Recife ganha conexões com Berlim e Turim a partir de junho
Como parte de seu plano de expansão para oferecer conexões em toda a Europa, a TAP Portugal começa a operar, no mês de junho, voos para Berlim e Turim. Recife será uma das principais conexões com a Europa, recebendo passageiros da companhia de outras nove cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As aeronaves que deixarão a capital pernambucana com direção à Lisboa, em Portugal, terão quatro conexões semanais a Turim, na Itália, e cinco a Berlim, na Alemanha.
De acordo com a assessoria de comunicação da companhia, não há planos especiais para as conexões, além de promover um maior fluxo de turismo de negócios envolvendo o público e investimentos brasileiros. Um dos exemplos de investimento das empresas europeias em Pernambuco é o da italiana Fiat, cujo país tem possibilidade de conexões, pela TAP, também com Roma, Milão, Veneza e Bolonha.
Turim - a partir de 3 de junho – Capital da região de Piemonte, é o maior centro cultural e de negócios do noroeste italiano, cujo aeroporto serve uma região com mais de 4,5 milhões de habitantes. Os voos partirão de Lisboa às terças e sábados, no horário de 9h10 (chegada às 12h45) e de Turim às 13h30 (chegada às 12h45). Às quintas e domingos, o horário de saída de Lisboa é às 14h (chegada às 17h35) e de Turim, às 18h20 (chegada às 19h55). Ao todo, 93 voos entre Portugal e Itália são operados semanalmente pela companhia. No ano passado, cerca de 800 mil passageiros fizeram a conexão, um aumento de 12,8% em relação ao ano anterior.
Berlim - a partir de 5 de junho – Capital da Alemanha, a cidade é um dos principais destinos de negócios da Europa. Atualmente há conexões no país para Frankfurt, Munique, Hamburgo e Dusseldorf. Somente no ano passado, cerca de 500 mil passageiros fizeram uso da conexão, 11,5% a mais que o ano anterior. Após sair do Recife, os viajantes poderão fazer uso das saídas de Lisboa, às segundas, quintas, sextas e domingos, às 9h30 (chegada às 12h50). às terças, o voo parte às 8h45 (chegada às 12h05). A volta, os cinco dias, será realizada às 12h50 (chegada em Lisboa às 16h30).
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Grande Recife foi a região metropolitana que mais gerou empregos no Nordeste
O Grande Recife despontou com o maior crescimento das regiões metropolitanas do Nordeste no ano passado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De janeiro a dezembro de 2011 foram criados 66.021 novos postos da RMR, o que representa uma alta de 8,29% em relação a 2010.
A região Nordeste foi a segunda que mais gerou empregos no país em 2011. Ao todo foram 329.565 novos postos de trabalho nos últimos 12 meses, o que representa um aumento de 5,71% em relação ao estoque de empregos registrados em dezembro de 2010. O índice, inclusive, foi maior que a taxa de crescimento nacional, de 5,41%.
Embora Pernambuco tenha atingido no ano passado seu segundo melhor desempenho desde o início da série histórica, com 89.607 novos postos criados, o estado registrou, em números absolutos, o maior volume de empregos gerados da região. Em seguida, vêm Bahia (76.041), ), Ceará (56.413), Maranhão (25.410), Paraíba (20.273), Alagoas (20.050), Sergipe (19.213), Rio Grande do Norte (12.269) e Piauí (10.289).
De acordo com o MTE, em todo o Brasil foi registrada a geração de 1.944.560 postos de trabalho de janeiro a dezembro.
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Em construção, fábrica de vidro de Goiana já está no mercado
Embora ainda em construção, Companhia Brasileira de Vidros Planos, do Grupo Cornélio Brennand, abre centro de distribuição e já vende produto feito por seus parceiros
A fábrica, que terá área construída de 80 mil metros quadrados (m²) e capacidade de produzir 290 mil toneladas por ano ainda está no inicio das obras. A terraplenagem foi concluída e agora foi iniciada a fase de estaqueamento. Quando operar, em 2013, vai produzir o equivalente a 30 milhões de m² de vidros planos por ano e o investimento do Grupo Cornélio Brennand será de R$ 550 milhões num terreno nas margens da BR-101, no município de Goiana, onde deverão trabalhar 370 pessoas além de outras 1.500 indiretamente. Mas a Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP), a primeira fábrica de vidros planos do Nordeste, já está no mercado.
A empresa que projeta faturamento de R$ 400 milhões por ano abriu seu primeiro centro de distribuição (CD) no município do Cabo de Santo Agostinho, no Cone de Suape, onde passou a comercializar vidros importados de seus parceiros e ocupar gradativamente o mercado regional.
Segundo o presidente da companhia, Paulo Drummond, a proposta é abrir o mercado para que a CBVP, ao iniciar sua fabricação, já possua uma carteira de clientes ativa de forma a gerar uma imagem positiva no mercado. Até porque será a primeira fábrica de vidros planos do Nordeste numa das plantas mais modernas do segmento.
No segmento de vidros planos a empresa é líder mundial no fornecimento da tecnologia. Para a planta da CBVP, a Fives Stein utilizará um sistema inédito no Brasil, a Low Energy Melter (LEM), cujo diferencial é maior eficiência energética.
A empresa terá como principais clientes as indústrias de construção civil, moveleira e, em breve, a automobilística. Sua produção estará destinada a atender preferencialmente os mercados das regiões Nordeste e Norte além de suprir parte da demanda de alguns Estados do Centro-Oeste e Sudeste. O projeto vai produzir vidros planos incolores e coloridos com espessuras que variam de 2mm à 15mm.
A proposta de inaugurar CDs, segundo Paulo Drummond, faz parte da estratégia de implantação do novo negócio. “Decidimos estabelecer alianças estratégicas indústrias de diversos países, o que vai permitir intercâmbio de tecnologia e o desenvolvimento de novas aplicações e tendências para o vidro plano. O Nordeste está consumindo mais vidro e a implantação da nossa companhia vai permitir ampliar essa utilização.”
Além da CBVP, o mesmo sítio industrial abrigará a Companhia Brasileira de Vidros Automotivos (CBVA), a primeira fábrica de vidros para o setor automotivo do Nordeste. A CBVA receberá o vidro plano da CBVP. O produto, então, será transformado em vidro automotivo, mirando o futuro polo automobilístico onde já estão asseguradas as unidades da Baterias Moura e da WHB.
O Grupo Cornélio Brennand, atua há mais de 90 anos e possui empresas em vários segmentos entre eles geração de energia (Atiaia Energia e Iron House).
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IBG inaugura planta em Suape ainda este ano
A Indústria Brasileira de Gases (IBG), que possui quatro fábricas em São Paulo e Goiás, está de olho no crescimento do Nordeste. A empresa anunciou hoje que vai inaugurar em dezembro, no Complexo de Suape, a sua primeira unidade na região. Em funcionamento, ela deve responder por 15% do volume de negócios da IBG, que pretende abastecer indústrias e redes hospitalares nordestinas com oxigênio, nitrogênio e argônio, dentre outros gases.
A planta, cujo projeto vem desde o segundo semestre de 2010, vai ocupar uma área de 12 mil metros quadrados no complexo industrial portuário. Os investimentos iniciais chegam a R$ 2,7 milhões.
“Instalamos há sete anos uma filial no Recife, mas a demanda por gases industriais e medicinais não para de crescer. A nova fábrica nasce para atender com maior rapidez e preços mais competitivos empresas de toda a região, do Ceará a Bahia”, disse Newton de Oliveira, presidente da IBG, através de sua assessoria de comunicação.
Fundada em 1992, a IBG tem uma carteira de clientes composta por mais de 3 mil empresas. A companhia deu início ao seu processo de expansão em 2005, com a implantação de uma nova fábrica no Distrito Industrial de Jundiaí (SP), base de suas operações. Desde então, mais de US$ 57,3 milhões foram destinados a novos projetos fabris.
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Pernambuco exportou R$ 1,19 bi
As exportações pernambucanas somaram aproximadamente R$ 1,19 bilhão em 2011. O número é apenas 7,7% maior que o registrado em 2010 (cerca de R$ 1,11), quando a variação em relação a 2009 bateu 35,02%. Na cesta dos produtos que mais enviamos para o mercado internacional estão açúcar, uvas frescas, tereftalato de polietileno, combustíveis e lubrificantes e mangas. As cinco empresas que atingiram o topo do ranking, no ano passado, foram Sucden do Brasil, Petroleo Brasileiro S.A., Companhia Agroindustrial de Goiana, Usina Trapiche S.A. e M&G Polímeros. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Outra companhias, apesar de não aparecerem no topo, mostraram ótimo desempenho. A Gerdau Aços Longos S.A., por exemplo, fechou o ano com uma variação de 705,52%. Foram aproximadamente R$ 9,10 bilhões contra cerca de R$ 1,13 bilhão em 2010. A Usina Bom Jesus S.A. teve variação percentual de vendas de 372,70%, fechando próxima dos R$ 7,14 bilhões.
As nossas importações fecharam o ano em cerca de R$ 5,53 bilhões, variando 69,02% se comparadas a 2010, quando somaram aproximadamente R$ 3,27 bilhões. Na lista do que mais compramos estão ácido, querosene de aviação, gasolinas, propanos, óleo diesel e trigo. A variação na compra de caminhões (894,33%) e motocicletas (599,05%) também chamou bastante atenção. As empresas de destaque foram a Petroleo Brasileiro, M&G, Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco, Ambev e Cisa Trading S.A.
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Finlândia estreita relações com Pernambuco em áreas tecnológicas
Pernambuco recebe a presença da comitiva finlandesa, que visa estreitar relações no âmbito do desenvolvimento de tecnologias da informação, offshore e naval no estado. Além disso, propor o estabelecimento de um networking entre os dois governos, englobando a participação de universidades, empresas e orgãos institucionais das duas nações.
A visita é dividida em três momentos, em que os filandeses conhecerão hoje o estaleiro do Porto de Suape, além do Parqtel, ITEP e Porto Digital, tendo contato com os projetos ligados a área de TI pernambucana. Amanhã (26), o conselho marca presença na Secretaria de Tecnologia de Pernambuco (Sectecpe) e nos campos universitários da UFPE e UPE, para conhecer as propostas de inovação para o campo de energia e tecnologia naval.
Por fim, na sexta-feira, serão discutidas as políticas de desenvolvimento tecnológico finlandês, ligadas às referidas áreas, bem como as ações do governo pernambucano para a profissionalização de mão-de-obra qualificada para os campos citados.
Vale ressaltar, que a Finlândia é hoje um dos países que mais importam produtos brasileiros, totalizando uma quantia de aproximadamente 500 milhões de dólares ao ano. Sendo também uma das nações europeias que mais se destaca no setor de serviços e na produção de material tecnológico, principalmente em materiais metálicos de uso em navios, além do investimento em eletrônicos, tendo como uma das empresas mais conhecidas no mundo todo, a Nokia.
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Empresas de ônibus pernambucanas “invadem” o Brasil
Viações compraram companhias de transportes em Natal, São Paulo, Sorocaba e Diadema e expansões continuam
Uma onda pernambucana. É isso que o Brasil tem vivido no setor de transportes urbanos? O termo “onda pernambucana” pode ser até um exagero, mas o fato é que as empresas do estado nordestino têm expandido seus negócios para outras regiões do País.
O principal grupo é dono da Metropolitana. A companhia, uma das maiores de Recife, já atua em São Paulo, ao adquirir a grande e tradicional Paratodos, que atendia parte da zona Sul da Capital Paulista. E inova ao aceitar o desafio de operar dezenas de ônibus movidos a etanol, da marca Scania, que reduzem em até 80% a emissão de gases que contribuem para o efeito e 90% de materiais particulados, além de zerar a liberação do enxofre, que provoca chuva ácida e o pior, câncer. A presença do enxofre é só encontrada no diesel.
Em Diadema, na Grande São Paulo, a MobiBrasil assumiu os serviços que eram da Imigrantes, responsáveis por 60% dos atendimentos à população da cidade do ABC Paulista. Os outros 40% eram operados pela empresa pública ETCD – Empresa de Transportes Coletivos de Diadema, que depois de acumular dívidas de R$ 110 milhões, teve seus serviços licitados e repassados para a iniciativa privada, a Benfica Transportadora Turística, de São Caetano do Sul, no ABC Paulista.
A MobiBrasil é de Pernambuco também e apesar de não ser a mesma empresa possui ligações com a Viação Metropolitana, sendo as proprietárias de ambas parentes. Em Natal, no Rio Grande do Norte, as empresas pernambucanas também têm aumentado.
A Itamaracá Transportes negocia a compra de 70% da empresa Conceição. O mercado já diz que o negócio foi fechado. Menos de dois meses antes, em dezembro, a Empresa Metropolitana, também de Pernambuco, comprou 70% da Guanabara Transportes.
O diretor do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Natal, Augusto Maranhão, disse ao jornal Tribuna do Norte, que a Metropolitana quer comprar outras empresas em Natal. Para ele, a venda da Guanabara, não é pontual. “O sistema de transporte coletivo vem capengando. Hoje foi a Guanabara. Amanhã será outra” – disse ao jornal.
Em março de 2010, a Itamaracá de Pernambuco comprou 70% da empresa Trampolim da Vitória, também de Natal.
“Como as empresas não têm condição de renovar a frota, estão vendendo ou se associando a grupos mais fortes. A tendência no mercado natalense será essa”, afirmou Augusto Maranhão ao jornal, que ainda faz um balanço das empresas Conceição e Itamaracá.
“Fundada em 1958, a Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife, atendendo a oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá. Atualmente, conta com uma frota de 254 veículos e gera mais de 1,2 mil empregos diretos. Por dia, realiza 2,7 mil viagens e transporta 200 mil passageiros. É responsável por 41 linhas. A empresa, que segundo informações do site oficial tem investido na renovação da frota, conta com o maior número de veículos articulados e alongados do STPP – Sistema de Transporte Público de Passageiros.
Já a Conceição conta com 13 linhas de ônibus urbanos nas quatro zonas da cidade e atua desde 1990 em Natal. A empresa tem três terminais (Felipe Camarão, Guarapes e Cidade Nova). O terminal de Felipe Camarão, com mais de 70 ônibus, é o maior de Natal em frota. Segundo o Seturn, o RN conta com 21 empresas de ônibus, entre municipais, metropolitanas e intermunicipais. Só em Natal, circulam 750 ônibus. Eles transportam por dia meio milhão de pessoas”.
Em Sorocaba, no Interior de São Paulo, também há a presença pernambucana. A Metropolitana, de Recife, junto com a Júlio Simões (CS Brasil), de Mogi das Cruzes, forma o CS – Consórcio Sorocaba, que assumiu o lote que era da TCS – Transporte Coletivo Sorocaba, que foi descredenciado por dívidas e queda de qualidade. Entre a saída da TCS e a entrada do Consórcio Sorocaba, quatro empresas de ônibus operaram emergencialmente as linhas: Reunidas Paulista, Rosa, Jundiá e São João.
Empresas de Pernambuco atuam ainda em outras cidades e estão atentas a mais licitações e mudanças de sistemas regionais. Os exemplos citados nesta reportagem especial são apenas alguns e levam em conta os locais onde a presença das empresas urbanas de Pernambuco é mais representativa.
O segredo, de acordo com um executivo de uma das empresas pernambucanas que falou à reportagem de Adamo Bazani, é pensar à frente e acompanhar as mais modernas tendências dos transportes. Ele pediu para não ser identificado para “não atrapalhar alguns planos do grupo”.
“Muitas empresas de ônibus não têm assimilado que o momento é de mudanças, investir em qualidade, atendimento e tecnologia não é vanguardismo, é obrigação. E as empresas de Pernambuco têm aproveitado este momento” – disse
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Polo moveleiro de Pombos deve marcar presença na ForInd NE
Com o projeto-piloto para criação de um polo moveleiro na cidade de Pombos pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), a cidade da Mata Sul pernambucana deve ter um distrito para o setor moveleiro. Para estimular esse mercado, a Feira de Fornecedores Industriais para a Região Nordeste (ForInd NE), consagrado evento de negócios do setor industrial, criou um novo segmento dentro da feira para abrigar os fornecedores industriais para as fábricas de madeira, marcenaria e móveis. A cidade de Pombos deve contar com um distrito de 18 hectares e contará com espaços para showroom e um centro de inovação e tecnologia do setor de móveis.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Pernambuco (Sindmóveis PE), Vikentios Kakakis, destaca que o estado de Pernambuco possuiu cerca de 250 fábricas de marcenaria e móveis formalmente cadastradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, aproximadamente 2 mil empresas de marcenaria e serrarias do Estado ainda não são cadastradas no CNAE.
Para Vikentios, é necessário que os fornecedores estejam presente na ForInd NE, pois o distrito industrial em Pombos irá aumentar o número de empregos no setor e permitirá a instalação de dois novos Centros de Inovação e Tecnologia (em Pombos e em Pesqueira).
A ForInd NE reunirá mais de 150 empresas e será realizada entre os dias 24 e 27 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). Devem circular mais de 13 mil visitantes durante a feira.
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Prevenção de perdas é tema de curso em Pernambuco
Para qualificar os profissionais a atuarem em conjunto com as tecnologias, o Senac Pernambuco lança o Curso de Prevenção de Perdas
O comércio varejista brasileiro atingiu um bom desempenho no ano de 2011 e a região do Nordeste quase o equivaleu. De acordo com a pesquisa “Nordeste - Ações vencedoras diante dos novos cenários de consumo”, elaborada pela Nielsen, no primeiro semestre do ano, o Brasil apresentou, em volume, um crescimento de 3,7% no consumo, enquanto o Nordeste chegou a 3,5%. Além disso, a região representa 27% do número de lojas do Brasil, concentradas na Bahia, Pernambuco e Ceará, que juntas somam 69% do faturamento de todo o Nordeste.
Neste cenário de crescimento de vendas e alta movimentação de consumidores que as grandes redes varejistas chegaram a investir 30% do lucro em tecnologia para minimizar problemas com furtos, roubos e fraudes. A preocupação em proteger o patrimônio e investir na prevenção para coibir ou flagrar incidentes desse tipo não é um exagero dos comerciantes, já que estudos revelam uma média de 1,75% da receita operacional anual das empresas em perdas no setor. Uma pesquisa anterior mostra ainda que entre os principais motivos estão os furtos internos – aqueles cujo autor é o próprio funcionário do estabelecimento –, com 20,1% do total de registros. Os furtos externos alcançam 20,4%. Os produtos mais furtados são roupas (7,3%), aparelho de barbear (5,5%) e protetor solar (5,5%).
Para reduzir as perdas e capacitar os profissionais da área, o Senac Pernambuco inicia no próximo dia 26 de janeiro o Curso Técnico em Prevenção de Perdas. O novo curso terá em sua abertura a palestra gratuita do diretor de Comunicação da Gateway Security, Luiz Fernando Sambugaro, com o tema “Perdas - a realidade nacional”.
O curso visa capacitar gestores no controle de perdas e fraudes e as aulas terão início no dia 26 de março, com previsão de término para julho de 2013.
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Movimentação de cargas nos portos no Nordeste cresce em média 10,2%
O destaque foi o complexo de Suape, em Pernambuco, que fechou com um crescimento de 25% no volume de cargas movimentadas em relação a 2010. Segundo a assessoria de imprensa do terminal, foram movimentadas 11.253.833 toneladas.
A movimentação de contêineres também cresceu em Suape. Em 2011, o terminal movimentou 434.905 TEUs, 33,3% a mais que no ano anterior. Com o início da operação de grandes empreendimentos estruturadores, como a Refinaria Abreu e Lima, a expectativa é que Suape movimente mais de 30 milhões de toneladas em 2013.
Em Pecém, no Ceará, 2011 fechou com um crescimento de 5% na movimentação de cargas e de 17% no faturamento. Em 2011 foram movimentadas 3,36 milhões de toneladas, enquanto em 2010 o volume foi de 3,21 toneladas. Segundo a assessoria de imprensa do Cearáportos, empresa que administra o terminal, as exportações contribuíram com a movimentação de 989,66 mil toneladas, enquanto as importações foram registradas 2,37 milhões de toneladas movimentadas, com aumento de 2% no transporte de longo curso e de 15% no de cabotagem.
A movimentação de contêineres também registrou variação positiva de 19% em Pecém, com 101 mil TEUS exportados e 98 mil TEUS movimentados nas importações. As frutas contribuíram com a exportação de 306 mil t e os minérios com 214 mil, enquanto a maior movimentação nas importações ficou por conta do ferro fundido, ferro e aço com 618 mil t seguidos dos combustíveis minerais, com 615 mil toneladas.
Em Maceió, o crescimento foi de 10,83%. Segundo a administração do porto, houve a movimentação de 3.304.243 toneladas em 2011. Em 2010, foram transportadas 2.981.342 toneladas em cargas. O terminal não movimentou contêineres no ano passado.
Na contramão da tendência da região, os portos da Bahia tiveram uma média de movimentação mais baixa em 2011 na comparação com 2010.
Segundo estatísticas disponíveis no site da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), responsável pelos portos de Aratu, Salvador e Ilhéus, o transporte de cargas em 2011 foi de 29.899.914 toneladas de janeiro a novembro. No mesmo período do ano anterior, a estatística registrada havia sido de 30.357.971 toneladas, uma retração de 1,53%.
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Grupo Añon vai investir R$ 1 bilhão em laminadora
As obras terão início este ano. A primeira etapa será de produção de aços longos, com inauguração prevista para 2013. O Ceará será sócio com 10% de participação
O Grupo Añon, de origem espanhola e liderado pelo empresário Manuel Añon, garantiu ontem, com exclusividade para O POVO, investimento de R$ 1 bilhão para construção de laminadora nos arredores da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). O estado do Ceará terá 10% de participação no empreendimento, que já está com o projeto pronto e iniciará as obras ainda este ano, afirmou o presidente Añon.
A previsão de inauguração da primeira fase, que receberá investimento de R$ 300 milhões, é 2013. A totalidade da obra deverá estar concluída até 2014. O presidente do grupo se reuniu ontem à tarde no Palácio da Abolição com o governador Cid Gomes, pela 3ª vez em menos de um ano, para expor as demandas de água, gás e energia no território de 184 hectares onde será construída a laminadora. O terreno já foi comprado. A Prefeitura Municipal de Caucaia, que detinha 20% do terreno, vendeu-o para o Governo estadual.
De acordo com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, o governador Cid Gomes já entrou em contato com a Companhia Energética do Ceará (Coelce), a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) para autorizar o início das obras de infraestrutura necessárias.
“O Grupo já deu entrada no processo de licença ambiental com a Semace. Está apenas fazendo ajustes. Acredito que entreguem na semana que vem, quando teremos uma reunião na Adece com eles”, afirmou Smith. Segundo Alcântara Macêdo, diretor geral da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e assessor das negociações entre o grupo Añon e o Governo, cinco engenheiros espanhóis saíram da reunião direto para cuidar de detalhes do projeto. “Eles avaliam detalhes de tecnologia, engenharia civil, elétrica e mecânica e vão adequar o projeto de acordo com as regras de engenharia do Brasil”.
Macêdo disse ainda que, em março, Luiz Eduardo Barbosa de Moraes toma posse da direção da CSP. A laminadora vai gerar, apenas na primeira fase, 800 empregos diretos e indiretos. “Vamos criar um polo de metalmecânica que vai atrair o nosso grande sonho de ter uma montadora. Antes, sem matéria-prima, não poderíamos ter”, disse.
O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), Ricard Pereira, comemorou. “Com a laminadora, teremos a implantação de indústrias metalmecânicas na área da Siderúrgica. Isso vai duplicar o crescimento do setor”, disse.
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BNB quer financiar R$ 25 bi; R$ 3,9 bi no Ceará
No ano passado, foram contratados, na região, R$ 21,8 bilhões, em 3,2 milhões de operações, 882,8 mil no Estado
O Banco do Nordeste (BNB) aposta em uma contratação de R$ 25 bilhões neste ano, o que representa um crescimento de 15,2% frente aos R$ 21,8 bilhões injetados na economia da região no ano passado. Em 2011, o incremento foi de apenas 1,7% ante 2010. A quantidade de operações cresceu em ritmo maior: 25,8%, passando de 2,5 milhões para 3,2 milhões. No Ceará, a expectativa da instituição é de que sejam contratados R$ 3,96 bilhões em 900 mil operações, alta de 12% com relação ao valor assinalado no ano anterior. Os dados foram apresentados ontem, durante coletiva com a imprensa.
O presidente do BNB, Jurandir Santiago, comparou os índices de expansão registrados a partir de um direcionamento do governo Federal: foco no microcrédito. "O maior aumento nas operações indicam uma pulverização do crédito na economia regional, beneficiando principalmente os produtores de pequeno porte", avaliou.
A projeção, explicou o gestor, é feita com base no esforço do banco em buscar novos fundings, além do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste).
"O desafio é atender fortemente ao micronegócio, destinando 51% dos recursos para as micros e pequenas empresas, que hoje representam 40% da carteira do banco", afirmou. "Vamos atender quem viver na pobreza. Colocar o crédito a serviço do desenvolvimento".
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Banco do Nordeste reduz taxas de juros
O Banco do Nordeste reduziu as taxas de juros para as linhas de capital de giro e descontos de duplicatas, que utilizam a fonte interna de recursos (Recin). A redução é maior do que a taxa Selic, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A medida, segundo a instituição financeira, visa promover mais oportunidades de negócios, beneficiando principalmente os micros e pequenos empresários.
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EISA Alagoas depende de licenciamento
O licenciamento ambiental para o Estaleiro Eisa foi um dos temas da agenda que o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) começou a cumprir em Brasília, ontem. A sequência de reuniões de trabalho continua hoje, quando Vilela tem audiência marcada com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e com o presidente do Ipea (Instituto de Pesquisas Aplicadas), Márcio Pochmann, sobre os indicadores de Alagoas.
No fim da tarde de ontem, durante audiência com o presidente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Curt Trennepoh, Vilela apresentou projetos do IMA de Alagoas e discutiu a liberação da licença ambiental para a construção do Estaleiro Eisa.
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Empresas têm até dia 31 para optar pelo Simples Nacional
A Receita Federal informou, por meio de nota, que os empresários terão até o final deste mês para solicitar a opção pelo Simples Nacional e enquadramento no Simei (para microempreendedores individuais). Para fazer o pedido, as empresas deverão acessar o Portal do Simples Nacional até o dia 31 de janeiro.
Desde o dia 2 deste mês, quando teve início o prazo para que as empresas interessadas fizessem o pedido, foram registrados 132 mil pedidos de opção pelo Simples e 12,7 mil pelo Simei, segundo a Receita. A expectativa do Comitê Gestor do Simples Nacional é de que as solicitações cheguem a 200 mil para o Simples e a 15 mil para o Simei.
O resultado final da opção será divulgado no dia 15 de fevereiro pelo site da Receita no serviço “acompanhamento da formalização da opção pelo Simples Nacional”. Os itens a serem acionados em seguida são contribuintes – Simples Nacional ou contribuintes – Simei, de acordo com o caso.
O serviço está disponível somente para as empresas já constituídas. Empresas novas deverão fazer a opção pelo Simei por meio do Portal do Empreendedor, no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br. Para se enquadrar no Simei, a empresa deve obrigatoriamente ser optante do Simples Nacional. Do contrário, será exigido que solicite previamente essa opção.
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País vai fortalecer mercado interno
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, prometeu ontem, após reunião ministerial em Brasília, que o governo fortalecerá o mercado interno. Ele destacou que o consumo no varejo tem crescido a uma taxa de cerca de 8% ao ano. Temos uma boa demanda no Brasil. A demanda é alimentada pelo emprego e vamos gerar muito emprego”, afirmou Mantega disse que a geração de empregos formais com carteira assinada deve ter ficado em 2,5 milhões no ano passado. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que costuma ser divulgado pelo Ministério do Trabalho até o dia 15 de cada mês, ainda não foi disponibilizado este ano. Por que não, em 2012, termos até um crescimento maior? A economia brasileira, mesmo crescendo menos, está gerando mais emprego”, argumentou.O ministro garantiu que está confiante no crescimento do País. Devemos encerrar 2011 com 3%, 3% e pouco de crescimento do PIB e, para 2012, almejamos alcançar os 4,5%”, afirmou. Segundo ele, 2012 será o ano do fortalecimento dos investimentos. “A primeira força, a primeira máxima é dinamizar o investimento. 2012 será um ano de aumento do investimento”, disse, citando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), infraestrutura, Minha Casa, Minha Vida e a Copa do Mundo. Esta é uma das variáveis chave para um crescimento equilibrado, pois sem investimento não há infraestrutura”, considerou.
Mantega garantiu que não haverá nenhum contingenciamento de investimentos. Ao contrário, haverá expansão nos recursos do PAC. Ele também disse que a Caixa contará com um reforço de recursos para habitação, em especial, o Minha Casa, Minha Vida.
Segundo Guido Mantega, o governo vai tomar medidas para reduzir o custo financeiro e expandir o crédito neste ano. A meta é um crescimento do crédito entre 15% e 17% em 2012. Mas o mais importante é crescer reduzindo custo. Várias medidas serão tomadas para reduzir o custo financeiro”, afirmou. O ministro disse que é preciso reduzir spreads e o custo do capital de giro.
Mantega disse também que um dos principais problemas que o País vai enfrentar neste ano é garantir o crescimento no comércio exterior. Por isso, o governo vai continuar com a política de impedir a valorização do real. Os mercado estarão mais disputados. Nossa manufatura tem perdido terreno, principalmente em relação a países asiáticos”, afirmou.
Por isso, vamos continuar com a política de impedir a valorização do câmbio, com a política contra os países que fazem disputas predatórias. Vamos ser mais rigorosos, com Receita, salvaguardas. É importante criar condições para que a indústria possa ter desempenho melhor”.
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Pesquisa revela que negócios devem trazer contribuição positiva para a sociedade
Estudo, realizado com cerca de 400 executivos de todo o mundo, mostrou que (76%) deles acreditam que o valor de uma empresa deve ser medido pela contribuição positiva que seu negócio traz para a sociedade, tanto quanto pelos seus lucros.A pesquisa realizada pela Deloitte, em parceria com a Economist Intelligence Unit (EIU), será lançada durante o Fórum Econômico Mundial, que acontece desde ontem (25) e segue até o próximo dia 29 de janeiro em Davos, Suíça.
A pesquisa que teve como objetivo abordar as atitudes dos líderes empresariais e o impacto dos seus negócios para a sociedade também mostra que para 82% dos entrevistados, a organização deve detalhar de forma clara a sua missão social. Para 52% dos executivos uma declaração formal sobre a responsabilidade da empresa com a sociedade é essencial para atrair clientes e talentos. Apenas 25% deles acreditam que o propósito social de suas respectivas empresas é bem conhecido por seus clientes, consumidores ou clientes.
A Deloitte também entrevistou 1.000 dos seus profissionais da geração Y (nascidos depois de 1981), também com o objetivo de abordar seu ponto de vista sobre os impactos da empresa na sociedade. Mais da metade (52%) acredita que, no futuro, a empresa impacta fortemente na resolução dos problemas da sociedade. Para 92% desse grupo de respondentes, o sucesso de um negócio precisa ser medido a partir de fatores que vão muito além do lucro, sugerindo, novamente, a relevância da responsabilidade social das empresas como uma prioridade em sua atuação.
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Angolana anuncia descoberta no pré-sal da bacia de Campos
A Sonangol Starfish, resultado da compra da brasileira Starfish pela angolana Sonangol, descobriu indícios de petróleo no pré-sal da bacia de Campos, no bloco C-M-622. Outro poço já havia sido perfurado anteriormente no mesmo bloco, em profundidade maior, mas sem sucesso.
A empresa informou à ANP (Agência Nacional do Petróleo) que encontrou indícios de petróleo em dois reservatórios com a perfuração de apenas um poço, o 6STAR24PRJS, nas profundidades de 4.700 metros e 5.200 metros, segundo informações da companhia. O poço foi denominado Gaivota.
A Sonangol Starfish é a sexta produtora de petróleo no Brasil, de acordo com ranking da ANP, com produção de 832 barris diários e 1,6 milhão de metros cúbicos de gás natural.
A Starfish originalmente era composta por ex-funcionários da Petrobras e produzia petróleo em blocos terrestres.
A empresa foi adquirida pela petrolífera angolana em 2010 por US$ 200 milhões.
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Embargo russo à importação de carnes brasileiras pode acabar
O governo acredita que o embargo russo à importação de carnes brasileiras pode estar perto do fim. Após mais de seis meses do início do embargo a diversos frigoríficos, a distensão entre os dois países no tema nunca esteve tão próxima de levar a um acordo como agora, mas o embargo ainda não tem data para terminar.
Segundo o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, a pasta enviará, até 10 de fevereiro, uma resposta ao relatório russo que detalha correções que deveriam ser feitas em plantas inspecionadas em novembro, durante missão nos estados de Goiás, São Paulo e Mato Grosso.
O relatório chegou ao ministério apenas este mês, uma semana antes do ministro Mendes Ribeiro Filho se reunir com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, durante evento em Berlim, na Alemanha, no último fim de semana.
Segundo o diretor de Programa da Secretaria de Defesa Agropecuária, Ênio Marques, que também esteve em Berlim, foi firmado um acordo entre dois países para que sejam feitas reuniões técnicas, depois das respostas aos relatórios, para gerar um “protocolo de equivalência”, equiparando as exigências de Brasil e Rússia na área sanitária.
Nos dias 17 e 18 de março, o ministério também deve sediar o Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Rússia, feito pela última vez em 2010. A ministra Yelena, que durante encontro em Berlim pediu celeridade a seus técnicos para resolverem a questão da carne brasileira, disse que, se for mantida no cargo após as eleições presidenciais russas, que ocorrem em março, pode vir à reunião, além de participar da Conferência Rio+20, em junho.
Apesar da Rússia ter sido, por anos, o maior mercado comprador das carnes brasileiras, o embargo imposto a vários estabelecimentos do país não afetou, como se imaginava, as exportações brasileiras de carnes em 2011. Os embarques para a Rússia tiveram redução de 19,6%, mas, segundo Porto, foram compensadas pelo crescimento de 14,7% nas vendas para outros mercados.
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Alta do mercado de máquinas no Brasil atrai olhares estrangeiros
Empresa alemã Jungheinrich passa a reforçar investimento no país, aproveitando o boom. Um impedimento para o avanço do setor, no entanto, é a falta de foco na sustentabilidade
A aceleração da economia brasileira atinge mercados que não costumam ser tradicionais no país. É o caso dos equipamentos de movimentação, como empilhadeiras, que tiveram crescimento surpreendente, chamando a atenção de empresas internacionais, como da alemã Jungheinrich, que aumenta seu foco no Marketing B2B no país. O Brasil, no entanto, ainda tem muito o que avançar para acompanhar as tendências mundiais de sustentabilidade.
O mercado nacional de materiais de manuseio teve um crescimento de 172% de 2009 para 2010, chegando a mais de 20 mil produtos vendidos. Em relação às empilhadeiras, o Brasil está entre os 10 maiores da marca em volume. Apesar do boom, a importância em relação ao resto do mundo ainda é pequena. Em 2011 foram vendidas 20.797 máquinas, o que significa 2% do total mundial. O país líder, China, vendeu 224.018 no ano.
“O mercado do Brasil está tomando fôlego atualmente, vamos acelerar nossos negócios no país nos próximos anos. Não podemos esquecer que haverá as Olimpíadas, que também devem aquecer o mercado”, diz Helmut Limberg, Vice-Presidente e responsável por Marketing e Vendas da Jungheinrich, em coletiva de imprensa realizada esta semana na Suíça. Este ano a empresa celebra 10 anos de atuação no mercado nacional, onde ainda é pequena, mas com grandes ambições.
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Santher apresenta novidade na marca Snob
A Santher, fabricante do papel toalha Snob, inicia o ano de 2012 com mais uma novidade: a Snob Decorada. O novo produto vem com diferentes ilustrações coloridas e alegres.
“A Snob Decorada foi desenvolvido pensando nas pessoas que apreciam bons momentos ao lado da família e de amigos e que, mesmo na correria do dia a dia, buscam algo diferenciado”, explica Isabella Brumatti Gomes, gerente de Marketing da Santher.
Em 2008, a empresa lançou o Snob para Fritura, que absorve 30% mais de gordura. A maior absorção, como benefício principal do produto, foi resultado da identificação em pesquisas com o consumidor, com 91% deles declararando que a principal utilidade do papel toalha é absorver a gordura dos alimentos e escorrer frituras.
A marca Snob é líder absoluta de mercado com 24% de participação de vendas em valor, segundo dados Nielsen. Com a Snob Decorada a Santher pretende fortalecer ainda mais essa liderança. O mercado de toalhas no Brasil fatura R$ 376 milhões ao ano e teve um crescimento de 11,9% em valor em 2011.
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Trident investe em ações no Nordeste, mercado onde é líder
Marca pretende reforçar a presença na região aproveitando o verão, com ativações em praias e no carnaval. Foco é na proposta de estimular sorrisos
A Trident foca no Nordeste e investe em ações de Marketing para se aproximar do público da região, aproveitando o verão. A marca da Kraft Foods realiza ativações, promoções e brincadeiras reforçando o mote “Vamos rir mais”, com o objetivo de se estabelecer na região, onde teve um crescimento no mercado de gomas de 32% em volume e 43% em valor na comparação de 2011 em relação a 2009. A Trident é líder entre os nordestinos, com 44,7% de participação de mercado em valor e 28,8% de participação de mercado em volume, segundo o Nielsen.
Para reforçar a imagem na região, um espaço chamado “Ministério do Riso" será montado em Boa Viagem e na Barraca do Pézão, em Maracaípe, em Pernambuco, nas barracas Vira Verão, Marulho e Itapariká, na praia do Futuro em Fortaleza, e na Barraca Pipa, na Praia do Flamengo, em Salvador. O local simula um escritório que oferece empréstimo de dominó e frescobol, cama elástica com um fotógrafo, mesa de totó e distribuição de amostras do produto.
O segundo braço da estratégia é uma ação interativa realizada em um estúdio móvel, que percorrerá os points do verão captando sorrisos de pedestres. As fotos serão estampadas em ônibus, outdoors e mídias em TV dentro de shoppings e podem ser conferidas na fan page de Trident. A ideia é que pessoas comuns virem garotos-propaganda da marca.
Outra aposta é no carnaval, que a empresa aproveita patrocinando festas. Os escolhidos são o maior bloco do mundo, Galo da Madrugada, no Recife, e o tradicional Bloco das Cachorras, no Ceará. Já para reforçar a presença na Bahia, a marca levará quatro web celebridades para uma casa de vidro dentro do Salvador Shopping: Solange Damasceno (a gaga de Ilhéus), Luisa Marilac (famosa com o vídeo “bons drinks”), Edinéia Macedo (cantora do hit “Garota da Chuva”) e Luar Montes (sucesso com o vídeo Deu Zignela). O público poderá interagir por meio de interfones, fazendo perguntas e mandando recados. As convidadas também passarão por locais badalados de Recife e Salvador entrevistando pessoas e clicando seus melhores sorrisos. Os vídeos mais engraçados serão postados no canal da marca no YouTube.
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TV por assinatura via satélite cresceu 56% em 2011, e já detém 54,8% do mercado
Segundo dados consolidados da Anatel, a indústria de Pay-TV encerrou o ano passado com 12,7 milhões de assinantes em todo o país
Com a adesão de quase três milhões de novos assinantes, a a indústria de TV por assinatura no Brasil cresceu 30,4% em 2001, chegando a 12.744.025 domicílios, o equivalente a uma penetração (alcance) de 21,2% das residências do país, segundo dados da Anatel.
Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas pelo Pnad 2008), os serviços de TV por assinatura são distribuídos, atualmente, para cerca de 40,1 milhões de brasileiros.
Em dezembro de 2011, foram 301,7 mil novas assinaturas, um crescimento de 2,43% sobre dezembro.
A expansão da TV por assinatura desde 2006 (número total de assinantes em dezembro de cada ano):
• 2011: 12.744.025
• 2010: 9.768.993
• 2009: 7.473.476
• 2008: 6.320.852
• 2007: 5.348.571
• 2006: 4.583.125
Em relação a 2006, a TV por assinatura cresceu 178%.
Regiões – O Sudeste é a região com maior penetração da TV paga, com densidade de 30,9%. Enquanto as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional, as regiões Sul e Sudeste registraram crescimento inferior. Entretanto, das mais de 2,9 milhões de novas assinaturas em 2011, 1,8 milhão ocorreram no Sudeste.
Os estados mais afastados dos grandes centros, historicamente mais desprovidos de serviços de infraestrutura, continuam liderando o crescimento da TV paga, tendência observada desde o início de 2010. A expansão entre 2010 e 2011, por região:
• Nordeste: 50,0% (chegou a 1.437.405 assinantes em dezembro de 2011)
• Norte: 47,8% (507.364)
• Centro-Oeste: 33,8% (778.258)
• Sudeste: 28,2% (8.196.840)
• Sul: 22,3% (1.824.158)
• Brasil: 30,4% (12.774.025)
Em consequência, os dez estados com maior crescimento no ano passado pertencem ao Norte, Nordeste e Centro-Oeste:
• Piauí: 81,4% (chegou a 48.287 assinantes em outubro)
• Pará: 71,1% (162.843)
• Tocantins: 66,0% (23.807)
• Bahia: 62,6% (441.194)
• Pernambuco: 60,9% (225.644)
• Mato Grosso: 58,7% (105.299)
• Acre: 57,6% (18.522)
• Rondônia: 56,5% (47.835)
• Ceará: 45,4% (231.126)
• Mato Grosso do Sul: 44,5% (114.973)
A tecnologia DTH (direct-to-home), que transmite o sinal por miniantena parabólica, como a Sky, cresceu 56% em 2011, e atingiu uma participação de mercado de 54,8%. O cabo cresceu 10,8%, passando a um share de 43,2% (contra 50,4% em janeiro de 2011) e o MMDS recuou 23% (detém 1,8% do mercado).
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Artigo da semana: Currículo - Foque no necessário!
O começo de ano é uma época favorável para distribuir currículos, concorrer a vagas de estágio e até um trabalho temporário. Para isso é essencial ter o currículo em dia. Ele é o seu cartão de visitas e precisa estar o mais bem apresentado possível tanto fisicamente quanto no conteúdo. Fique atento aos 7 erros que não podem estar no seu!
O primeiro contato que o candidato tem com o seu recrutador é através do currículo. E é com ele que você desperta o interesse de quem está fazendo a seleção para uma vaga. Então, abra seu currículo no computador e confira se algum desses itens está nele e se estiver é a hora de deletar!
1- Erros gramaticais e ortográficos derrubam qualquer currículo, mesmo aqueles com excelentes experiências profissionais. Domínio do idioma é uma obrigação de todo profissional. Atenção para o gerundismo, incorporado por causa das traduções do inglês, mas inexistente no português (o famoso “estar fazendo”, “estar olhando”).
2- Não minta. Colocar habilidades que você não possui vai te pegar de calças curtas lá na frente quando você for testado em uma prova ou entrevista presencial. As empresas procuram profissionais alinhados com o seu perfil e capacitados. Que tal colocar na lista de planos para 2012, aprender alguma habilidade que você ainda não tem como aprender uma língua estrangeira ou fazer um curso novo para se atualizar com as novas tendências da profissão?
3- Redija um currículo objetivo. O número de paginas não garante que você é um bom profissional. Priorize as experiências profissionais e cursos mais recentes, colocando em ordem cronológica para ficar coerente e ser fácil do recrutador identificar cada uma. Duas folhas são o suficiente!
4- Não se esqueça das datas. O currículo é um resumo da sua trajetória profissional, por isso é importante ter especificado o mês e o ano de entrada e saída em cada trabalho. Com essas informações o recrutador analisa seu tempo de permanência e o perfil profissional.
5- Dados pessoais. Número de CPF e R.G, por exemplo, são solicitados pelas empresas apenas em um segundo momento. No o primeiro contato o importante é o recrutador conhecer seu perfil e experiências profissionais. Pode pagar!
6- Nada de fotos 3X4 ou um recorte daquela foto em que você ficou ótima na festa de formatura de um amigo. Utilize apenas informações textuais. O importante é a sua competência profissional e empresa informará sobre a necessidade ou não desde item.
7- Evite fontes rebuscadas com tamanhos exagerados e letras coloridas. Priorize um visual mais limpo, com fontes mais comuns como, por exemplo, Times New Roman, Arial e Verdana. Para organizar suas informações é interessante usar negritos, itálicos e sublinhados, mas atenção para não exagerar.
Agora é com você! Coloque a mão na massa e procure oportunidades nas redes sociais ou no bom e velho ‘Classificados’ do jornal. Vale a pena procurar algum contato em empresas que te interessem e também perguntar para os amigos sobre alguma oportunidade. Sempre tem alguém que está bem informado.
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