
Representando 28% das vendas de chocolates no Brasil, os tabletes de até 100 gramas são as atuais vedetes do mercado nacional, que movimentou R$ 7,2 bilhões no ano passado e avançou 14% no primeiro quadrimestre de 2008. Locomotiva do consumo por impulso, o segmento vem crescendo acima da média e está no alvo de grandes fabricantes. A Nestlé, por exemplo, acaba de anunciar investimentos em itens específicos para o pequeno varejo, principal canal de venda dos produtos com menos de 100 gramas. A gigante suíça apresentou seus Classic ao Leite 40 gramas, Classic Duo 40 gramas e Crunch 35 gramas. Outro destaque é a ampliação da linha Suflair, agora em embalagem de 30 gramas, que se soma às mais antigas versões de 130 gramas e 50 gramas. A Lacta também anuncia novidades na raia de chocolates menores. Produtos tradicionais da empresa, como Shot, Diamante Negro e Lacta Avelã, devem ganhar este mês apresentações de 70 gramas. O segmento de até 30 gramas, que segundo dados Nielsen teve crescimento de 7% nos meses de junho e julho últimos, também atrai segmentações de marcas tradicionais. Líder nessa faixa de mercado, com 40% de participação, a capixaba Garoto lançou seus Opereta e Ônix em apresentação de 22 gramas. O segmento de até 100 gramas, aliás, representa cerca de 40% do negócio de chocolates em tabletes da Garoto, e o crescimento da empresa nesse setor tem se mantido na casa dos dois dígitos. Apesar da intensa movimentação verificada entre tabletes de até 100 gramas, o filé mignon do mercado brasileiro de chocolates continua representado pela categoria de produtos compartilhados, que engloba itens de 101 gramas a 200 gramas e é responsável por 64% das vendas. Produtos com mais de 200 gramas, usados principalmente para cobertura, respondem por 8% do mercado total. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Fonte: Revista Doce
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