Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Embalagens - ABRE divulga tendências de consumo





A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem apresentou o tema "2009 é agora! Quais são as expectativas dos consumidores brasileiros?", ministrado por Christine Pereira – diretora comercial da LatinPanel, instituto de pesquisa presente em mais de 50 países.

A pesquisa divulgou como está o consumo brasileiro, quais as tendências que se consolidaram e as expectativas dos consumidores para 2009. Para chegar a essas conclusões, a LatinPanel realizou pesquisa que abrange 70 categorias de produtos e leva em conta as tendências geográficas de 26 estados, 7 grandes regiões, além do sexo e perfil do consumidor.

A LatinPanel divulgou que as despesas permanentes (como alimentação, transporte e pagamento de contas) são as que mais comprometem a renda dos brasileiros, alcançando 56% da renda mensal em 2007. Desse valor, 19% é gasto com alimentação. Outro dado é que a alimentação fora do lar passou de 39% em 2006 para 42% em 2007.

Das 65 categorias de produtos pertencentes à cesta do Brasil, 42 tem mais de 50% de penetração na classe AB, 38% nas classes B2 e C1 e 23 categorias de produtos na classe E. Os dados também apontam que o brasileiro continua endividado, com 60% dos consumidores pesquisados possuindo algum tipo de financiamento.

Esse panorama trouxe a mudança da relação do consumidor brasileiro com o custo dos produtos. Em 2001, o principal atrativo era o preço, de 2001 a 2006 pensava-se em custo/benefício e hoje se percebe um “momento de escolha” e uma maior força das marcas intermediárias.

Hoje o mercado oferece cada vez mais opções, 58% das marcas líderes perdem exclusividade e 76% dos lares optam por mais de 3 canais de compra, em busca de mais escolhas, conveniência e praticidade. O consumidor vai ao PDV em média 14 vezes ao mês (dia sim, dia não) na maioria das vezes, para reposição e não para o abastecimento dos produtos. A decisão do canal de compra leva em consideração preço, localização, sortimento/conveniência.

O perfil do consumidor também mudou. Produtos tipicamente femininos ou masculinos geraram com o passar do tempo um novo público de interesse, como é o caso da cerveja, um produto anteriormente tipicamente masculino e que hoje tem 35% de seu consumo voltado para o público feminino. Cremes e loções também ganharam espaço no consumo masculino, categorias tipicamente femininas e que hoje têm um percentual de 25% dentro do público masculino.

Com 30% dos domicílios independentes, percebe-se um aumento na utilização de embalagens descartáveis e embalagens menores com mini porções e produtos fracionados. Também há um grande aumento na procura por alimentos funcionais e saudáveis, pois 35% dos domicílios consomem produtos diet ou light .

Ao traçar o perfil do consumidor para 2009 ficou claro que 50% da população acredita que o país vai melhorar e 80% que sua vida pessoal vai melhorar no próximo ano. Esses consumidores têm muitas expectativas naquilo que devem utilizar e no que vão consumir. 5 de cada 10 donas de casa preferem comida de preparo rápido; 8 de cada 10 gostariam de consumir embalagens mais fáceis de abrir; 9 de cada 10 donas de casa acham que a embalagem deveria ser mais fácil de ser fechada após aberta pela primeira vez; 8 de cada 10 donas de casa acham que as embalagens poderiam ser menores; 50% acham importante adição de vitaminas nos produtos; 5 de cada 10 acham importante haver a opção de produtos light / diet para crianças.

AbreNews

Nenhum comentário: