Biojóias - Peças inspiradas na biodiversidade do Brasil
As biojóias, já tem muito tempo, deixaram de ser apenas colares feitos com fibras e sementes. Aliadas às técnicas de ourivesaria e com polimentos sofisticados, a construção de peças usando sementes brutas e todo tipo de material oriundo da natureza, já é uma atividade que conquistou mercados internacionais. Hoje encontramos peças de sementes polidas como a jarina, o marfim vegetal, que deixam muitos em dúvida sobre ser ou não uma semente. Mas o mais importante é que cada vez mais a consciência de que a mata não produz lixo e sim resíduos de alto valor, está tomando conta dos nossos pensamentos, e abrindo as mentes para um universo de possibilidades.
Atuando neste mercado foi lançada no último mês de Novembro a Komani.
A Komani é uma loja virtual especializada na comercialização de Biojóias da Amazônia, tais como: Anéis, Brincos, Colares, Pulseiras, etc.. Feitos integralmente com material orgânico coletado no chão da Floresta Amazônica sem nenhum dano ambiental. www.komani.com.br
________________________________________
Estratégia | Depois de rejeitar oferta da JBS, Sara Lee quer separar divisões
As negociações com a empresa brasileira não avançaram e o grupo norte-americano estuda separar seus negócios de alimentos e de café, o que deve ser decidido até o final do mês.
Segundo informações do jornal Valor Econômico, a JBS, maior frigorífico do mundo, estaria interessada em adquirir toda a operação da Sara Lee, que engloba marcas de chá e café no Brasil e na Europa, negócios de food service e as empresas de alimentos industrializados, com grande participação no mercado dos Estados Unidos.
No entanto, o valor de compra proposto pela JBS – entre US$ 17,40 e US$ 17,60 por ação – não agradou a Sara Lee, que pretende arrecadar entre US$ 20 e US$ 20,50 por ação.
O desmembramento da Sara Lee pode ser uma alternativa para viabilizar o negócio e a retomada das negociações a partir de fevereiro. Nenhuma das duas companhias quis comentar o assunto.
A Sara Lee deve por em prática os planos de desmembrar suas operações de carnes e café em duas empresas separadas no Brasil, depois de ter rejeitado a oferta de compra anunciada pela brasileira JBS, em dezembro de 2010. A JBS não descartou seu interesse pela empresa americana, que tem um valor de mercado de cerca de US$ 11 bilhões, e pode ainda voltar a fazer uma oferta mais alta, segundo informações de fontes ligadas à empresa. Porém, a JBS pode ter dificuldades para obter financiamento para a transação.
Oferta escassa - Nenhum outro comprador potencial surgiu, o que levou executivos da Sara Lee a acreditar que uma cisão dos dois negócios principais é a melhor medida. A separação das duas unidades pode tornar mais fácil para que possíveis compradores, inclusive a JBS, façam ofertas pelas operações de carnes e café. A divisão de cafés da Sara Lee, que tem marcas fortes na Europa e no Brasil, está entre seus ativos mais atraentes, com receita de US$ 3 bilhões e margem de lucro operacional de 18%. O negócio de carnes teve lucro de US$ 346 milhões para as operações existentes há mais de um ano, com receita de US$ 2,82 bilhões.
Enxugando operações - A Sara Lee, que se debate há anos com sua direção estratégica e fraco desempenho da ação, concentrou-se mais recentemente em enxugar suas operações e focar-se em bebidas e carnes. Mais recentemente, vendeu a divisão de produtos de limpeza e de cuidados com calçados.
________________________________________
Bombril lança linha exclusiva para limpeza de banheiro
Estendendo a linha da marca de desinfetantes já consagrada em seu portfólio, a Bombril lança a Pinho Bril Accept, uma linha exclusiva de produtos para a limpeza do banheiro.
A nova linha é composta por limpadores sanitários, desodorizadores de vasos sanitários e tira limo. Cada item traz uma aplicabilidade específica que, quando usados em conjunto, prometem banheiro higienizado, cheiroso e brilhando com o mínimo de esforço.
Os limpadores sanitários podem ser encontrados em quatro versões de 500ml: flor de lavanda, flor de gardênia, flor de lilly e clorado. Os aparelhos desodorizadores estão disponíveis em três fragrâncias: flor de lavanda, flor de gardênia e flor de lilly, todas elas possuem refis. Já o tira limo pode ser encontrado nas variantes squeeze, gatilho e refil em frascos de 500ml.
Marcos Scaldelai, diretor de marketing da Bombril, reforça os atributos da linha. “As categorias de limpadores e desodorizadores sanitários vêm evoluindo muito.
A linha Pinho Bril Accept entrega ao consumidor eficácia, praticidade e excelente relação custo benefício. Os produtos promovem a assepsia total do ambiente deixando-o com um cheiro agradável”, diz. “A perfumação é um forte sinalizador de limpeza. Para as consumidoras o cheiro significa bem-estar e sensação de dever cumprido”, acrescenta Marcos.
________________________________________
Empresários pretendem investir US$ 400 mi na construção de fábrica em Alagoas
Grupo Prebuild vai gerar quatro mil empregos diretos e indiretos no Estado
O governador de Alagoas,Teotonio Vilela Filho, recebeu empresários do Grupo Prebuild, que apresentaram projeto de instalação da empresa em Alagoas com um investimento de US$ 400 milhões e geração de três mil novos empregos diretos e mil indiretos.
A empresa atua no ramo de pré-fabricados para as áreas de construção civil, indústria e serviços. O projeto para Alagoas prevê a construção de um conjunto de fábricas - sendo necessária uma área de 650 mil m². A empresa vai fornecer produtos duráveis, tendo como diferencial uma tecnologia mais avançada.
De acordo com o presidente do Grupo Prebuild, João Leão, depois de vários estudos de mercado, o Estado foi considerado ideal para a concretização do projeto por possuir uma cadeia de desenvolvimento industrial, uma localização geográfica privilegiada, carência no setor habitacional e pelo apoio governamental.
"Esse apoio do Estado é muito importante para um projeto dessa dimensão. Aqui em Alagoas tivemos toda a disponibilidade e atenção do Governo e isso foi um fator que nos estimulou, sem dúvida", afirmou. "Nossa meta é que em um ano tenhamos resolvido todos os trâmites burocráticos para a instalação da empresa", acrescentou Leão.
Durante a reunião, o governador assistiu a apresentação do projeto e disse que o Estado "está pronto para receber". Teotonio Vilela determinou que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico atendesse todas as demandas necessárias durante as tratativas com o Grupo. "Faremos tudo que estiver ao nosso alcance, dentro do que for permitido pela lei. O Estado precisa desse investimento, por isso vamos trabalhar juntos", frisou o governador.
O Grupo Prebuild tem origem angolana e existe desde 2001 no setor de pré-fabricados. São 36 empresas pertencentes ao Grupo, sendo 14 em Angola e 12 em Portugal - exportando para mais 50 países. Em 2010, o Grupo faturou US$ 450 milhões.
________________________________________
Consumidor: Economia brasileira será norteada por jovens das classes C e D nos próximos anos
A nova geração da classe média deve ditar os rumos da economia nos próximos anos. É o que diz o estudo do Instituto Data Popular, baseado nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, dos 21 milhões de jovens economicamente ativos, 19,5 milhões são das classes C e D, o que representaria aproximadamente 84% do total de pessoas trabalhando no país entre 16 e 25 anos.
Em se tratando de renda total, os jovens da classe C respondem por R$ 96,6 bilhões, mais que o dobro desse público nas classes A e B, que recebe R$ 41,4 bilhões ao ano.
Na medida em que a quantidade de jovens emergentes brasileiros supera o número de jovens da elite nacional, o poder de compra de bens de consumo desse público se mostra bastante favorável para as empresas que exploram segmentos como os de alimentação e vestuário. Mais dispostos a ir às compras, 64% deles costumam comprar roupas e assessórios; 26% do total gastam regularmente com alimentos; e 10% investem em educação.
A indústria automobilística também tem boas oportunidades de negócio entre os jovens da classe C. Cerca de 4,8 milhões disseram estar interessados em adquirir um veículo (novo ou usado) e 4,5 milhões em comprar algum tipo de motocicleta.
________________________________________
Isenção da taxa em frete marítimo favorece competitividade no Norte e Nordeste
Os produtos importados, destinados a portos do Norte e do Nordeste, estão isentos do Adicional de Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) por mais cinco anos, como forma de estimular a expansão das empresas localizadas naquelas regiões.
A prorrogação da isenção até 2015, assinada em 31 de dezembro, foi aplaudida pelo presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José de Freitas Mascarenhas, para quem o Norte e o Nordeste “estão afastados do centro econômico do país e precisam de incentivos para melhorar a competitividade”.
Segundo ele, o AFRMM corresponde a 25% do custo do frete marítimo, e o governo adotou “decisão acertada” ao manter a isenção para cargas desembarcadas nas duas regiões. A medida, no seu entender, foi fundamental para a redução dos custos das indústrias que usam insumos importados; em especial nos casos de cimento e petroquímica.
De acordo com Mascarenhas, que também preside a Federação das Indústrias da Bahia, a medida evita o impacto que o fim da isenção causaria na competitividade de alguns segmentos industriais das duas regiões, principalmente nos setores que importam produtos de baixo valor agregado.
Ele ressalta também que a prorrogação da isenção reduz, em parte, as desigualdades regionais, uma vez que "o Norte e o Nordeste não têm capacidade para competir em igualdade de condições com as demais regiões do país".
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média nacional do ritmo de crescimento da economia, de 1995 a 2007, foi de 6,1%: o Centro-Oeste aumentou 6,8%, a Região Sul cresceu 6,5%, o Sudeste teve expansão de 6,4%, o Nordeste subiu 4,8% e a Região Norte teve crescimento de 3,8%.
________________________________________
Varejistas despontam entre as empresas que melhor se comunicam com as classes emergentes
Apesar de já não ser mais novo e estar nas manchetes quase que diariamente, o aumento do poder de compra e o crescimento das classes C, D e E ainda representam um grande desafio para as empresas na hora de criar estratégias e se comunicar com esse estrato social.
De acordo com a pesquisa "Estratégias de negócios para o mercado de baixa renda", promovida pelo Data Popular, as empresas admitem que ainda têm preconceito e pouco entendem das classes emergentes para acertar na maneira de interagir com elas.
O estudo que ouviu 100 empresas nacionais e multinacionais que atuam no mercado emergente brasileiro identificou que 70% dos empresários que responderam a pesquisa percebem que há certo preconceito ao lidar com a baixa renda e 71% avaliam que há resistência interna das equipes em trabalhar com esse público.
Apenas 20,79% dos executivos se consideram muito preparados para lidar com as classes C,D e E.
Segundo o levantamento, as principais causas para esse sentimento de despreparo estaria na falta de conhecimento dos anseios da baixa renda e a consequente comunicação inadequada, que fazem com que seus resultados não sejam tão assertivos, como o potencial de consumo sugere.
O interesse em trabalhar com essa camada social no entanto permanece alto e a necessidade de calibrar essas nuanças para oferecer o que a baixa renda quer é percebida pela maioria dos entrevistados.
Entre eles, 78% acredita que a a comunicação adequada deve interagir mais com os desejos e valores do consumidor emergente do que apenas com o bolso, como funciona com a tradicional estratégia de preço. Para eles, as empresas que melhor desempenham esse papel e acertaram no modelo de negócio foram as redes varejistas.
________________________________________
Criatividade no Varejo
O discurso de como a tecnologia tem mudado o varejo foi visto na prática em alguns casos de sucesso de criatividade. O Walmart aproveitou a febre de compras coletivas e colocou em seu perfil do Facebook vários produtos que os clientes poderiam escolher. Quanto mais pessoas se mostrassem interessadas e quisessem comprar o produto, mais desconto tinham.
Um dos maiores casos de sucesso em criatividade vem de uma marca ainda pequena, a LittleMissMatched. A loja vende meias, um artigo comoditizado que se transformou em sucesso em Nova York ao transformar um produto sem apelo de consumo em algo divertido. Primeiro, as meias são coloridas e em formatos diferenciados. Há muitas opções, é verdade, mas apenas algumas delas agradam a um determinado público.
Segundo, os produtos podem ser personalizados. Crianças desenham seus próprios pares de meias. Os adultos também o fazem e, aliás, são um dos maiores compradores da marca. Qual é o segredo? “Procuramos transformar uma coisa chata em algo divertido”, afirma Jonah Staw, cofundador e CEO da LittleMissMatched. “Nossa ideia era criar algo especial e que tivesse a cara das pessoas”, completa.
A LittleMissMatched vê o ponto de venda como um teatro. Ele deve ser um ponto de diversão e de interação. Outro caso de sucesso de criatividade no varejo é do Brasil. A operação brasileira do Burger King tirava fotos de seus clientes enquanto faziam seus pedidos e estampava o rosto deles na embalagem do sanduíche. Veja o vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=lBvtANapQwU
________________________________________
Ceará - Concedida licença para implantação da Cidade do Atacado
Localizada no distrito de Caucaia, Cidade do Atacado contará com mais de 402 mil m² de área construída
O Instituto de Meio Ambiente do Município de Caucaia (IMAC) forneceu à empresa Varicred do Nordeste, responsável pela implantação da Cidade do Atacado, a licença para instalação do empreendimento.
Segundo o IMAC, a empresa atendeu os pré-requisitos estabelecidos para receber a licença e já pode iniciar os trabalhos de limpeza e terraplanagem do centro atacadista.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caucaia ressalta que está em andamento o processo de licitação para a realização desses serviços. A previsão é de que sejam iniciados na segunda quinzena de janeiro.
Localizada no Campo Grande, distrito de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, a Cidade do Atacado contará com mais de 402 mil m² de área construída, com capacidade para armazenamento de 3.628.800 m³ de carga. A estimativa é de que 3.280 empregos diretos e 11.480 indiretos sejam gerados com a chegada do empreendimento no município.
A localização da Cidade do Atacado, às margens de duas vias federais e do Anel Viário, possibilita o rápido e seguro deslocamento de cargas na direção dos portos do Pecém e do Mucuripe.
Cerca de 700 caminhões por dia poderão circular pelo centro atacadista. A infraestrutura deve criar condições para o crescimento do comércio atacadista e abrir espaços para a instalação de Centros de Distribuição (CDs) de empresas locais, nacionais e multinacionais no município de Caucaia.
________________________________________
Zaeli inicia plano de expansão de filiais que inclui o NE
3 filiais são abertas em janeiro, incluindo Barreiras (BA) e Imperatriz (MA); Intenção é dobrar negócios no Nordeste
A Alimentos Zaeli, uma das maiores indústrias alimentícias do país, segue com seu plano de expansão e anuncia a abertura de três filiais até o final de janeiro 2011: Barreiras (Bahia), Imperatriz (Maranhão) e Ananindeua (Pará).
Com os novos investimentos, a empresa pretende dobrar seus negócios nas regiões Nordeste e Norte até o final de 2011. Atualmente, a empresa conta com mais de 40 mil pontos de vendas em todas as regiões do país, atendidos por 31 centros de distribuição.
Atualmente, a empresa segue estudando novos mercados com a idéia de abrir novas filiais em 2011.
A diversificação de mix de produtos também faz parte da estratégia de crescimento da Zaeli, que começou sua história com a produção de arroz, em 1969. Nos próximos meses, serão lançados novos produtos, como novas variedades de azeitonas, arroz e feijão, entre outros itens que se unem aos 250 que já são distribuídos atualmente, divididos em 21 linhas.
________________________________________
Bruce Willis é o novo garoto propaganda da CCAA
A nova campanha da rede de idiomas CCAA estreiou nesta terça-feira , 11, e já conta com novidades a começar pelo garoto-propaganda da marca: o astro b.
O filme é em estilo hollywoodiano e a campanha conta, além do filme, com anúncios para mídia impressa em linguagem gráfica de pôster de cinema, mídia exterior, spot de rádio e material de PDV.
http://www.youtube.com/watch?v=7dtcoA6mxl4
________________________________________
Corn Products expande fábrica
Ampliação da unidade no Cabo vai atender o aumento da demanda por ingredientes à base de milho
A Corn Products Brasil vai ampliar em 40% a capacidade produtiva de sua unidade do Cabo de Santo Agostinho. Significa dizer que a capacidade da fábrica deve passar das atuais 200 mil para 280 mil toneladas de milho por ano. O número de empregos também vai aumentar.
Hoje, a fábrica pernambucana gera aproximadamente 250 empregos. Com o investimento, esse número deve crescer Foto: Corn Products/Divulgação
O investimento faz parte de um total de R$ 170 milhões anunciados para suas cinco unidades fabris localizadas no Brasil. O dinheiro será utilizado na expansão da capacidade de processamento de milho, na ampliação das linhas de produção e no desenvolvimento de novos ingredientes. Tudo para atender à crescente demanda de mercado.
No caso do Norte/Nordeste, a Corn Products é a primeira e única empresa a fornecer ingredientes para diversos setores da indústria – alimentos, embalagens, nutrição animal e higiene pessoal. Na unidade do Cabo de Santo Agostinho, em funcionamento desde 1974, são produzidos vários tipos de xaropes de glucose, xaropes de alta maltose, amidos de milho (inclusive modificados) e adesivos. São aproximadamente 250 empregos gerados.
________________________________________
Club Social com novo sabor
O Club Social amplia sua linha e lança a versão recheada sabor Nacho. O produto chega ao mercado nacional no mês que vem e, para divulgar a novidade, promotores realizarão ações de sampling em faculdades, estações de metrô, parques e praias nos fins de semana
________________________________________
Mercado de trabalho cresce com a economia
Polos petroquímico e farmacoquímico, estaleiro, refinaria e indústria automotiva. A economia de Pernambuco muda ao passo de cada nova inauguração e o mercado de trabalho acompanha o ritmo. Na visão da economista Tânia Bacelar, este cenário é positivo para qualquer profissional entrante no ciclo do emprego. Ele terá mais opções em comparação com aqueles de uma década atrás. “O crescimento traz mais oportunidades, que outras gerações não tiveram. Primeiro porque está nascendo menos gente”, considera, referindo-se à nova economia do Estado.
Para se ter uma ideia do que virá por aí, somente os projetos aprovados até setembro do ano passado pelo Programa de Desenvolvimento do Estado (Prodepe) vão gerar 6.769 novas vagas de trabalho em áreas como a agroindústria, farmacoquímica, mineração e têxtil, entre outras. Não entra na conta os 3.500 empregos da Fiat, ou os 1.500 da refinaria quando estiverem em plena operação, empreendimentos que apontam o caminho a seguir. Mas para chegar a uma das vagas é preciso comprar o bilhete da capacitação e até mesmo para aqueles profissionais que não têm ligação direta com os setores fim dessas empresas.
Como o mercado de trabalho atualmente está se transformando mais rápido do que as pessoas, há a necessidade de formação de mão de obra e cérebros. “A grande novidade é que a economia do Estado está passando por uma mudança importante, estamos trazendo atividades que não eram do nosso tecido econômico tradicional, e aí vem a necessidade de formar pessoal”, completa. Atividades como petróleo e gás vão crescer não apenas em Pernambuco mas em todo o Brasil por causa do pré-sal.
A indústria naval é outra com tendência nacional que tem destaque em Pernambuco, e instituições como Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançaram seus primeiros cursos na área. Todos segmentos inéditos na história econômica do Estado vão gerar demandas por profissionais tão diversos como engenheiros, administradores, economistas, pessoal de TI. Sem falar das oportunidade para químicos, biólogos, farmacêuticos por causa do pólo farmacoquímico. “Algumas funções, como administrador, trabalham com automóvel ou petróleo e, para isso basta conhecer o setor. E, outras, como engenharia, o profissional tem de se especializar na área, pois a indústria naval é diferente de uma automobilística.”
As instituições de ensino estão atentas às mudanças e procuram estar cada vez mais próximas do mercado. “Esse momento de Pernambuco abre oportunidade para todas as áreas e as engenharias como um todo. Há forte demanda em outras áreas, como a de impacto ambiental ou assistência social, médicos, contadores...”, enumera o reitor da UFPE, Amaro Lins.
________________________________________
Yakult moderniza embalagens
Com objetivo de promover melhor visualização no PDV e modernizar as embalagens dos produtos, tornando-as mais convidativas ao consumidor, a multinacional japonesa Yakult lança as novas embalagens dos suplementos vitamínicos Taffman-Ex e Hiline F – que também ganham uma letra a mais no nome – e da bebida láctea com suco de frutas Yodel.
Além das novas embalagens, o Taffman-Ex e o Hiline F passaram por mudança na formulação e, agora, possuem menos calorias. Os suplementos vitamínicos são enriquecidos com nutrientes, que oferecem mais energia a homens e mulheres que mantêm uma rotina repleta de tarefas e nem sempre se alimentam corretamente.
________________________________________
Garanhuns recebe Parque Tecnológico
Local irá abrigar Museu e Centro de Ensino de Ciências Tecnológicas
Em uma área de mais de 20 hectares, no terreno que hoje pertencente ao campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Garanhuns, será instalado o novo Parque Tecnológico do Agreste, que vai reunir o Museu do Queijo Coalho e Centro de Ensino de Ciências Tecnológicas. Para isso, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), através de um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), vai recuperar o prédio Bom Pastor, que já foi sede da Polícia Militar e hoje está em ruínas.
Todo o projeto, que será realizado em parceria com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e as Universidades Federal (UFPE), Federal Rural (UFRPE) e de Pernambuco (UPE), está orçado em R$ 18 milhões. Desse total, já foram captados R$ 4 milhões do MCT, além de uma contrapartida do Estado de R$ 450 mil.
De acordo com o coordenador do Centro de Ensino de Ciências da UFPE e um dos elaboradores do projeto, Ascendino Silva, a equipe já está montando o projeto executivo da restauração do prédio e instalação dos dois equipamentos (museu e centro de ensino). “Prevemos que na metade deste ano será fincada a primeira estaca. O prédio deverá ficar pronto em um ano e meio”, disse.
Segundo Silva, o projeto ainda prevê, em uma segunda etapa, a construção de um Centro de Convenções e Centro Esportivo. “Por enquanto, o prédio vai abrigar o Museu e o Centro de Ensino. O primeiro vai mostrar a tradição leiteira local e o envolvimento das pessoas com a atividade, além de ter a proposta de também ser um atrativo turístico. No caso do Centro de Ensino, a expectativa é de que ele gere emprego e renda na região, que possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado”, afirmou.
________________________________________
Pantene Pro-V leva o clima do carnaval para o PDV com peça assinada pela NewStyle
Para aumentar o giro dos produtos Pantene Pro-V e a divulgação da promoção “Desfile seus cabelos na Sapucaí”, que vai levar 20 consumidoras com acompanhante para desfilarem na avenida do samba carioca em 2011, a NewStyle criou uma peça inusitada que promete gerar grande visibilidade para a marca em todo o Brasil. A ideia é trazer para o ponto de venda um dos personagens mais marcantes do carnaval de Escolas de Samba, a porta-bandeira, representada por um display diferenciado que, além de expor aproximadamente 500 produtos de tratamento dos cabelos, tem o objetivo de comunicar a promoção da marca para as consumidoras.
A agência é responsável pela criação e operacionalização da ação. E, para sambar bonito também com os cabelos, além da promoção “Desfile seus cabelos na Sapucaí” (www.carnavalpantene.com.br), Pantene lançou o passinho “Hair Samba”, que vai ensinar as mulheres a movimentar a cabeça e sacudir os cabelos. As cinco mulheres que tiverem a melhor performance serão premiadas com pacotes turísticos, com direito a um acompanhante, para arrasar no carnaval do Rio de Janeiro. Para participar, as candidatas devem postar um vídeo mostrando sua interpretação no www.hairsamba.com até o dia 16 de janeiro.
________________________________________
Indústria - Produção em PE acumula alta de 11,%
A produção industrial de Pernambuco teve redução de 2,2% em novembro de 2010 em relação a outubro do mesmo ano, o que significou a sexta queda consecutiva registrada no setor - acumulando um recuo de 9,5% aos longo de seis meses. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, apesar das quedas consecutivas, a produção industrial do Estado em novembro ainda apresentou crescimento de 1,6% em relação ao mesmo período de 2009. Considerando o acumulado verificado entre janeiro e novembro de 2010, em comparação ao dos mesmos meses de 2009, o crescimento foi de 11,2%.
O economista da Coordenação de Indústrias do IGBE, Fernando Abatta, afirmou que os dados coletados de janeiro a novembro de 2010 demonstram uma clara desaceleração do crescimento da produção industrial. “No primeiro semestre de 2010, o crescimento foi de 17,95%, número que foi reduzido para 7% entre julho, agosto e setembro. Nos dois últimos meses em questão foram verificados apenas 2% de crescimento”, afirmou.
________________________________________
Suape - Fiat está de olho na capacitação
A Fiat iniciou ontem as tratativas para obter apoio à implantação de sua nova fábrica no Complexo Industrial Portuário de Suape. O diretor de Relações Industriais para a América Latina da empresa, Adauto Duarte, esteve no Recife para conhecer a disponibilidade, a capacidade técnica e a infraestrutura do Sistema Indústria. Na agenda, assuntos como capacitação de mão de obra, serviços de saúde, educação e lazer, inovação tecnológica e cadeia de fornecedores.
A pedra fundamental da fábrica foi lançada em 28 de dezembro, com a presença do ex-presidente Lula. A unidade terá um investimento de R$ 3 bilhões e deve gerar cerca de 3,5 mil empregos diretos, com capacidade para produzir 200 mil veículos/ano. A entrada em operação está prevista para 2014. Segundo o governo do estado, pelo menos 50 empresas (as sistemistas) deverão se instalar ao redor da montadora e o objetivo do Sistema Indústria é maximizar o conteúdo local.
________________________________________
Lançamento "Nissin Mais" traz macarrão instantâneo com pedaços de vegetais
A Nissin-Ajinomoto, líder no segmento de macarrão instantâneo e presente no Brasil desde 1965, inova com o lançamento da linha Mais com pedaços de vegetais. A novidade reúne a praticidade do preparo instantâneo com o diferencial da adição de ingredientes selecionados.
Com três sabores Tomate com Toque de Azeite e Manjericão, Carne e Galinha Caipira, o novo macarrão instantâneo traz pedaços de vegetais - cenoura, cebolinha, salsinha, brócolis e tomate - que realçam o sabor do produto. Criado como uma opção de refeição completa, prática e mais cremosa que o Nissin Lámen tradicional, o novo produto é voltado para o consumidor que busca os benefícios de uma alimentação equilibrada.
O modo de preparo é, também, diferenciado com menor quantidade de água – apenas um copo (250ml) – e cozimento de massa e temperos ao mesmo tempo (o método tradicional recomenda que primeiro se cozinhe a massa e após seja colocado o tempero).
________________________________________
Para aumentar consumo de água de coco, Pepsico avalia como baixar preço
Apesar de ter crescido 18% em volume, no ano passado, a venda de água de coco em caixinha Tetra Pak ainda é pequena se comparada à venda de coco verde. Segundo a Pepsico, a comercialização de coco fresco nas ruas representa 80% desse mercado.
Outro dado que mostra o quanto os brasileiros ainda são relutantes em relação à água de coco industrializada vem de uma pesquisa da Kantar Worldpanel. Em 2009, 7,8% dos consumidores tomavam água de coco industrializada regularmente. No ano passado, esse número passou para 9,8%. Mas ainda é bem pouco se comparado com o percentual de 37% das bebidas à base de soja - e é quase nada em relação ao percentual dos refrigerantes: 98,3%.
O desafio da PepsiCo, que no ano passado comprou a Amacoco, é exatamente esse: aumentar o número de consumidores da bebida. Uma das barreiras é o preço. Nos supermercados de São Paulo, por exemplo, um litro de água de coco varia entre R$ 5,50 e R$ 6. Na rua, o coco verde sai por R$ 3, em média.
"Para oferecer um preço melhor ao varejo, precisamos melhorar a produtividade e conseguir regularidade na entrega dos produtos", explica Newton Yorinori, diretor agrícola da divisão de alimentos América Latina da Pepsico. Todo verão, os compradores que suprem os vendedores de coco fresco compram a maior parte da produção das fazendas brasileiras, fazendo o preço do fruto aumentar.
________________________________________
Assolan moderniza embalagens e lança nova fragrância
Sempre atenta às necessidades do mercado e de seus consumidores, Assolan apresenta novidades em sua linha de saponáceos. Conhecidos pela sua alta eficácia na remoção de gordura, manchas e polimento de superfícies lisas e ásperas, os saponáceos Assolan estão com nova embalagem e uma nova fragrância para a versão cremosa: Acqua.
As novas embalagens estão mais modernas e alinhadas com o exigente mercado consumidor, destacando todos os benefícios que o produto traz para a consumidora: desengordurar, dar brilho às superfícies e perfumar. A linha conta com duas versões, uma em pó e a outra cremosa. “Estamos constantemente nos reinventando, sempre atentos às tendências e carências do mercado e do nosso público consumidor. Identificamos a necessidade de renovarmos o portfólio de produtos da linha Assolan, lançando uma nova variante e novas embalagens” afirma Mel Girão, Diretora Executiva de Marketing da Hypermarcas detentora da marca Assolan. “Nosso compromisso com o consumidor é de oferecer qualidade e preço justo, o que é facilmente encontrado em todos os produtos da linha”, finaliza.
________________________________________
Vida digital decreta o fim da loja tal como nós a conhecemos
As vendas no ecommerce americano têm crescido em ritmo muito mais veloz que o das tradicionais lojas de tijolo e cimento. Em 2009, em plena crise portanto, o aumento foi de 11%. Por conta disso, o varejo online, que respondia por apenas 2% das vendas no comércio dos EUA em 2001, chegou em 2009 a ser responsável por 7% das compras no país. Segundo projeçoes da Forrester, apresentadas ontem aqui na NRF, esse percentual subirá para impressionantes 20% em 2020. A força do comércio eletrônico, porém, nao se mede apenas pelas transaçoes efetuadas nos websites. Ainda de acordo com a Forrester, se a gente considerar tambem as vendas influenciadas pela internet, seja pela pesquisa de preços, consulta de avaliaçoes de usuários ou busca de informaçoes de produtos, para dar apenas alguns exemplos, o índice chega a 46% do faturamento do varejo americano em 2010. Para 2014 a estimativa é de 53%.
A verdade é que as pessoas estao gradualmente derrubando as barreiras que separavam o analógico do digital em suas vidas, e isso obriga o varejo a reinventar o ponto de venda, incorporando facilidades que os consumidores normalmente encontram nos websites. Será o fim da loja como nós a conhecemos. Por outro lado, ao trazer a web para dentro da loja, o varejo poderá acelerar o processo de reduçao do tamanho de seus espaços físicos. Para você ter uma ideia, em 1995 uma grande livraria americana operava, em média, em lojas de 3.200 m2. De 2001 para cá o tamanho foi reduzido para até 1.800 m2. Com todo o inventário disponível para compra virtual dentro da própria loja as lojas poderao encolher ainda mais, o que significa corte de custos e aumento de lucros.
________________________________________
O que as empresas aprenderam sobre Mídias Sociais
Por André Telles, publicitário, , professor, autor dos livros “Orkut.com”, “Geração Digital” e “A revolução das Mídias Sociais” e CEO da agência especializada em marketing digital Mentes Digitais.
Depois de alguns anos de ceticismo e desconfiança, 2010 foi o ano da consolidação das mídias sociais como estratégia de Marketing, além de uma excelente maneira de atendimento ao cliente e uma ferramenta de construção de relações muito além das expectativas.
Empresas de todos os portes voltaram os olhos para diferentes estratégias de mídias sociais e começaram a entender o mundo do Facebook, Twitter, Flickr, entre outros, engajando-se em fóruns, blogs, criando vídeos para web e mais: elas perceberam que não tem controle sobre a sua marca e quanto mais humana e focada em criar relacionamentos duradouros com seus clientes melhor será seu resultado.
Em minhas palestras, cursos e aulas durante o ano bati fortemente em algumas teclas. São elas:
Não é de graça: Social Media Marketing custa tempo - muito tempo. O Marketing one-to-one, a segmentação de mercado, o Marketing de Relacionamento e o monitoramento fazem parte de planos de mídias sociais que quando bem executados proporcionam um excelente ROI para as empresas.
Ser Criativo: A mídia social não é venda de mídia. Seja social. Menos mídia, mais social é o meu mantra preferido. Divirta-se ao envolver a sua comunidade, faça-a comentar em seu blog e participar das suas campanhas. Engajar.
Ter uma equipe: Seja uma equipe interna ou tercerizada, mídia social não é para "o estagiário que sabe mexer no Orkut". A equipe deve ser treinada para ter uma compreensão sobre como ajudar os clientes, gerar conteúdo relevante, fazer relacionamento e vender o produto ou serviço de maneira sutil e inteligente.
Comece com os funcionários: As pessoas que sabem como falar sobre sua empresa, marca e cultura da melhor forma são seus colaboradores. Os funcionários são os primeiros a compartilhar com suas comunidades e da rede da sua experiência com a sua empresa e marca. Ter um tutorial e um treinamento para não cometer erros comprometedores para a empresa é fundamental.
Ouça primeiro: Chegar com um megafone e explodir mensagens publicitárias como na mídia tradicional não é o melhor caminho. Comece monitorando, escutando e entendendo a sua audiência, como ela pensa e o que pensa sobre sua marca, produto, serviço e segmento de mercado. Em seguida estenda a mão e comece o contato com seus clientes, colaboradores e fãs de sua marca e faça-os sentirem que estão no centro da conversa.
Transforme os clientes em Marketing: Os clientes que se sentem reconhecidos e apreciados são leais, animados e ansiosos para ajudar a ser evangelistas da sua marca, sem nenhum custo.
Certamente não foram todas as empresas que conseguiram tratar as mídias sociais de forma correta em 2010, mas foi um ano de grande evolução neste segmento. Para 2011 desejo muito sucesso para as empresas e que o Marketing Digital ganhe o espaço merecido no Brasil com os grandes profissionais que temos no mercado.
________________________________________
Brasil será quinta maior potência do varejo mundial em 2025
O poder de compra dos consumidores brasileiros atingirá a cifra de 2,145 bilhões de dólares até 2025, um crescimento de 80,5% em relação à soma de 1,188 bilhão, registrada em 2009. Caso concretizada, a projeção da Accenture, empresa de consultoria, tecnologia e outsourcing, elevará o Brasil ao posto de quinta maior potência econômica do varejo mundial, atrás apenas de China, Estados Unidos, Índia e Japão.
O dado revela uma tendência positiva e também desafiadora. Segundo Juan Manuel Rebollo (foto), líder mundial de varejo da Accenture, o aumento do poder aquisitivo elevará ainda mais os gastos com itens diferenciados. “A compra online tende a crescer, sobretudo para aquisição de produtos básicos. Já na hora de ir à loja, o cliente pensará apenas nos locais dos quais realmente gosta e que oferecem experiência de compra”, afirma.
Fábio Silvestre, líder de varejo da Accenture para América Latina, reforça que esse movimento já começa a acontecer entre os mais de 30 milhões de consumidores que emergiram recentemente para a classe C. “O primeiro efeito do acréscimo na renda é a procura por produtos de maior valor agregado. O passo seguinte é a busca por entretenimento na compra”, garante.
Segundo os especialistas, a eficiência operacional é um dos principais desafios do varejo brasileiro nesse novo momento, o que deve incluir investimentos em tecnologia. Outra questão importante, conforme lembra Fábio Silvestre, é adaptar estratégias e sortimento às reais necessidades do público. Para o executivo, cada vez mais quem tentar vender “tudo a todos” poderá acabar sem vender “nada a ninguém”. Um bom caminho, segundo Silvestre, é definir um foco e buscar ser o “category killer”, ou seja, a empresa considerada a melhor opção para compra de determinados segmentos de produto.
O estudo global realizado pela Accenture mostra ainda que o ingresso em novos países é uma das principais formas encontradas pelas empresas de todos os segmentos do varejo para expandir sua atuação. Das 100 maiores companhias do varejo mundial, menos de um terço opera apenas no país de origem. Atualmente, os maiores alvos dessa expansão são os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), além de México e Coreia do Sul.
Juan Manuel Rebollo considera provável a chegada ao Brasil de novos varejistas especializados em áreas como artigos eletrônicos e esportivos. Especificamente sobre super e hipermercados, porém, o líder mundial de varejo da Accenture acredita que o principal movimento no País durante os próximos anos será de aumento na concentração de mercado, a partir de aquisições de redes médias e pequenas por parte das maiores empresas do setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário