Pesquisar este blog
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Notícias de Mercado - Clipping 17 a 23/02
Seminário discute perspectivas econômicas do cenário pernambucano
A Unidade de Produtos e Serviços (UPS) da Fiepe (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), em parceria com a City Business School do IBMEC, promovem, na próxima terça-feira (28), o Seminário de Gestão. Especialistas vão debater as oportunidades e tendências para o cenário pernambucano nos próximos anos. O encontro está marcado para 18h, na sede da Federação.
No seminário serão abordados temas como a inserção das micro e pequenas empresas no mercado,comércio exterior e contribuição da Refinaria Abreu e Lima para a economia local. Nomes como Frederico Amâncio, vice-presidente do Complexo de Suape, o gerente de relações institucionais da Petrobras, Marco Petkovic, o superintendente do Sebrae-PE, Roberto Castelo Branco e o pós-doutor em Ciência Política pela Unicamp, José Niemayer ministrarão as palestras e esclarecerão as dúvidas do público ao final do evento.
“Nosso intuito é auxiliar o empresariado a aproveitar os impactos positivos dos grandes investimentos realizados no Estado para crescer juntamente com ele”, afirma a coordenadora da UPS, Cynara Melo.
Mais informações pelo (81) 3412.8461 ou produtoseservicos@fiepe.org.br
________________________________________
Certificação ambiental made in Pernambuco para empresas
O empresariado pernambucano deve ficar atento à nova opção de certificação ambiental que a Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe) está oferecendo em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Criado em novembro de 2011, o Selo Verde, como é chamado, prevê políticas de proteção ambiental para as empresas pernambucanas. Entre as ações desenvolvidas, figuram o consumo de energia renovável, uso sistemático de materiais recicláveis e ampliação do controle de emissão de poluentes. As companhias que aderem ao projeto recebem um diploma de reconhecimento como “Empresa Verde”. Esse título e o respectivo selo podem ser utilizados em peças promocionais e de propaganda.
A especialista em direito empresarial do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, Gabriela Figueiras, acredita que o Selo Verde, é uma boa medida para empresas que querem se diferenciar no mercado, já que agrega valor ambiental à marca. “Hoje, muitos consumidores preferem produtos com o diferencial ambiental. As empresas têm que se adequar a esse novo perfil de consumo da população”, ressalta a advogada.
A Baterias Moura é um exemplo de empresa que se mostra comprometida com as questões ambientais e está aderindo ao processo de certificação da Jucepe. Desde 2004, a empresa possui o ISO14000 – uma certificação ambiental internacional – e no ano passado criou um departamento específico para tratar essas questões. O diretor responsável de sustentabilidade do Grupo Moura, Arnolfo Menezes, diz que esse é um forte diferencial da empresa. “É uma tendência no mercado. O selo de certificação ambiental valida o comprometimento da empresa em ser sustentável. Isso é muito importante para a imagem que temos diante dos nossos consumidores”, completa.
O melhor de tudo é que o processo jurídico para obter o Selo Verde é simples. “Basta a inserção de uma cláusula denominada de Cláusula Verde no Estatuto/Contrato Social da empresa”, diz Figueiras. De acordo com a advogada, nessa cláusula, a empresa deve declarar que ela, seus sócios e acionistas têm preocupação ambiental, comprometem-se com a sustentabilidade, mitigação dos impactos ambientais, usos de recursos renováveis, consumo consciente, divulgação de ações ambientais e conscientização de clientes e da comunidade quanto às questões ambientais etc.
Um processo simples comparado ao que é exigido para obtenção de outras certificações. “O Selo Verde da Jucepe é ideal para empresas menores que querem agregar valor ambiental à marca sem se prenderem à exigências e burocracias de certificações internacionais, por exemplo”, ressalta a advogada. Não se tem o resultado de quantas empresas já aderiram ao Selo Verde. A Junta já iniciou os trabalhos de mensuração e deve divulgar o número dentro de alguns meses. Além disso, está avaliando junto ao governo do Estado e à Câmara dos Deputados a aprovação de uma lei que confira alguns benefícios fiscais e em processos licitatórios estaduais às empresas com a certificação.
________________________________________
MPE vai construir estação de telecomunicação e subestações de energia para atender a RNEST
A MPE Montagens e Projetos Especiais venceu hoje a licitação para construir a Estação de Telecomunicações ETEL III e seis subestações de energia que serão construídas no Pier do Terminal Aquaviário de Ipojuca, no Suape. O terminal vai atender aos navios petroleiros que levarão o óleo para abastecer a Refinaria Abreu e Lima – RNEST – que a Petrobrás está construindo em Pernambuco.
O contrato é no valor de 67 milhões de reais e prevê os serviços de construção e montagem, fornecimento e transporte de materiais, comissionamento e testes, além da operação assistida
________________________________________
Empresa sediada no ABC abre filial em Recife
A Grundfos - multinacional dinamarquesa fabricante de bombas e sistemas de bombeamento e que tem sede brasileira em São Bernardo - acaba de abrir em Recife sua base de negócios Norte & Nordeste, onde operará seu primeiro CD (Centro de Distribuição) no País.
Fruto de R$ 1,5 milhão em investimentos, o CD de 500 m² contará com dois pontos de suporte: uma área de estoque com mais de 5.000 bombas e peças sobressalentes e outra destinada à administração, aplicações e treinamento.
"Estar presente nesses dois polos, em franca expansão e desenvolvimento, é muito importante, porque daremos maior agilidade e capacidade de resposta ao padrão de atendimento", afirma Marcelo Cavarsan, gerente da unidade. Segundo o executivo, a nova base de negócios permitirá consolidar ainda mais a marca nas regiões Nordeste e Norte, elevando a competitividade, fortalecendo os contatos com os clientes e estabelecendo novas estratégias de mercado.
Confiante com o novo Centro de Distribuição, em 2012 a Grundfos espera avançar dois dígitos em volume de negócios na região, expandindo em 30% a atual base de 200 clientes ativos.
Mercado potencial - Alguns fatores foram determinantes para a abertura do CD em Recife. A região Nordeste se projeta como grande centro de oportunidades, conjugando expansão econômica com avanço social. Cavarsan observa que, em 2011, a região apresentou o dobro do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do País, sendo que o aumento da renda e do consumno, investimentos em infraestrutura e atração de grandes projetos da iniciativa privada sustentam a evolução acima da média.
Destaque para os aportes nas áreas naval, construção civil, siderurgia, petroquímica, automobilística, agronegócios, turismo e montagem da infraestrutura de serviços, hospitalar, hoteleira, etc, para atender aos eventos esportivos da Copa do Mundo e Olimpíadas
________________________________________
Pecém movimenta 82% a mais em janeiro
No primeiro mês do ano, o Terminal Portuário do Pecém registrou 82% de aumento no volume de cargas movimentadas. Foram 293 mil toneladas ante 161 mil anotadas em igual mês de 2010. Com o resultado, o porto cearense assumiu a liderança na importação de produtos siderúrgicos entre todos os portos brasileiros, além de confirmar a primeira colocação na exportação de frutas e calçados.
Na importação de produtos siderúrgicos, o Pecém movimentou 66 mil toneladas, com participação de 23% sobre o total contabilizado por todos os portos do País. Os portos de São Francisco do Sul (SC), com 21%, e de Santos (SP), com 13%, ficaram, respectivamente, na segunda e terceira colocação.
A exportação de calçados também registrou significativo aumento em janeiro de 2012, com 2,3 mil toneladas movimentadas, assegurando uma participação de 54% no volume total anotado no País.
Nesse item, o Pecém estava em primeiro lugar, porém empatado com o porto do Rio Grande (RS) e seguido pelos terminais de Santos (SP), Suape (PE) e Mucuripe (CE).
A participação de todos os outros portos somou 46%, segundo os dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Secex).
Na exportação de frutas o porto cearense contribuiu com uma proporção de 58%, seguido pelos portos de Parnamirim (RN), com 22%; Santos (SP), registrando 10%; Mucuripe (CE), com 5%; e Salvador (CA), que teve 4% de participação.
As frutas que contribuíram com maior quantidade foram os melões, com 32 mil toneladas, manga (2 mil toneladas), castanha de caju (1,6 mil toneladas) , e bananas, com 880 toneladas.
As origens das frutas foram principalmente dos estados do Ceará, que participou com 69%, e do Rio Grande do Norte, com cerca de 27%.
Os principais destinos foram a Holanda, com 43%, Grã Bretanha (27%), Espanha (9%), Estados Unidos (4%) e Itália e Alemanha, com 3% cada.
Na importação de algodão os portos de Itajaí (SC) e Santos (SP) participaram com 21% cada um, Suape (PE) e Vitória (ES) com 18%, e o porto cearense teve contribuição de 12%.
________________________________________
Yoguland inaugura sua primeira loja no Nordeste
A Yoguland, uma das mais promissoras redes de frozen yogurt do Brasil, atinge, em 2012, um dos seus grandes objetivos de mercado. Em fevereiro, a rede inaugura sua primeira loja no Nordeste, mais precisamente, em São Luis (MA). A região é cobiçada pela rede por ser ainda pouco explorada pelas marcas de frozen yogurt. “Para nós da Yoguland essa inauguração é uma grande conquista, pois marca a nossa entrada na região Nordeste e a abertura de um novo leque de oportunidades”, comemora Rafael Soares, um dos sócios diretores da rede.
A região Nordeste é vista pelos empresários da rede de frozen como uma grande oportunidade de negócio, por ser uma região onde o calor impera durante a maior parte do ano, além de ser pouco explorada por esse segmento de negócio. “O hábito de consumir frozen ainda é pequeno no Nordeste. Por isso e por ser uma região onde há calor o ano inteiro, nossa expectativa de faturamento é grande, cerca de 15% maior que nas outras regiões mais frias”, complementa Rafael.
A loja está localizada no Windows Open Mall, conhecido como “Centro de Negócios”, em uma das avenidas mais valorizadas de São Luís (Avenida dos Holandeses, 10 – quadra 11ª). O espaço contempla o Hotel Ibis São Luís, uma galeria de lojas e um complexo de salas comerciais. A Yoguland fica no Quiosque 1.
A expansão no Nordeste não para por aí. “Até o final do ano, nossa expectativa é de abrir mais cinco lojas na região”, diz o empresário.
Em 2011, a Yoguland, faturou R$ 16 milhões, superando em 100% o faturamento de 2010. Com quase três anos de história, a rede conta atualmente com 38 lojas espalhadas pelo Brasil e um dos principais objetivos de seus fundadores é investir na região nordeste. [naiana@carlabianchi.com.br]
________________________________________
Economia nordestina é destaque da revista Le Monde Diplomatique
O crescimento econômico e social do Nordeste do Brasil foi destaque da edição desse mês do periódico internacional Le Monde Diplomatique. A publicação apresenta caderno especial (anexo) sobre a Região, na qual consta artigo de pesquisadores do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), que elenca fatores para o “processo virtuoso de crescimento” nordestino.
Entre os fatores que colaboraram para essa evolução, o artigo publicado na revista aponta a política expansionista de crédito, a valorização do salário mínimo, a evolução do emprego formal e da qualidade do trabalho, além de projetos estruturantes em andamento, a exemplo da ferrovia Transnordestina e da construção de estaleiros, siderúrgicas e refinarias.
O caderno traz ainda entrevista com o diretor de Gestão de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, José Sydrião Alencar, que aborda o tema crescimento e distribuição de renda. Outro destaque é o apoio do Banco aos microempreendimentos, por meio do Crediamigo e Agroamigo, destacado por meio de cases de clientes, artigo e entrevistas com gestores dos programas de microfinanças urbana e rural.
Sobre agricultura familiar, por exemplo, a reportagem ressalta que “o BNB atua fortemente no financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na região, estimulando a produção de alimentos para os brasileiros e a manutenção do homem no campo”.
________________________________________
Maioria das obras no País está na Região Nordeste
O Nordeste é a região que tem o maior número de obras de infraestrutura do País. No total, são 3.791 empreendimentos distribuídos nas áreas de combustível, transportes, energia elétrica, saneamento e infraestrutura esportiva. O número é impulsionado pelos projetos de saneamento básico, que representam 85% de todas as obras.
Em valores, no entanto, os investimentos do Nordeste equivalem a pouco mais de um terço que os do Sudeste: R$ 283 bilhões contra R$ 733 bilhões. A maior população está em São Paulo, Rio e Minas Gerais, disse o vice-presidente da Sobratema, Mário Humberto Marques. Ele lembra ainda que é na região que estão os projetos do pré-sal, que vão custar bilhões às petroleiras, especialmente à Petrobrás.
De qualquer forma, afirmou o executivo, os investimentos que serão feitos no Nordeste não são nada desprezíveis, o que ajudará a diminuir as diferenças sociais do País.
________________________________________
Resource IT tem filial focada no Norte e Nordeste
A Resource IT Solutions acaba de abrir uma filial em Salvador, de onde irá concentrar o atendimento às regiões Norte e Nordeste do país.
O foco inicial são os mercados da Bahia, Sergipe e Pernambuco, com ofertas na área de SAP, Oracle, IBM e RedHat.
De acordo com Ricardo Guedes, diretor da Resource Nordeste, as operações focadas em expansão do mercado interno já iniciaram.
Recentemente, a companhia fechou um acordo com a Sysdesign, tradicional empresa baiana com atuação no mercado Oracle.
“Selamos esse acordo com a baiana visando uma grande sinergia de valores e negócios. A empresa também é tradicional fornecedora do governo e nossas ofertas se complementam”, diz Gilmar Batistela, sócio-fundador da companhia.
Segundo Graciliano Carvalho de Oliveira, diretor geral da Sysdesign, o acordo cria uma das mais completas fornecedoras de serviços de TI do Nordeste.
“Já começamos com grande presença de mercado e estimamos um crescimento de 80% para esse primeiro ano de atuação”, comenta Oliveira.
Ainda de acordo com o executivo, a capacitação das equipes da Resource e Sysdesign nas plataformas SAP, IBM, Oracle e Linux serão grandes diferenciais, especialmente para empresas do Sul com presença na região.
Com a nova filial, a companhia prospecta a ampliação do atendimento da base composta por 300 empresas, além de captar novos clientes fora do Rio de Janeiro e São Paulo.
Para Guedes, a Resource Nordeste é um sinal claro da importância das operações regionais para a companhia. O executivo antecipa, ainda, que, além do segmento governo, já estão no foco empresas dos setores petroquímico, varejo, energia, indústria naval e da construção civil.
________________________________________
Clima Econômico melhora nos EUA e Brasil é o melhor no grupo dos Brics
Resultados apontam para recuperação da economia norte-americana, enquanto na Europa as expectativas estão mais favoráveis
O Índice de Clima Econômico (ICE) no mundo registrou leve melhora entre outubro de 2011 e janeiro de 2012, ao passar de 4,4 para 4,6 pontos. O crescimento foi puxado pelo Índice de Expectativas (IE), que aumentou de 4,1 para 4,6 pontos, enquanto o Índice da Situação Atual (ISA) piorou discretamente, ao cair de 4,6 para 4,5 pontos.
O cenário mundial (países desenvolvidos e emergentes) é um pouco menos favorável que o da América Latina.
Clima econômico melhora no mundo, e Brasil retoma a fase do boom.
O estudo é realizado em 119 países pelo instituto alemão Ifo, da Universidade de Munique, que tem parceria no Brasil com a Fundação Getúlio Vargas.
Nos Estados Unidos, após sucessivas quedas desde abril de 2011, o ICE passou para a zona favorável em janeiro, ao alcançar 5,3 pontos. Houve melhora do ISA e do IE. É importante destacar que o IE de janeiro está acima da média de 6,0 pontos dos últimos 10 anos nos EUA país. O ISA, de 4,3 pontos, ficou um pouco abaixo da média de 4,5 pontos. Estes resultados apontam para a recuperação da economia norte-americana, o que se confirma pelos dados de redução do desemprego divulgados em janeiro.
Na zona do euro, ainda em fase de recessão, ocorre piora da situação atual, mas melhora das expectativas. A Alemanha, economia líder da região, registra este comportamento, porém, continua na fase de declínio iniciada em abril de 2011, apresentando ISA favorável e IE desfavorável.
No grupo dos BRIC, todos melhoram o índice de clima econômico, exceto a China, onde foi registrada piora nos dois índices que compõem o ICE. A expectativa de uma deterioração acentuada da balança comercial chama atenção no caso chinês. Ressalte-se ainda que o Brasil apresentou o maior ICE entre os BRIC, o que não ocorria desde janeiro de 2010.
________________________________________
Celulares pré-pagos movimentam R$ 27 bilhões/ano
Para suprir a alta demanda do mercado de celulares pré-pagos - que cresce mais de 20% ao ano e movimenta cerca de R$ 27 bilhões anualmente – está ocorrendo um alto investimento em conectividade.
Empresas de tecnologia voltadas para transações eletrônicas, que são responsáveis por fazer a ponte entre operadoras, pontos de venda e consumidores finais, também apostam no aperfeiçoamento das aplicações, para que a venda de recarga por meio do terminal POS (Point-of-sale) seja mais prática e eficiente do que o comércio via cartões.
De acordo com o CEO da RV Tecnologia, Valmor Bosi, não existe no mundo um mercado como o Brasil, onde o terminal consolidou-se como a forma mais difundida para fazer recargas a ponto de o uso dos cartões físicos diminuírem gradativamente. Reflexo deste cenário é que a recarga de celular tornou-se muito parecido com os produtos de massa do varejo, configurando-se como uma nova forma de negócios.
________________________________________
Declaração Rais deve ser entregue até março
O envio da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2011, já começou e tem como prazo limite o dia 9 de março. O valor da multa para quem não entregar a Rais na data estipulada será a partir de R$ 425,64, acrescidos de R$ 106,40 por bimestre de atraso. A declaração deve ser enviada por meio do programa validador GDRAIS2011, que é encontrado nos sites www.mte.gov.br/rais ou www.rais.gov.br. A partir deste ano, para transmitirem suas declarações, as empresas que possuem mais de 250 vínculos empregatícios devem enviar a Rais através de certificação digital padrão ICP Brasil.
Dentre as finalidades da declaração, estão o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no país, o provimento de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho e a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais.
________________________________________
Vendas de cimento cresceram 11,5% em janeiro
As vendas de cimento dos fabricantes instalados no Brasil cresceram 4,1% em janeiro comparado com dezembro, somando 5,2 milhões de toneladas. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a expansão foi de 11,5%, conforme dados preliminares do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). A entidade, que representa oito dos 15 grupos produtores no país,observa que em janeiro de 2011 a logística de produção e entrega do setor foi bastante afetada por um período chuvoso.
________________________________________
Varejistas americanos apostam em serviços para melhorar resultados
O varejo dos Estados Unidos tem utilizado a oferta de serviços para atrair mais consumidores e melhorar seus resultados em meio às turbulências na economia norte-americana.
A gama de ofertas é extensa e passa por áreas como saúde, finanças, beleza e gastronomia. Os serviços de saúde são oferecidos principalmente nas grandes redes varejistas, como a gigante supermercadista Walmart e a rede de descontos Target, enquanto as farmácias se destacam pelos serviços alternativos.
O Walmart conta com clínicas médicas em 27 estados americanos, tendo como principal diferencial a política de preços. Enquanto uma clinica cobra cerca de US$ 300 por consulta, o cliente que utiliza o serviço médico em uma das lojas do Walmart paga, em média, US$ 50. Outras atrativos são a facilidade do atendimento, sem necessidade de agendar horário. A varejista ainda conta com o plano de saúde próprio, com o custo de US$ 11.
________________________________________
Lucro da Kraft avança 54% no trimestre
A empresa encerrou o quarto trimestre com lucro líquido de US$ 830 milhões em sua operação global, alta de quase 54% quando comparado ao mesmo período de 2010. Mas no acumulado dos 12 meses, a companhia registrou queda de 14,3% no lucro líquido, que somou US$ 3,5 bilhões no balanço encerrado em dezembro.
Já a receita líquida no último trimestre foi de US$ 14,7 bilhões, um avanço de 6,6%. No ano, a receita chegou a atingir US$ 54,3 bilhões, alta de 10,5% sobre 2010. Os resultados ficaram de acordo com as projeções anunciadas em janeiro.
Nos mercados em desenvolvimento, a receita líquida no ano passado aumentou 16,2% em relação a 2010 impulsionado por maiores preço e volume, além de melhor mix de produtos.
Em 2012, a Kraft espera entregar um crescimento orgânico na receita líquida de cerca de 5%. Segundo David Brearton, vice-presidente e CFO da Kraft Foods, o ritmo de crescimento contínua forte e a empresa está confiante em continuar entregando alto nível de crescimento.
________________________________________
Transpetro abre seleção para 332 oficiais da Marinha Mercante
A Transpetro, subsidiária de logística de transporte da Petrobras, abriu nesta quinta-feira (16/02) processo seletivo para admissão imediata e formação de cadastro de reserva para 322 oficiais da Marinha Mercante. As incrições terminam no dia 16 de maio e o edital e fichas de inscrição e de embarque estão disponíveis no site da companhia (www.transpetro.com.br).
Setor com alta carência de profissionais, a Marinha Mercante tem demandado um grande número de profissionais, graças, sobretudo, ao crescimento da indústria de apoio offshore. Apenas a Transpetro irá admitir, até 2013, cerca de 1.700 marítimos. A companhia está em pleno processo de crescimento devido ao Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O programa já encomendou 41 navios a estaleiros nacionais e outras oito embarcações estão em fase final de licitação.
Aos candidatos, os atrativos para ingressar na vida em alto-mar são muitos. A começar pela remuneração mínima de R$ 7.964,11, segundo a estatal. A Transpetro oferece ainda auxílio-creche, ensino pré-escolar, fundamental e médio, plano de saúde, participação nos lucros e resultados, seguro de vida em grupo, benefício-farmácia e plano de previdência complementar.
As vagas disponíveis no concurso são para 175 candidatos para 2º Oficial de Náutica, dos quais 152 para admissão imediata, e 147 candidatos para 2º Oficial de Máquinas, dos quais 128 para admissão imediata. Os candidatos precisam ter idade mínima de 18 anos e registro de aquaviário, de acordo com a Norma da Autoridade Marítima, NORMAN 13, entre outros requisitos, e passarão por prova de títulos e análise da experiência profissional embarcado, avaliação de conhecimentos específicos e qualificação biopsicossocial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário