Cássio Tietê. Durante o Intel Developer Fórum (IDF) 2012, que pela primeira vez é realizado no Brasil, tendo começado na última segunda-feira em São Paulo, o executivo da multinacional de tecnologia ressaltou que, entre as regiões brasileiras, o Nordeste vem se consolidando como aquela que mais cresce no consumo de computadores e atraindo cada vez mais investimentos.
“Enxergamos no Nordeste, até por conta de sua vasta extensão, um dos maiores potencias de consumo do Brasil. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa TIC Provedores 2011, enquanto em 2005 apenas 9% dos domicílios urbanos da região possuíam computadores, no ano de 2010 esse índice passou para 19%. Isso abre os olhos do mercado e de investidores do setor, que passaram a se interessar mais pela região”, comenta Cássio Tietê.
________________________________________
NE se consolida como 2º maior empregador
Embora a região Sudeste mantenha a liderança na quantidade de pessoal ocupado nas empresas do País, a região Nordeste se consolidou na segunda posição, desbancando a região Sul mais uma vez, segundo os dados do Cadastro Central de Empresas (Cempre) 2010, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, o Sudeste ficou 51,1% do pessoal ocupado assalariado no Brasil, enquanto o Nordeste empregou 18,4%, e o Sul concentrou 17,0% da força de trabalho assalariada. “A região Nordeste emprega mais do que o Sul, mas é a que paga pior”, ressaltou Kátia Cilene Medeiros de Carvalho, analista da área de Planejamento, Disseminação e Análise da Gerência do Cempre, no IBGE.
________________________________________
Grupo do Nordeste quer implantar Shopping em Ji-Paraná
O R4MALLS possui cinco empreendimentos comerciais no Nordeste e um em São Paulo e se prepara para investir no sétimo Shopping Center do grupo.
O grupo R4MALLS, que há 23 anos administra Shopping Centers em várias cidades brasileiras , iniciou um estudo mercadológico e de viabilidade econômica para implantar em Ji-Paraná um Shopping Center.
O R4MALLS possui cinco empreendimentos comerciais no Nordeste e um em São Paulo e se prepara para investir no sétimo Shopping Center do grupo, com grandes possibilidades do empreendimento ser em Ji-Paraná, uma vez que a cidade possui elementos propícios à atividade , como a densidade populacional e por estar localizada no centro de uma macro região formada por 20 municípios.
________________________________________
Cultura Inglesa do Espinheiro promove palestra esclarecendo dúvidas sobre oportunidade de estudo na Austrália
Uma palestra ministrada pelo diretor Martin College, instituição de referência na Austrália, será concedida às 18h desta quinta-feira na Cultura Inglesa do Espinheiro, na Rua do Barão de Itamaracá, 380.
O evento será todo em inglês e é aberto ao público que esteja interessado em estudar na Austrália. Lá, John O'Connor, o diretor, irá tirar dúvidas e apresentar as oportunidades de estudo.
________________________________________
Coca-Cola faz nova Semana Otimismo que Transforma
Ação é feita há cinco anos e destina parte do valor das vendas dos produtos para programa social
Durante uma semana, parte da receita da venda dos produtos da Coca-Cola Brasil será revertida ao projeto “Reciclou, Ganhou” do Instituto Coca-Cola Brasil.
Alinhados a um dos objetivos da Copa do Mundo de 2014 – o de educar para a coleta seletiva – o Sistema Coca-Cola Brasil e seus fabricantes realizam a sexta edição da Semana Otimismo que Transforma. De 20 a 27 de maio, cada produto da Coca-Cola Brasil vendido no País reverterá quase três centavos para o projeto de reciclagem “Reciclou, Ganhou” do Instituto Coca-Cola Brasil.
Em 2011, foram arrecadados R$ 5,5 milhões para projetos nas áreas de Meio Ambiente e Educação.
Parte do valor arrecadado durante a Semana com a venda dos mais de 150 produtos do portfólio da Coca-Cola Brasil (que inclui águas, chás, refrigerantes, néctares, energéticos, isotônicos e lácteos) irá estimular a prática da reciclagem de embalagens através do apoio a cooperativas de catadores do programa “Reciclou, Ganhou”. O projeto do Instituto Coca-Cola Brasil atua em três frentes de investimentos: gestão das cooperativas; infraestrutura, com doação de equipamentos como prensas, balanças, elevadores e caminhões; e monitoramento por meio do acompanhamento dos resultados e das metas das cooperativas. Até 2014, o objetivo do Instituto é ampliar para 500 o número de cooperativas apoiadas, seguindo a ideia de que resíduo também é renda.
________________________________________
Gradiente volta ao mercado após sete anos
A Gradiente iniciou a venda de alguns produtos em seus sites e começa a dar sinais de seu retorno às gôndolas brasileiras. Apesar do portfólio ainda restrito, a companhia já tem disponível tablets e aparelhos de Blu-ray e DVD à venda. No início de janeiro, Eugênio Staub, presidente do conselho da IGB Eletrônica, companhia que detém os direitos da marca, já havia assumido o compromisso de apresentar novos produtos neste primeiro semestre do ano. A companhia planeja produzir 30 mil unidades neste primeiro momento e ir aumentando a produção nos próximos anos, com as previsão de chegar a 2013 com produção total de 120 mil unidades.
________________________________________
Fundador da Casas Bahia quer 52% do GPA
Fontes próximas a Abilio Diniz e ao grupo Casino informaram que a família Klein tem interesse em fazer uma oferta pela participação majoritária de 52,35% das ações ordinárias que o Grupo Pão de Açúcar detém na Viavarejo, varejista que une as redes Casas Bahia e Ponto Frio. Os bancos Bradesco e Citibank podem auxiliar os Klein na transação. Nenhuma proposta formal foi feita ainda, mas segundo alguns veículos, o negócio envolveria cerca de R$ 7 bilhões. Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, tem 25,15% das ações e 21,85% estão com seu filho, Michael Klein. Os 0,6% restantes estão em livre negociação no mercado. Procurado ontem, Abilio Diniz negou que tenha recebido proposta ou comunicação sobre o tema.
________________________________________
Crédito para financiamento de veículos fica estagnado no primeiro trimestre
O mês de março de 2012 registrou crescimento discreto do crédito para o financiamento de veículos na comparação com o mês anterior. O saldo total das carteiras de financiamentos de veículos (CDC e Leasing) fechou o primeiro trimestre em R$ 201,3 bilhões uma alta de 0,2%.
Anfavea pede que governo pressione bancos para liberar financiamentos
As montadoras continuam reclamando da escassez de crédito para aquisição de veículos e caminhões. Em reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, reforçou o discurso de que os bancos ainda estão “rigorosos” na aprovação de financiamento. “Viemos pedir para o governo pressionar os bancos para flexibilizar o crédito”, disse Belini.
A expectativa de Belini é de que a melhoria da conjuntura econômica deve reduzir a taxa de inadimplência e, consequentemente, estimular a concessão de crédito. Apesar do elevado nível de endividamento das famílias brasileiras, o executivo destacou que ainda há espaço para a expansão das vendas, mas tudo dependerá do comportamento do crédito.
O presidente da Anfavea destacou, porém, que a situação ainda é mais complexa quando se trata do mercado de caminhões. Segundo ele, as vendas nesse segmento foram as que mais caíram no setor. O estoque de caminhões atualmente varia entre 45 e 50 dias. No caso dos automóveis, a disponibilidade, que também é considerada elevada, é de 40 a 45 dias.
De acordo com Belini, para estimular a venda de caminhões é necessário realizar ajustes no Programa de Sustentação do Investimento (PSI) e liberar crédito. O Plano Brasil Maior, segundo ele, ainda não foi suficiente para aquecer esse mercado.
O executivo informou ainda que a entidade deverá revisar, em julho, a projeção de crescimento das vendas do setor. Atualmente, a estimativa é de expansão entre 4% e 5% neste ano.
________________________________________
Cartões pré-pagos devem movimentar R$ 368 bi até 2020
Colocar dinheiro em um cartão pré-pago e gastar da mesma maneira que os usuários de cartões de débito e crédito é uma realidade mundial. “Esse plástico pode servir como um instrumento financeiro, de inclusão social, ou até mesmo de segurança – quando a recarga é feita para serem utilizados em viagens ou para a mesada dos filhos, por exemplo”, aponta Paulo Hang, superintendente de negócios da GetNet.
O mercado de cartões pré-pagos no Brasil movimentou em 2010 R$ 89 bilhões. A expectativa é que em 2020 esse valor será ampliado para R$ 368 bilhões. Mundialmente, explica Hang, o mercado de pré-pagos é bem explorado e representa US$ 3 trilhões. Nos Estados Unidos, foram transacionados cerca de R$$ 420 bilhões com o uso desse meio de pagamento somente no ano passado. E ainda, cerca de 10% do faturamento dos shoppings nos Estados Unidos e na Europa é proveniente desses cartões.
É nesse mercado robusto que a GetNet aposta crescer. Com uma rede 350 mil estabelecimentos credenciados e terminais de autoatendimento espalhados por todo o País, a empresa quer atingir as classes C e D, focada, principalmente no público desbancarizado e que precisa do plástico para o seu dia a dia.
De acordo com Hang, o mercado informal é responsável por 18% do PIB. “Pesquisas mostram que a população informal e a baixa renda querem ter os mesmos produtos que as outras classes possuem. Além disso, esse cartão pode ajudar no controle do orçamento, sendo que só será gasto o valor que nele foi depositado”, avalia Hang.
________________________________________
Johnson & Johnson para de produzir fraldas
A multinacional americana, que tem entre seus carros-chefes a linha de cuidados com o bebê Johnson's baby, encerrou a fabricação e a venda de fraldas descartáveis infantis, no Brasil, no mês passado. De acordo com a companhia, a medida faz parte de sua estratégia global. O País era o último mercado no qual a empresa ainda fabricava o produto.
"O mercado de fraldas é importante para a categoria como um todo, mas nos últimos anos a Johnson & Johnson tem focado em outros produtos, que tragam mais tecnologia e inovação para o consumidor", informou a companhia ao jornal Valor Econômico.
No caso de Johnson's baby, há cerca de cinco anos, o foco está nas categorias de cuidados com a pele e cabelos dos bebês. As vendas da J&J cresceram 300% nesses segmentos nos últimos dez anos, segundo dados fornecidos pela empresa.
________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário