A C2 Consultoria, embasada no conhecimento que tem sobre as expectativas do mercado de trabalho e dos gaps entre as expectativas dos jovens em início de carreira e o perfil desejado pelas empresas, lançou o POP – Programa de Orientação Profissional.
O Programa tem como objetivo fornecer uma orientação de carreira ao jovem baseada na ponderação de três premissas: Perfil pessoal e competências apresentadas, Perfil das profissões e Análise do Mercado
O jovem recebe uma fotografia de seu perfil e de que áreas serão tendências para o perfil apresentado, bem como uma apresentação do cenário mercadológico. O programa inclui ainda uma elaboração ou avaliação de currículo.
________________________________________
Consumidor brasileiro é exigente, revela pesquisa
A Accenture divulgou a quinta edição da sua pesquisa sobre a satisfação dos consumidores com os prestadores de serviços em diversas áreas. O estudo mostrou que o consumidor brasileiro é exigente: 50% dos entrevistados esperam mais dos seus fornecedores, em comparação há um ano. O levantamento indica que 83% deles gostariam, principalmente, de um atendimento mais rápido.
Como um aviso para as empresas, o que mais frustra os consumidores brasileiros é ter que lidar com funcionários que não entendem do assunto ou não conseguem atender às suas necessidades específicas (86% e 83%). Já um fator que desestimula a compra é não conseguir acesso às informações que ele deseja ou não conseguir comprar efetivamente o produto por qualquer um dos múltiplos canais escolhidos por ele (82%).
Para se informar sobre a compra de produtos e serviços no último ano, a opinião que mais importou para o brasileiro foi a indicação de conhecidos e amigos (85%), busca de informações nas próprias lojas (72%) e publicidade em TV e rádio (70%).
A pesquisa ainda mostra que os brasileiros não estão dispostos a trocarem de fornecedor pelo fator preço e 75% dos entrevistados pretendem comprar mais nos próximos doze meses.
Os consumidores brasileiros (94%) ainda costumam falar sobre suas experiências negativas com atendimento ao cliente, com conhecidos e amigos. Interessante é notar ainda que 1/3 deles já compartilha esse relato nas mídias sociais.
________________________________________
Mars coloca M&M’s na pipoca do Cinemark
Até o fim de julho, consumidores poderão comprar a novidade
A Mars dá continuidade à parceria com a Cinemark, iniciada em 2007, para oferecer uma novidade aos consumidores. Até o fim de julho, as bombonieres da rede de cinemas terão a opção da combinação de pipoca com M&M’s Chocolate ao Leite. O lançamento do produto aproveita o perído de férias, que costuma ser de grande movimentação nos cinemas.
A mistura dos confeitos com pipoca salgada já foi trabalhada em outros países e a expectativa é que a novidade desperte a curiosidade dos brasileiros. A iniciativa faz parte da estratégia da Mars de associar M&M’s ao consumo durante as sessões de cinema.
________________________________________
Mercado de pilhas patina, mas gera disputa
O mercado de pilhas no Brasil, de cerca de R$ 600 milhões, está praticamente estagnado. No ano passado, a alta foi de 1,9% em volume, enquanto nos quatro meses entre dezembro de 2010 e março de 2011 houve queda de 1,1%, em relação ao mesmo período dos anos anteriores, segundo a Nielsen. O movimento reflete a tendência mundial. "Quanto mais se expande a rede elétrica, menos são necessárias pilhas e baterias para os novos eletroeletrônicos", diz Eduard Roosli, vice-presidente da Spectrum Brands para a América Latina, Austrália e Nova Zelândia.
________________________________________
Magazine Luiza avança no Nordeste
Após sua entrada no Nordeste, em menos de um ano, o Magazine Luiza pretende implantar 60 novas lojas na região. Para que se tenha ideia do avanço nas negociações, os pontos já estão sendo identificados e adquiridos.
O grupo possui atualmente 142 pontos de venda no Nordeste e pretende chegar a 200 em um período de dois anos. Com a economia mais aquecida na região do Pernambuco, Luiza Trajano, presidente da rede, afirma que o Estado será o mais contemplado com as novas lojas.
Paralelamente, a empresa está iniciando o processo de retirada do mercado da marca Lojas Maia, que vem sendo utilizada desde a compra da rede paraibana, em julho de 2010. "Vamos reformar essas lojas, incluir artigos de presente e brinquedos e, então, passar a utilizar apenas a marca Magazine Luiza. Será gradual", explica.
Quanto ao desempenho das vendas pela internet no País, a empresária afirma que a rede cresceu 70% no ano passado, enquanto o faturamento total da companhia avançou 28%. Dentro de um ano, o Magazine Luiza pretende integrar seus centros de distribuição na Bahia, na Paraíba e no Ceará ao canal de vendas pela internet, o que ainda não acontece.
A ideia é evitar atrasos nas entregas e também atender ao pleito dos governadores da região, que há algum tempo travam uma batalha com o Sudeste pelos impostos gerados nas vendas on-line. Recentemente, os governadores nordestinos elevaram o tom das reivindicações contra o modelo de impostos, que privilegia os estados onde ficam os centros de distribuição.
Em alguns casos, como no Ceará, foram impostas barreiras às compras eletrônicas, o que acabou prejudicando a operação das redes, como no caso do Magazine Luiza. "Sou a favor dos estados dividirem o ganho. Essa briga gerou problemas, mas a causa é justa", avalia Luiza.
Ainda sobre o Nordeste, a empresária informou também que problemas com as leis trabalhistas estão atrapalhando o programa, lançado recentemente para repatriar funcionários nordestinos que atuam em outras praças. Segundo ela, só será possível transferir os cerca de 800 trabalhadores para suas cidades de origem após a unificação da razão social do Magazine Luiza, em todo o território nacional.
Além disso, a empresária confirma que foi percebido um arrefecimento no consumo, a partir de 15 de abril deste ano, resultado das medidas de combate à inflação, implementadas pelo governo. De acordo com ela, a redução temporária nas vendas é justa: "Temos obrigação de lutar contra a inflação. Nosso maior risco é ela voltar, mas isso não vai acontecer".
________________________________________
BRF lança edição especial de latas colecionáveis
De olho nos mercados de leite em pó da Região Norte e Nordeste, a BRF Brasil Foods realiza ações no Festival de Parintins, no Amazonas, e a Festa de São João. Os produtos regionais da empresa, Dobon e Elegê Fortificado, lançam uma edição especial de latas colecionáveis. Os consumidores poderão realizar a troca entre os dias 13 e 30 de junho.
Promoção Dobon
Para ganhar basta comprar 800g do produto – disponível nas embalagens lata 400g e sachê 120g, 200g e 400g. A ação acontecerá em 30 PDVs de Manaus, contando com o suporte de 30 promotoras e materiais promocionais.
Promoção Elegê Fortificado
Ao comprar 600g do Elegê Fortificado – disponível nas embalagens sachê de 120g e 200g, o consumidor poderá realizar a troca em um dos 100 PDVs que serão ativados nas cidades de Salvador, Recife, Fortaleza e Natal.
________________________________________
Volume de vendas no autosserviço tem ligeira queda de 0,1% em abril
A comparação é com o mês de março e, conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgada hoje, 10/06, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essa não é a primeira variação negativa do setor no ano. Em fevereiro, o volume de vendas caiu 0,2%, na comparação com janeiro. Já em relação ao mesmo mês do ano anterior o resultado foi positivo, 10,4%. No acumulado do quadrimestre, a alta chegou a 4,6%. As vendas do varejo nacional também registraram variação negativa em abril. Segundo o IBGE, a queda foi de 0,2% em volume e de 0,4% para a receita nominal, ambas as variações com relação ao mês anterior, ajustadas sazonalmente. Em volume de vendas, é o primeiro resultado negativo depois de 11 meses de crescimento, enquanto em receita nominal, mesmo reduzindo o ritmo, segue em expansão
________________________________________
Solteiros já movimentam R$ 418,7 bilhões por ano
Desse valor total, 46,3% são gastos feitos por solteiros da nova classe média brasileira, a C; 21,6% da B; 18,1% da A; 13,2% da D; e 0,8% da E. Os dados são de novo estudo do Data Popular sobre os solteiros do Brasil.
A pesquisa, divulgada nesta semana, revela que 47,1 milhões de brasileiros não possuem cônjuges, o que corresponde a 36,6% da população do País. Eles têm, em média, 32 anos e 3,7 milhões moram sozinhos, o que equivale a aproximadamente 8% do total.
A classe C tem uma maior concentração de jovens solteiros em comparação com as demais. São 23,6 milhões, sendo 53% homens e 47% mulheres. Já 15,4 milhões pertencem às classes D/E e apenas 8,1 milhões estão na A/B.
A região Norte é a que possui maior contingente de solteiros, 50,4% da população local. Em seguida vem o Nordeste, com 41,2%; o Centro-Oeste, com 40,1%; o Sudeste, com 33,5%; e, por último, o Sul com 31,9%.
________________________________________
Bombril lança revista para consumidoras
A Bombril desenvolveu uma nova forma de diálogo com a consumidora: a Revista Mulher. Disponível nas versões impressa e online (com conteúdo exclusivo a cada um dos veículos), a Revista Mulher tem como objetivo informar e entreter as leitoras e internautas com um conteúdo atual, dinâmico e interessante sobre e para as mulheres.
A Revista Mulher impressa, que está em sua 6ª edição, possui tiragem de 50 mil exemplares distribuídos gratuitamente em todo o Brasil e acaba de ganhar uma reformulação em seu visual. O novo conceito da publicação é pautado pela ideia de evolução, também presente na campanha institucional protagonizada por Marisa Orth, Dani Calabresa e Monica Iozzi.
Já a revista online reúne em um só endereço os assuntos preferidos da mulher brasileira: comportamento, moda, saúde, beleza, bem-estar, entretenimento, turismo, decoração, culinária, sustentabilidade e muito mais. No site também é possível consultar o acervo digital com a última edição da Revista Mulher impressa e fazer o cadastro para receber a publicação gratuitamente em casa.
________________________________________
Sara Lee busca vice-liderança no mercado mundial de cafés
Para atingir esse objetivo, será preciso superar a Kraft Foods em vendas. Por essa razão, a Sara Lee já pensa em aquisições, de acordo com Jan Bennink, presidente-executivo da companhia. A Euromonitor International, empresa que acompanha dados do setor, avalia que, para a Sara Lee ser a segunda do mercado mundial, não será fácil, já que a companhia precisa mais do que dobrar sua atual participação no segmento de café. Sem mencionar alvos específicos, Bennink revelou que há aquisições "lógicas" para as operações de café da Sara Lee. Pelos números divulgados em 2 de abril, a companhia tinha US$ 2,13 bilhões em dinheiro ou equivalentes. Entre os possíveis alvos, estão a brasileira café Bom Dia e a suíça Ethical Coffee, ambas de capital fechado, afirmou o analista John Baumgartner, do Telsey Advisory Group, em Nova Iorque. Mike Cummins, porta-voz da Sara Lee, não quis fazer comentários sobre possíveis alvos. Outra tática de Bennink será concentrar investimentos na cafeteira Senseo, da Sara Lee, lançada há dez anos.
A Sara Lee também acaba de revelar que vai desmembrar seus negócios internacionais de café e chá do resto da companhia. Até então, o conglomerado de alimentos, que tem sede em Downers Grove, Illinois, trabalhava apenas com a hipótese, anunciada em janeiro, de separar as operações na América do Norte, que incluem a divisão de carnes e opera marcas populares nos Estados Unidos, como Jimmy Dean, Hillshire Farm e State Fair.
________________________________________
Magazine Luiza compra lojas do Baú da Felicidade por R$ 83 mi
O Magazine Luiza anunciou nesta segunda-feira um acordo para a compra de 121 lojas da rede Baú da Felicidade, do grupo Sílvio Santos, por R$ 83 milhões. O valor será pago na data de fechamento da transação, em 31 de julho. A maioria das unidades está no Paraná (80). Outras 40 estão em São Paulo e uma delas fica em Minas Gerais. Às 10h20, as ações ordinárias do Magazine Luiza registravam alta de 1,86% na Bolsa de Valores de São Paulo, sendo negociadas a R$ 17,47. O volume de negócios estava em torno de R$ 656 mil. De acordo com o comunicado ao mercado emitido pelo Magazine Luiza, "a aquisição reforça a estratégia de consolidação da presença nos mercados de atuação, com destaque para o fortalecimento das operações no Paraná e na região metropolitana de São Paulo". As lojas, completa a nota, "estão localizadas em pontos comerciais estratégicos, com foco na classe C, mesmo público-alvo das lojas do Magazine Luiza". Com a compra, a empresa aumenta a área total de vendas em mais 46 mil metros quadrados, tamanho equivalente a cerca de 11% da área de vendas atual. Parte das lojas adquiridas deverá ser convertida em lojas virtuais (apenas com computadores e vendedores, sem produtos), reforçando a estratégia da empresa de investimento nesse canal.
________________________________________
Pepsico concentra estratégias na marca Quaker para expandir linha saudável
Os investimentos já vão aumentar 70% neste ano. A verba será destinada a pesquisas, inovação, produção e ações de marketing para a linha de alimentos saudáveis da Pepsico. O valor total não foi revelado, mas a base de comparação é 2010. A companhia já estuda ampliar a distribuição desses produtos para Minas Gerais e os Estados do Centro-Oeste e, em um segundo momento, no Nordeste. Com um portfólio de 20 produtos em 2009, a linha Quaker deve fechar este ano com um total de 35 itens, sendo que oito deles serão lançados nos próximos seis meses. Entre as novidades, estarão produtos fabricados com cereal importado dos Estados Unidos que vão compor uma linha premium de alimentos. Nos últimos dois anos, a Pepsico dobrou as vendas da marca na região Sul e nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, locais onde a empresa atua com o portfólio completo da marca. Motivada por esse desempenho, a companhia investirá neste ano R$ 24 milhões na área de logística da empresa em função do aumento da distribuição para a linha Quaker. Com os investimentos realizados, a companhia pretende aumentar a capacidade de produção da marca em 40%. Participação Adquirida há dez anos por US$ 13,4 bilhões (equivalente a R$ 26,6 bilhões na época), a linha Quaker corresponde hoje a cerca de 15% do faturamento global da companhia, sendo que a divisão de alimentos da Pepsico no continente americano obteve US$ 21,5 bilhões em vendas no ano passado.
________________________________________
A Tambaú Alimentos aposta em fortes parcerias
O relacionamento fornecedor-cliente é fruto de uma necessidade mercadológica de ganho de competitividade. A Tambaú Alimentos acredita que quanto melhor for o relacionamento entre eles, maiores são as chances das organizações obterem sucesso, pois adquirem vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.
Atualmente a empresa conta com parcerias em praticamente todo o Brasil, sendo que o Nordeste e Sudeste possuem maior destaque. Além de negócios com a vizinha Argentina, com fornecedores da China e parte da Europa. Fazendo parte do quadro de parceiros há mais de 20 anos, no fornecimento de embalagens de vidro, a Owens Illinois (antiga CIV - Companhia Industrial de Vidros) considera a Tambaú como uma marca tradicional na região Nordeste que tem como sinônimo a qualidade de seus produtos.
As vantagens de um estreitamento das relações com fornecedores é criar um relacionamento onde haja garantia de que o produto satisfaça às necessidades do cliente e de seus consumidores. Há dois anos fornecendo embalagens PET, a Relevo’s acredita que hoje o envolvimento com o cliente é tudo. “Sempre que identificamos um bom parceiro, investimos no relacionamento com toda sua equipe.
A Fibrasa parceria comercial há 13 anos, vê a Tambaú como uma empresa que valoriza e investe em tecnologia, por isso que seus produtos atendem aos mais exigentes padrões, estando entre as melhores marcas do mercado nacional, pelo seu rigoroso controle de qualidade. “No que se refere aos atomatados, o Catchup é um dos mais consumidos no Norte /Nordeste, mas fazemos uma referencia especial aos Doces onde somos fornecedor com exclusividade das embalagens rígidas de polipropileno.
Por produzir grandes volumes e por sua linha de Doces ser bastante diversificada, a Tambaú apresenta-se como o maior fabricante do seguimento do Norte/Nordeste, estando entre os três primeiros do país”, destaca Wallace Galvão Representante Comercial da Fibrasa Nordeste S/A e Fibrasa Sudeste Ltda. A aliança entre fornecedores e clientes melhora o desempenho dos resultados e aumenta os lucros da empresa, possibilitando parcerias que ajudam na implantação de programas de melhorias de qualidade e produtividade, diminuindo a chance de atrasos no projeto e facilitando a incorporação de novas tecnologias. Todos os produtos são importantes, entretanto os considerados de maior relevância no mix de compras da Tambaú são: embalagens, insumos, matérias-primas e algumas commodities agrícolas. Murilo diz que para o fornecimento dos insumos, em uma visão geral, permanecer alinhado com nossas exigências, a Tambaú precisa estar envolvida com os bons e comprometidos parceiros, para assim podermos proporcionar maior segurança alimentar aos consumidores.
________________________________________
Estaleiro Eisa aguarda licença ambiental para iniciar as obras
Previsão é que até julho o projeto que vai gerar mais de 10 mil empregos saia do papel.
Após quase dois anos de espera, a polêmica envolvendo a instalação do Estaleiro Eisa, em Coruripe litoral sul de Alagoas, pode estar com os seus dias contados. Segundo o ex-deputado federal João Caldas, o empresário German Efromovich, CEO do Grupo Synergy – responsável pelo Eisa, aguarda apenas licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para dar início as obras. A previsão é que a decisão saia até julho.
Com a vinda do estaleiro, serão gerados cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. A mega indústria naval, orçada em investimentos que chegam a 1,5 bilhão de reais será o maior empreendimento da história de Alagoas. Apesar do empenho por parte de alguns setores, ainda há muitas discussões e o impasse continua. Mas Caldas garante que o Grupo Synergy não mediu esforços para cumprir todas as condicionantes indicadas pelos órgãos ambientais. Inclusive, investiumais de 1 milhão de reais apenas na contratação de empresas especializadas em estudos de imapcto ambienta, envolvendo uma equipe multidisciplinar, entre biólogos, geó-logos, engenheiros civis e sanitaristas.
Desde o início das negociações, a instalação do Eisa em Alagoas conta com o empenho de João Caldas. “Como cidadão e político me preocupo com o crescimento do Estado”, diz Caldas, que na última eleição teve 52 mil votos. Caldas intermediou a vinda do industrial German Efromovich, e os encontros com o governador Téo Vilela. “Só existe esse embate em Alagoas. No período eleitoral deram um nó e agora tá difícil de desatar. Mas estamos otimistas, pois sentimos boa vontade do Ibama em resolver a situação”, ponderou Caldas.
Entre as atividades previstas para serem realizadas no estaleiro Eisa Alagoas, pode-se destacar a fabricação e reparos de máquinas, equipamentos, estruturas de aço, peças, partes e componentes de uso naval; fabricação de máquinas e equipamentos de uso industrial; exportação e importação de serviços de engenharia; projetos de montagens industriais; desmontagem de embarcação e armação em Coruripe. Seu negócio maior, no entanto, será a construção de plataformas para a Petrobras.
________________________________________
Pernambuco cresce mais que Brasil
Pernambuco está entre as dez capitais brasileiras com maior crescimento nas vendas do comércio varejista. O Estado apresentou uma taxa de crescimento de 11,4% em abril, se comparado com o mesmo mês do ano anterior. O índice de crescimento no quadrimeste de 2011 foi de 7,1% e 10% no acumulado dos últimos 12 meses. Na comparação com o mês anterior, a al ta no volume de vendas foi de 1,4%. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O crescimento do Estado foi um pouco acima da média geral nacional, que apontou crescimento de 10% em relação ao ano passado e apresentou alta acumulada de 9,5%. Entre os meses de janeiro e abril, as vendas do varejo somaram alta de 7,6%, enquanto na comparação mês a mês, o volume de vendas no País registrou recuo de -0,2%.
“É o resultado da influência das medidas do Governo Federal, ao aumento da taxa de juros e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que estão crescendo, mas atividades que dependem do crédito não reduziram porque a con dição de renda aumentou“, avalia o analista da PMC do IBGE, Nilo Lopes de Macedo.
Em abril, as atividades que apresentaram alta no volume de vendas em Pernambuco foram: artigos de uso pessoal e doméstico (33%); móveis e eletrodomésticos (31,1%); seguidos por tecidos, vestuário e calçados (17,8%). Já os grupos que apontaram recuo foram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-15,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-13,3%). No âmbito nacional, os segmentos com desempenho positivo mais significativo foram os de móveis e eletrodomésticos (1,7%) e artigos farmacêuticos, 1,2%.
________________________________________
Ambev cria modelo popular de franquia
A Ambev criou o Nosso Bar, um modelo de franquia destinado a micro e pequenos empreendedores. O negócio demanda um investimento inicial a partir de R$ 28 mil e pretende incentivar a classe média a apostar neste segmento.
As operações serão iniciadas em São Paulo e a previsão é que o retorno do investimento seja alcançado em até 20 meses. O projeto Nosso Bar é uma opção popular para regiões urbanas, periferias e centros de grandes cidades e permitirá ao proprietário a escolha do nome e o tipo de cardápio que será servido.
O investidor contará ainda com a estrutura da Ambev, incluindo a padronização visual dos materiais de divulgação, programa de capacitação para gerir o negócio e atendimento periódico dos consultores da rede.
________________________________________
Menos exigências na hora de contratar
Diante da escassez de mão de obra, empresas são forçadas a aceitar candidatos com menor preparo e a investir em treinamento e capacitação
As posições começam a se inverter. Se no passado era o trabalhador que corria atrás das empresas para conseguir um bom emprego, hoje são as empresas que fazem qualquer negócio para contratar ou manter um funcionário. De acordo com pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral com 130 companhias, responsáveis por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) Leia mais...
________________________________________
Google dará sites para pequenos empresários
Programa Conecte seu Negócio vai oferecer pacotes de hospedagem e domínios para pequenos empresários
De olho em mais de 5 milhões de pequenos empresários, o Google criou o Conecte Seu Negócio. O programa vai oferecer privilégios a micro e pequenas empresas para que elas tenham presença online. Hospedagem e domínios gratuitos fazem parte do projeto.
Para o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, o programa chega no momento em que o Brasil se consolida como economia global e como um país conectado. “Acho que o programa tem tudo a ver com o compromisso global que temos no Google de apoiar e prestigiar as pequenas e médias empresas. A gente faz isso na crença de que estar na internet torna os negócios mais sólidos e abrindo essa segunda loja, online, fica mais fácil crescer e exportar”, explica Coelho.
Em parceria com Sebrae, HP e Yola, o projeto vai oferecer a primeira anuidade do domínio grátis aos primeiros 5 mil inscritos. Os outros novos registros pagarão R$ 29,95 por ano. Além disso, os empresários terão acesso a programas para criar e hospedar sites de graça “para sempre”, segundo a empresa.
O foco da empresa é atender pequenas empresas e quem deseja ter um negócio nos próximos dois anos. Do Google, os empreendedores terão R$ 150 em créditos da ferramenta de publicidade da empresa, o Google AdWords. O Sebrae entra com o papel de educar e promover eventos para atrair mais empresas para a rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário